19.6.14

JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - DIVISÃO B



Jogos Escolares 

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 19 DE JUNHO DE 2014 * QUINTA-FEIRA – FERIADO NACIONAL - DIA DE CORPUS CHRISTI
JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - DIVISÃO B
CIANORTE ESTÁ A ESPERA DOS ASTROS  
- Nesta sexta-feira (20.06) tem início em Cianorte a fase final da categoria B dos Jogos Escolares do Paraná, o maior evento esportivo escolar promovido pelo Governo do Estado através das Secretarias de Educação e do Esporte e do Turismo. Em sua 61ª edição, os JEPs alcançaram a marca inédita de 100% de municípios participantes das fases regionais. O município prepara uma grande festa para receber os atletas e quer que a cidade capital do vestuário seja marcada pela receptividade e pela excelente estrutura dedicada aos JEPs.
- A competição tradicional nos calendários esportivo e letivo, transformam no primeiro semestre as aulas de educação física em treinamentos especializados, e fomentam novas equipes, novos atletas e o desejo pela prática esportiva. Os JEPs congregam quase 100 mil alunos em todas as suas quatro fases de realização. A primeira fase acontece dentro dos municípios, onde os colégios e escolas competem para saber quem representa o município nas modalidades coletivas. A segunda fase é regional, e congrega os colégios dos municípios pertencentes aos 32 núcleos regionais de educação espalhados por todo Paraná. O campeão de cada modalidade coletiva se classifica para a próxima fase. A terceira etapa, é a fase macrorregional, e dos 32 campeões regionais, são divididos em oito regiões, com quatro núcleos de educação cada. Os dois melhores se classificam para a fase final. A última fase dos Jogos Escolares é a fase final, e esta é divididas em duas datas, uma somente para a categoria A (15 a 17 anos) e outra somente para a categoria B (12 a 14 anos).
- Em Cianorte a grande final terá a participação de 4.500 alunos/atletas entre 12 a 14 anos, nas modalidades coletivas de basquete, handebol, voleibol, futsal, vôlei de praia, e nas individuais atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, skate, lutas, tênis de mesa e xadrez. Os campeões das modalidades coletivas e os melhores índices nas individuais representarão o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que neste ano será realizado em setembro em Londrina.
Para a realização dos Jogos Escolares do Paraná, o município de Cianorte vai disponibilizar 19 escolas e colégios estaduais e municipais para o alojamento das equipes, além de quadras, ginásios, clubes, associações, para a servirem de locais de competição. Haverá um staff de aproximadamente 100 pessoas para a organização, outras 120 pessoas deverão atuar na arbitragem das modalidades.
- "Cianorte tem demonstrado uma organização ímpar para receber as delegações. Temos boa estrutura esportiva e a cidade se prepara para compartilhar a competição. Nosso público são crianças, pré-adolescentes, adolescentes, e nosso cuidado deve ser grande para dar qualidade de alojamento, na alimentação, e principalmente segurança e tranquilidade para os pais que acreditam nos Jogos Escolares como uma porta que abre espaço para quem sabe um grande campeão," destacou Márcia Tomadon, coordenador geral dos JEPs.
- A abertura oficial dos Jogos Escolares está prevista para as 19h00min do dia 20 de junho no ginásio Tancredo Neves e deve contar com a presença dos secretários do esporte e do turismo, Diego Gurgacz, e da educação, Paulo Schmidt, além de autoridades locais e regionais.
A fase final é realizada pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Secretaria do Esporte, que contam com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação, Prefeituras e federações que administram o desporto no Paraná.
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná