28.7.14

MUNDIAL DE HANDEBOL DE AREIA - BRASIL CAMPEÃO



CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE JULHO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA
MUNDIAL DE HANDEBOL DE AREIA
BRASIL FAZ A FESTA NA FINAL DO MUNDIAL DE HANDEBOL DE AREIA

http://www.brasilhandebol.com.br/Admin/Fotos/NOT_HOME_0000029973.jpg?1406550438797 
- Recife (PE) - Neste domingo (27), a Seleção Feminina derrotou a Hungria por 2 sets a 0 e conquistou o tricampeonato. Em seguida, a Masculina entrou na arena para um clássico da modalidade cheio de rivalidade. A vitória por 2 a 1 sobre a Croácia garantiu o tetra para os brasileiros.

- "O coração não está cabendo dentro de mim. Está sendo muito mais emocionante do que eu imaginava", comentou o goleiro Jaime Torres, um dos destaques da equipe na competição. "É a realização de um sonho. Minha mãe e meus amigos não tinham como acompanhar os outros Mundiais. Não tinha nenhuma emissora de televisão transmitindo. Agora eles puderam ver ao vivo e em cores, aqui dentro de casa", relatou a pernambucana Priscilla Annes.

- As meninas, que perderam apenas um set durante todo o Mundial, entraram em quadra para repetir o que haviam feito ao longo da campanha, não dando chance às adversárias. E não deu para a Hungria. O primeiro set terminou com tranquilos 20 a 14.

- O maior equilíbrio do segundo set foi até os 9min3s, quando Priscilla Annes roubou uma bola na defesa e o Brasil partiu para fechar o placar em 12 a 10. "Essa bola foi fundamental, como foi fundamental o trabalho da nossa defesa ao longo de todo Mundial. Quando ela funciona, o ataque faz o resto", analisou a técnica Rossana Marques.

- O aspecto técnico não foi levado em consideração por Patrícia Scheppa. Com a voz embargada e os olhos lacrimejando, ela se esforçava para explicar o que vivia naquele momento. "Desde o começo da nossa preparação a gente sabia que ganhar aqui dentro seria um sonho. Realizamos esse sonho com muito trabalho".

- Ao contrário das meninas, a Seleção Masculina passou sufoco para conquistar a vitória e, mais uma vez, mostrou um enorme poder de superação nos momentos mais decisivos. O time não conseguiu encaixar o jogo no primeiro set e viu o forte time croata acertar quase tudo e sair no final com 23 a 20.

- Na pressão, os brasileiros voltaram para o segundo set e se impuseram desde o primeiro segundo. Com defesa e ataque funcionando em harmonia, a Seleção abriu uma vantagem de seis pontos e foi administrando até o final: 26 a 20.

- A partida foi para o desempate no shoot out. Sorte do Brasil por ter um defensor como Diogo Vieira, o Vareta, que foi o responsável pelo bloqueio de três arremessos dos croatas. "Ter Vareta no time é uma dádiva. Ele nasceu para isso, além de ser disparado o melhor defensor do campeonato", definiu o técnico Antônio Guerra Peixe, que viu Naílson Amaral fechar a série de cobranças em 5 a 2.

- "É a segunda vez que ganho um Mundial dentro do Brasil, mas está sendo mais gostoso agora porque, com o passar do tempo, a gente vai vendo como essa equipe se completa, como esse grupo é formado por irmãos. Quando um não está bem, o outro vai além e compensa. Foi assim o campeonato inteiro", descreveu Bruno Oliveira.

- Além da conquista do tetra Mundial, a competição serviu como despedida para alguns atletas, como o goleiro Jaime Torres. - "Já começa a bater uma saudade, mas junto vem uma satisfação imensa por ter fechado esse ciclo dessa forma. Foram 25 anos de handebol. Agora vou trabalhar fora das quadras para que a modalidade cresça ainda mais", concluiu.

- Antes das disputas das finais, o público que lotou a arena na Praia do Pina assistiu às decisões do terceiro lugar. No feminino, a Noruega venceu a Ucrânia por 2 a 1 (22 a 9, 11 a 13 e 8 a 6 no shoot out) e conquistou a medalha de bronze.

- "Nossa meta era ficar no top 6. Conseguimos bem mais e isso foi fantástico", explicou Mads Stian Hansen, supervisor da Seleção da Noruega.

- No masculino, o bronze ficou com o Qatar, que derrotou a Dinamarca por 2 a 1 (13 a 12, 20 a 21 e 8 a 6 no shoot out). "Viemos sabendo que não seria fácil, mas queríamos chegar entre os melhores e conseguimos. O nosso time evoluiu bastante ao longo da competição", falou o técnico árabe, Khaled Aly.

- Além dos títulos por equipes, quatro brasileiros levaram prêmios individuais. No masculino, Gil Pires foi escolhido como melhor pivô e Naílson Amaral como melhor ponta direita. No feminino, Camila Souza foi eleita a melhor especialista e a melhor atleta do campeonato, com Renata Santiago ficando com o troféu de melhor pivô.

SELEÇÃO MASCULINA

Convocados: Anderson Souza Lima (AMH/V.V.S.A/São Vicente-SP), Bruno Carlos de Oliveira Grêmio (Grêmio CIEF-PB), Caio Gabínio Santos (Handebol Clube da Paraíba-PB), Cyrillo Rocha de Paula Avelino (Rio Handbeach/CG-RJ), Danilo Andrade dos Santos Eugênio (PMG/A.N.D.E Parad. Amigos DO-SP), Davi Costa Sermenho Nascimento (Rio Handbeach/CG-RJ), Diogo Silva Vieira (Associação Macaense de Handebol-RJ), Gil Vicente de Paes Pires (Grêmio CIEF-PB), Jaime Souza Torres (Rio Handbeach/CG-RJ), João Paulo Rego de Souza (FME/Achb/Uniarp/Caçador-SC), Marcus Vinicius Lemos Domingues (Rio Handbeach/CG-RJ), Naílson de Souza do Amaral (Handebol Clube da Paraíba-PB), Pedro Luiz Salvador Wirtzbiki (Niterói Rugby Futebol Clube-RJ), Thiago de Oliveira Barcellos (Unihande Beach/Belford Roxo-RJ), Thiago Luiz Gusmão Cláudio (Rio Handbeach/CG-RJ), Thiago William de Oliveira de Almeida (Niterói Rugby Futebol Clube-RJ) e Wellington de Novais Alves Esteves (Handebol Clube da Paraíba-PB). 

COMISSÃO TÉCNICA

Técnico: Antônio Guerra Peixe

Assistente técnico: Antônio Djandro Nascimento

Treinador de goleiro: Emanuel Paulo Santana Gusmão

Fisioterapeuta: Flávia Rocco Siqueira

Diretor de Seleções: Stanley Ramos Mackenzie

SELEÇÃO FEMININA

Convocadas: Camila Ramos de Souza (Apcef/Posto Oceania-PB), Carolina Suelen de Lima Braz Silvério (Handebol Futuro-RN), Cinthya Piquet de Medeiros Pires (Apcef/Posto Oceania-PB), Darlene Silva Soares (Apcef/Posto Oceania-PB), Gilka Batista da Silva (Handebol Clube da Paraíba-PB), Ingrid Emmanuely de Sousa Frazão (Apcef/Posto Oceania-PB), Ingrid Nanni (Apcef/Posto Oceania-PB), Jerusa Ferreira Dias (Z5 Handebol-RJ), Millena de Araújo Braga (Apcef/Posto Oceania-PB), Millena dos Anjos Alencar (Apcef/Posto Oceania-PB), Nathalie Souza Guedes de Sena (Handebol Clube da Paraíba-PB), Noélia Nunes dos Santos (Campinas 360º nas Areias/ACH-SP), Patrícia Scheppa (Campinas 360º nas Areias/ACH-SP), Priscilla Roberta Annes (Apcef/Posto Oceania-PB), Renata da Silva Santiago (Rio Handbeach/CG-RJ), Simone Donata Leandro (Grêmio UFPB/7 Hand Beach-PB) e Suely Anney Santos da Silva (Grêmio CIEF-PB). 

COMISSÃO TÉCNICA

Técnica: Rossana Marques

Assistente técnico: Márcio da Rocha Magliano

Diretor de Seleções: Stanley Ramos Mackenzie
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol