14.8.12

TORNEIO ABERTO DE XADREZ EM MARINGÁ



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 DE AGOSTO DE 2012 * TERÇA-FEIRA

TORNEIO ABERTO DE XADREZ

Paraguaio vence Aberto Brasil de Xadrez em Maringá

- A segunda edição do Torneio Aberto Brasil de Xadrez de Maringá reuniu 260 atletas de cinco nacionalidades, em três dias de campeonato. Os vencedores foram premiados neste domingo (12), durante cerimônia de encerramento, na Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM).
- O Grande Mestre (GM) paraguaio, Jose Fernando Cubas, conquistou a primeira colocação geral, com 8,5 pontos. Além dele, outros dois estrangeiros ficaram entre os dez primeiros colocados. O GM argentino Sandro Mareco alcançou a quinta posição geral, com 7 pontos e o Mestre Internacional (IM) serviano, Dragan Stamenkovic, a sétima colocação, também com 7 pontos.
- Prestigiaram as premiações, o diretor de Esportes e Lazer, Marcio Stábile, representando o secretário da pasta, Walter Guerlles, o diretor de esportes da AFMM, Herbert de Paiva Mayer, e o organizador do evento, Jomar Egoroff.
- Marcio Stábile ressaltou a troca de conhecimento de nossos atletas. “A maior premiação não foi nossa, mas ganhamos muito com a troca de experiências. Maringá recebeu enxadristas renomados e nossa principal conquista foi o conhecimento”, destacou o diretor.
- Além do Brasil, Sérvia, Argentina, Paraguai e Estados Unidos foram representados por enxadristas com níveis internacionais de rating. Entre os destaques, a Mestre Fide (MF) Vanessa Feliciano Ebert, que liderou a colocação feminina em Maringá. Com 6 pontos conquistados, ela segue para a Europa, onde vai disputar a modalidade nas Olimpíadas de Londres.
- O II Torneio Aberto Brasil de Xadrez de Maringá teve premiações entre R$ 100 e R$ 17 mil, além de medalhas e troféus. Para o organizador do evento, Jomar Egoroff, “as disputas foram equilibradas e o recorde de participação consagra a cidade na rota de grandes torneios brasileiros”, comemora.
- O índice completo de colocações pode ser conhecido através do site
www.abertodobrasilmga.blogspot.com.br. A competição foi promovida pelo Clube de Xadrez de Maringá, com apoio da Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar) e Secretaria de Esportes e Lazer.
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá