1.4.20

JOGOS OLIMPICOS - 2021


Placar para os Jogos Olímpicos de 2021: Primavera do Japão 4 x 29 ... 

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 1º DE ABRIL DE 2020 * QUARTA-FEIRA * DIA DA MENTIRA *
JOGOS OLIMPICOS - 2021
ADIAMENTO DAS OLIMPÍADAS SERÁ UMA DAS MAIS IMPREVISÍVEIS

- São Paulo - Ciclo olímpico longo (2016-21) faz com que o planejamento da preparação seja ainda mais essencial; atletas chegarão a Tóquio com quase dois anos sem disputar uma grande competição.
- Faltam 479 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, agora oficialmente marcados para o dia 23 de julho do ano que vem. Parece muito tempo, mas a verdade é que os atletas vão ter que fazer um planejamento perfeito para a periodização de treinos em apenas 16 meses e chegar no pico de rendimento na Olimpíada.
- Eu, aqui no blog, costumo fazer uma previsão de medalhas em cada uma das provas nas Olimpíadas. E, com esse adiamento e a falta de Campeonatos Mundiais para usar como parâmetro, será a edição olímpica mais imprevisível desde os boicotes de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Na época, boa parte das estrelas abriu mão dos Jogos por questões políticas, o que deu um nó em qualquer prognóstico.
- As estrelas do esporte ainda não têm no horizonte uma data para voltarem a treinar, já que os principais centros do mundo estão fechados por conta da pandemia do novo coronavírus. O planejamento já costuma ser muito importante na preparação. Mas agora será ainda mais essencial. As equipes técnicas terão que acertar o que fazer em 2020 (esquecer o ano ou fazer um trabalho intenso mesmo sem uma grande competição ?), ajustar a preparação para 2021 e chegar ao pico no mês de julho.
- É bem possível que os grandes atletas cheguem aos Jogos Olímpicos sem terem feito uma grande competição desde o meio de 2019. A maioria das modalidades teve seus Campeonatos Mundiais entre julho e outubro do ano passado, ou seja, mais de vinte meses antes da Olimpíada, agora marcada para julho 2021. Isso é ruim para eles, que vão ficar sem a adrenalina e o ritmo de grandes eventos por muito tempo.
- O calendário dos Campeonatos Mundiais ainda não está definido, mas há possibilidade de algumas modalidades trazerem as competições que seriam no segundo semestre do ano que vem, para o fim deste ano, ou mesmo para o início de 2021. Seria um evento grande para os atletas antes dos Jogos, mas se forem colados com a data das Olimpíadas terão uma importância mínima. O Mundial de atletismo foi adiado para 2022, fazendo com que a modalidade fique sem grandes competições entre 2019 e as Olimpíadas.
- Há, claro, o aspecto emocional para os atletas, que esperam por quatro anos para atingir o ápice do desempenho, e vão ter que prolongar esse apogeu em mais uma temporada.
- E, consequentemente, o ciclo de Paris 2024 já está prejudicado. Isso porque, alguns atletas usam o ano pós-olímpico para descanso ou realizar alguns objetivos pessoas (como ser mãe, por exemplo), e aí focam na preparação para as Olimpíadas por três temporadas. Com a diminuição do próximo ciclo, já que os Jogos continuam marcados para 2024, é provável que a renovação dos atletas fique totalmente prejudicada.
- Parece que não, mas a mudança das Olimpíadas para 2021 altera todo o calendário de preparação dos atletas até os Jogos de Paris 2024.
TRÊS OLIMPÍADAS E UMA COPA EM UM ANO E MEIO
- Jogos Olímpicos de Verão, de Inverno e da Juventude, além da Copa do Mundo de futebol serão disputados entre julho de 2021 e dezembro de 2022.
- Com a pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 vai ser praticamente nulo em termos de competições esportivas, mas isso fará com que 2021 e 2022, caso o surto esteja controlado, tenham todos os grandes eventos aglomerados em um período pequeno.
- Os dois maiores eventos esportivos do mundo, as Olimpíadas de Verão e a Copa do Mundo de Futebol, terão apenas um ano e cinco meses de diferença nas datas, a menor da história. Tóquio terá início dia 23 de julho de 2021, enquanto Catar 2022 em novembro do ano seguinte.
- Entre esses dois mega-eventos, serão realizados ainda as Olimpíadas de Inverno, em fevereiro de 2022, em Pequim, na China, e as Olimpíadas da Juventude, para atletas de 14 a 18 anos, que serão em Dakar, no Senegal.
- Os Jogos de Inverno, por questões óbvias, não são tão acompanhados aqui no Brasil, mas têm uma importância gigantesca no mundo. E os Jogos da Juventude, criados em 2010, estão crescendo muito e, cada vez mais, são tratados como um evento que projeta atletas para as categorias adultas.
- Isso sem contar eventos menores, comparados ao citados acima, mas ainda assim importantíssimos, como a Copa América e a Eurocopa de Futebol, e o Mundial de Atletismo, os dois primeiros em 2021, e o segundo em 2022.
- Por conta da pandemia, o ano de 2020 ficará esquecido com relação às competições esportivas. Mas os fãs, se o mundo volte ao normal a partir do ano que vem, terão uma sequência ótima para acompanhar o esporte.
Fonte: globo.com/blog do Guilherme Costa