9.12.13

JOGOS PARADESPORTIVOS DO PARANÁ 2013



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2013 * SEGUNDA-FEIRA
JOGOS PARADESPORTIVOS DO PARANÁ 2013
PARAJAPS TERMINA COM CURITIBA CAMPEÃO E EVOLUÇÃO DO NÍVEL TÉCNICO

.
- Os resultados da segunda edição dos Jogos Abertos Paradesportivo do Paraná (PARAJAPs) pode ser medido primeiramente na satisfação estampada nos sorrisos e olhares dos paratletas que estiveram em Londrina. Outro termômetro está no alto nível de disputas que se viu nos três dias de competição. A maior festa do paradesporto paranaense ainda é muito recente, mas já pode ser considerada referência para outros estados do país. E como toda a competição tem um campeão, Curitiba faturou o bicampeonato geral dos PARAJAPs e de quebra levou como prêmio uma van Renault adaptada para uso exclusivo do paradesporto curitibano.

-  “Este bicampeonato é uma alegria muito grande para nós porque a gente tem buscado melhorar nossa estrutura a cada ano e o resultado tem aparecido. Este prêmio será de grande ajuda para que possamos melhorar nossa mobilidade para treinamentos e competições”, avalia Newton Zanon, coordenador de esportes da secretaria municipal de Juventude e Esporte de Curitiba.

-  “A segunda edição do PARAJAPs foi um marco para o paradesporto do Paraná”, destaca o professor José Alberto de Campos, um dos coordenadores do evento. “A política de esporte para o paradesporto implementada pelo secretário Evandro Roman evoluiu muito em dois anos, recuperamos um grande tempo de atraso no paradesporto paranaense”, acrescenta. “É preciso destacar também o trabalho das delegações e das federações envolvidas e a parceria fundamental da Universidade Estadual de Londrina”.

- De acordo com um dos maiores entusiastas do paradesporto no Paraná e coordenador do PARAJAPs, Décio Calegari, este ano houve redução no número de participantes em relação ao ano passado, mas por outro lado ocorreu uma maior qualificação. “O PARAJAPs já está consolidado. Nosso foco é o aumento da qualidade e não de número de participantes”, considera. “Nessa segunda edição somente as modalidades que tinham federação organizada ou que organizaram campeonatos preparativos participaram”, explica.

- Calegari comenta ainda que o nível técnico das disputas deste ano cresceu. “Hoje a gente pode dizer que o PARAJAPs é uma competição de alto rendimento”, afirma. Outro fator positivo é a definição da UEL como sede para o ano que vem. “Isso nos dá tranquilidade, pois a UEL tem uma estrutura de acessibilidade fundamental aos paratletas, além da questão cientifica acoplada, que permite aos professores e acadêmicos poderem fazer avaliações científicas e inclusive ajudar a melhorar o desempenho dos nossos paratletas para o futuro”.

- Na segunda edição dos PARAJAPs todos os paratletas ficaram alojados em hotel. “O Paraná é o único Estado que faz uma competição e trata a pessoa com deficiência com a dignidade que ela merece. Existem outros estados que realizam jogos paradesportivos a mais de dez anos e os paratletas precisam ficar em alojamentos. Isso dá ao PARAJAPs a condição de ser uma vitrine”, analisa.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

- O último dia de disputas foi marcado pela final do basquete em cadeira de rodas masculino e os confrontos da esgrima. No basquete o ouro ficou com Ponta Grossa que venceu Curitiba na final por 60 a 39 em um jogo de altíssimo nível técnico. Em terceiro lugar ficou a equipe de Londrina e na quarta colocação Foz do Iguaçu. Na esgrima os curitibanos foram os campeões tanto no masculino como no feminino com Maringá na segunda colocação geral.

- Os Jogos Abertos Paradesportivo do Paraná são realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, pela Prefeitura de Londrina através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e envolvimento de todas as secretarias municipais, com o apoio dos Escritórios Regionais do Esporte da Universidade Estadual de Londrina e o patrocínio da Renault.

Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá