28.9.14

JAPS - BASQUETE MASCULINO E FEMININO



Jogos Abertos Federação Paranaense de Basketball - FPRB
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE SETEMBRO DE 2014 * DOMINGO
JAPS - BASQUETE MASCULINO E FEMININO
É HEXA!! GRITOU CAMPO MOURÃO NO MASCULINO

- Pelo quarto ano consecutivo a equipe de basquetebol masculino de Campo Mourão não conhece outro lugar senão o topo do pódio dos Jogos Abertos do Paraná. Foi a sexta conquista da história da cidade na maior competição esportiva do Estado.

E a final foi um belo jogo, que teve como coadjuvantes os jogadores de Ponta Grossa, que brigaram, correram, suaram, mas não conseguiram impedir o triunfo dos mourãoenses, que dominaram a partida durante a maior parte, se mantendo sempre a frente do marcador com um grande volume de jogo e com um basquetebol de muita intensidade.

- Um dos reforços que chegou a três meses em Campo Mourão, foi o lateral Jeteson Gonçalves, 23 anos que é natural de Vespaziano – MG, e joga basquete desde os 13. É a primeira participação do atleta nos jogos. “Eu já joguei por São José dos Campos, Minas Tênis Clube, Taubaté, entre outros, e essa é a primeira vez que estou jogando aqui no Paraná, e estou gostando muito, é muito importante esse valor que o Estado dá aos Jogos Abertos, isso é muito bom para o esporte e para as crianças que podem se envolver com esporte”,  declarou o atleta que se mostrou feliz pela conquista do primeiro título em seu novo clube.

- A equipe campeã vem se reestruturando ao longo desse ano, depois de quase conseguir uma vaga na NBB (foi o terceiro colocado da Liga Ouro, uma espécie de segunda divisão do basquete nacional). “Nossos objetivos este ano são as conquistas dos Jogos Abertos e do Campeonato Paranaense, e estamos preparando essa equipe para a disputa da Liga Ouro de 2015, que começa em janeiro”, revelou o técnico Emerson Souza.

- O diretor de Esporte e Lazer da SEET, Luiz Antônio Costenaro prestigiou a final e logo após a premiação salientou mais uma vez o sucesso do evento que pela sétima vez teve como sede a cidade de Toledo. “Chegamos a mais uma vez ao final, depois de uma semana de excelentes jogos, em excelentes praças esportivas, Toledo hoje pode ser considerada a  capital dos Jogos Abertos pela receptividade, pelo público que prestigiou em massa, e respirou os jogos durante todo evento, soma-se a isso, a excelente estrutura física que o município possui, com certeza os jogos só poderiam ser um

sucesso. Parabéns a cidade de Toledo e a todos que trabalharam para a realização de mais uma edição dos Jogos Abertos do Paraná”, finalizou Costenaro.

BRONZE

- Na decisão do bronze, a equipe de Cambé venceu Paranaguá pelo placar de 86 a 57.

- Todos os jogos do basquetebol foram realizados na novíssima e moderníssima quadra do ginásio Jaime Zeni, que foi unanimidade de qualidade entre todos os atletas e técnicos que estiveram envolvidos na modalidade.

PONTA GROSSA VENCE FOZ NA FINAL DO FEMININO

- O ginásio Jaime Zeni conheceu na noite desta sexta-feira as primeiras campeãs depois da reforma da quadra, que foi realizada para receber os Jogos Abertos. Ponta Grossa e Foz do Iguaçu fizeram uma partida digna de uma grande final. Jogo equilibrado nos dois primeiros quartos, mas sempre com uma pequena vantagem para a equipe de Ponta Grossa. No final do primeiro tempo o placar apontava 33 a 30.

- A história da partida começou a mudar a partir do terceiro quarto, quando a equipe de Ponta Grossa abriu uma boa vantagem, principalmente graças as boas atuações da armadora Cacau, da lateral Maria Eleonor e também da pivô Alessandra, que travou um belo duelo com a pivô Mamá de Foz – as duas atletas que já serviram a seleção brasileira adulta, eram as mais experientes em quadra.

- No último quarto as bolas de três pontos da equipe ponta-grossense também começaram a cair, e a vantagem aumentou ainda mais. O treinador de Foz fez o que pôde para tentar reverter a desvantagem, mas a noite era mesmo das meninas de Ponta Grossa que comemoraram o ouro, fechando o jogo pelo placar de 90 a 57.

- Festa das meninas que deram o famoso banho de água fria no técnico Benhur, que revelou a nossa reportagem que está se despedindo dos Jogos Abertos como treinador. “Fico muito feliz por estar fechando esse ciclo a frente da equipe de Ponta Grossa com chave de ouro. Foz do Iguaçu valorizou muito nossa vitória, eu sabia que não iria ser fácil. Mas, essas meninas são especiais, merecem este título e têm todos os méritos desta conquista. Quero aproveitar para parabenizar a cidade de Toledo, por mais uma vez sediar de maneira brilhante uma fase final dos jogos abertos”, finalizou o treinador.

- Maria Eleonor, 25 anos faz parte do projeto NBPG, e está na cidade jogando e estudando desde 2011, foi uma das melhores jogadoras da partida e parabenizou a equipe de Foz que fez um jogo limpo, e elogiou muito o desempenho do grupo de Ponta Grossa. “Elas dificultaram muito o jogo pra gente, principalmente no primeiro tempo, quando o jogo estava bem equilibrado, mas depois conseguimos com um bom jogo de conjunto superar a marcação das meninas e fizemos os pontos para vencer com certa folga a partida”, declarou.

BRONZE

- A disputa pelo bronze foi emocionante. Toledo e Maringá fizeram uma partida muito parelha, onde as equipes se revezavam a todo momento na frente do marcador, mas no final Maringá conseguiu abrir uma diferença de cinco pontos, que manteve até o final da partida, e comemoraram assim o terceiro lugar dos jogos.

BASQUETEBOL FEMININO – CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 PONTA GROSSA 21
2 FOZ DO IGUAÇU 18
3 MARINGÁ 16
4 TOLEDO 14
5 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 12
6 CAMPO MOURÃO 11
7 ASSIS CHATEAUBRIAND 10
8 ASTORGA 9
9 CASCAVEL 0
- IRATI DESCLASSIFICADO
BASQUETEBOL MASCULINO – CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 CAMPO MOURÃO 21
2 PONTA GROSSA 18
3 CAMBÉ 16
4 PARANAGUÁ 14
5 ASTORGA 12
6 MARINGÁ 11
7 PATO BRANCO 10
8 TOLEDO 9
9 IVAIPORÃ 0
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná