14.8.12

SUL BRASILEIRO DE BALONISMO - 2012

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 DE AGOSTO DE 2012 * TERÇA-FEIRA

SUL BRASILEIRO DE BALONISMO

Equipe de Maringá conquista Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo



                                  - O piloto maringaense Wilson Bitencourt é o campeão do 14º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo. Ele conquistou a vitória neste domingo (12), depois de participar das provas Fly In e Valsa, realizadas na Vila Olímpica.
    O vento forte fez com que as equipes quase cancelassem os voos. Durante o terceiro voo competitivo, as decolagens foram livres e a força do vento complicou ainda mais as provas. Os participantes tiveram que arremessar marca num ponto “x” e voar próximo ao alvo, determinado pela organização.
     Para Bitencourt, o campeonato foi acirrado. “Com a ajuda da equipe e dos amigos, consegui deixar o título em Maringá”, comemora. Recentemente, o piloto realizou um voo inédito sobre as Cataratas do Iguaçu. “Não tem como explicar a emoção de voar naquele ambiente”, destaca.
     O campeonato também teve disputas no sábado, com provas de Valsa e Alvo. O diretor técnico do evento e vice-presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Leonel Brites, ressaltou a importância das modalidades de voo. “As escolhas são feitas pouco antes das decolagens e qualquer mudança na direção do vento pode fazer os balões seguirem direções contrárias. Alguns pilotos vão melhor em uma prova e outros em outra, assim todos tem condições iguais”, finaliza.
    Durante os três dias de campeonato, aproximadamente 20 mil pessoas compareceram à Vila Olímpica para prestigiar os voos. A estimativa da organização é de que, só no Night Glow, no sábado, 10 mil pessoas compareceram ao local.
    O 14º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo foi promovido pela Federação Brasileira de Balonismo, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, Rotary Club Maringá Catedral e Rotary Club Cidade Ecológica.
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá