28.9.14

JAPS - FUTSAL MASCULINO E FEMININO



Jogos Abertos 

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE SETEMBRO DE 2014 * DOMINGO
JAPS - FUTSAL MASCULINO E FEMININO
CASCAVEL FATUROU O MASCULINO

- Já se passaram 57 edições dos Jogos Abertos do Paraná-JAPs, chegando até a semifinais por mais de dez vezes a equipe de Cascavel, repetiu o feito na cidade de Toledo, onde se realiza a fase final da divisão A. E desta vez encontrou pelo caminho uma equipe muito bem preparada, Foz do Iguaçu. Com uma história que inclui participação em uma das maiores ligas do futsal, a nacional, Cascavel conseguiu mais uma vez entrar na briga pelo ouro dos JAPs, desta vez com final feliz. Com um placar de 1 a 0, os cascavelenses conseguiram levar para casa o troféu que falava na sua coleção.

k- Com uma galeria quase completa, os cascavelenses ainda precisavam de um título para confirmar o bom momento que vive a equipe, era este os JAPs. Por outro lado Foz do Iguaçu também buscava o mesmo feito, com um trabalho realizado arduamente durante todo o ano, os iguaesenses não se intimidaram com a campanha dos adversários. E como toda história, sempre tem um que termina com final feliz, desta vez, com um placar de 1 a 0, os cascavelenses conseguiram levar para casa o troféu que falava na sua coleção.

- Apenas quem esteve presente nesta sábado (27), no ginásio Alcides Pan, poderá entender completamente o que foi esta partida. Em uma tarde épica, o Cascavel derrotou seu maior rival por 1 a 0, e conquistou pela primeira vez na história, o ouro no JAPs.

- No jogo, como não poderia deixar de ser, o início foi de muita pressão de Cascavel, que surtiu efeito logo. Jogando no ataque os cascavelenses partiram para cima, Foz do Iguaçu por sua vez se defendia como podia.

- A primeira boa chance saiu aos quatro minutos, quando Guilherme Pereira roubou a bola e chutou para boa defesa de Caique. Logo depois, aos seis, Rafael Victor deu um lindo passe de letra para Alexandre, que chutou cruzado, mas desta vez Rodrigo Prado apareceu bem para defender, antes que chegasse ao gol. Aos doze minutos, aconteceu uma sequência de lances que poderia ter definido a história do jogo. Foz também não ficou atrás, defendeu e atacou com força.

- Quando tudo parecia que a primeira etapa acabaria com o placar igual, eis que surge o camisa 30, Diego Souza, que faltando apenas 30 segundo para o término, ganhou uma dividida de com Douglas Jesus e marcou o primeiro gol da partida.

- Na volta da segunda etapa, o cenário começou a mudar a favor de Foz., o gol pareceu ter acordado os iguaçuenses, que voltou dominando completamente a etapa final. Mas o dia realmente não era deles, Cascavel pressionou pouco, mas se defendeu muito bem, até que o árbitro apitou e finalizou jogo.

- Com um placar pequeno, mas preciso, Cascavel conquistou o titulo inédito para o município. Titulo este, que para o técnico Nei Victor significa o resultado de longos e dedicados dias aos JAPs. “Os meninos vieram com determinação, seguiram a risca, o que foi traçado para os jogos, mostraram a qualidade individual de cada um. Agora é comemorar o ouro que faltava para nossa coleção”, finaliza.

- O destaque da partida foi Diego Silva, que marcou o único e o mais importante gol do JAPs. Experientes em competição, Diego já jogou no Florianópolis, Banespa, Concordia, entre outras equipes do Brasil.

-  “Primeiro ano que jogo no Cascavel e fazer o gol que deu um titulo inédito para equipe é uma sensação inexplicável”, comenta Diego Silva.

- Com esse resultado Foz do Iguaçu ficou com a prata da competição e Francisco Beltrão levou o bronze depois de vencer o time da casa

EQUIPES FAVORITAS SÃO REBAIXADAS NO MASCULINO

- A 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (divisão A) que está sendo disputada na cidade de Toledo será lembrada como a competição que rebaixou vários favoritos ao título. Com a mudança do regulamento dos jogos (esta edição teve a presença dos campeões e vices das divisões B dos anos de 2013 e 2014), quatro equipes foram rebaixadas para a divisão B, sendo que uma destas equipes é a atual bicampeã da divisão A, Maringá, e outras das são equipes de Liga Futsal: Umuarama e Marechal Cândido Rondon. Pato Branco, campeão da divisão B em 2013, também foi rebaixado.

UMUARAMA

- Entre as equipes já rebaixadas, o Umuarama acabou sendo punido no Tribunal Especial de Justiça Desportiva. A eliminação do futsal de Umuarama é por conta da utilização dos jogadores Samuelkson e Sol e Mar. Ambos defendem o Umuarama na Liga Futsal, mas a data de transferência deles na Federação foi feita depois do prazo estipulado para os Jogos Abertos. Assim, a equipe foi eliminada, o técnico Manoel Dalpasquale pegou oito meses de suspensão .

MARINGÁ

- Já Maringá, que lutava pelo tricampeonato, perdeu nas duas primeiras rodadas para Paranavaí (5x3) e Campo Mourão (4x1). Como na rodada final Maringá jogaria contra Umuarama, o time da Cidade Canção não teve a chance de se recuperar na rodada final para poder fugir do rebaixamento.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

- A equipe de Marechal Cândido Rondon, que é representada pela Copagril, foi para os JAPs com alguns desfalques e sentiu dificuldades. O time perdeu os dois primeiros jogos para Toledo e Ampére e venceu Ponta Grossa por 3x1 na rodada final da primeira fase. Mas a vitória tardia não foi suficiente para salvar os rondonenses, que acabaram na quarta colocação de seu grupo e entre as quatro piores campanhas.

PATO BRANCO

- O time de Pato Branco, campeão da divisão B do ano passado, sofreu três goleadas na competição e terá que jogar a fase regional em 2015. Os pato-branquenses levaram 10 a 2 de Francisco Beltrão, 5 a 0 de Cascavel e 12 a 2 de Foz do Iguaçu, totalizando um saldo negativo de 23 gols.

CIANORTE LEVA O OURO NO FUTSAL FEMININO

- A 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná já conhece seus primeiros campeões nas modalidades coletivas. Na noite de quinta-feira (dia 25), Cianorte e Guarapuava decidiram a final do torneio de futsal feminino. A equipe cianortense, atual campeã do Campeonato Paranaense de Futsal e campeão da divisão B do JAPs, confirmou seu favoritismo e garantiu o título da divisão A, ao golear Guarapuava pelo placar de 5x0.

- Na decisão do terceiro lugar, a equipe de Telêmaco Borba superou Foz do Iguaçu e ficou com a medalha de Bronze, completando o pódio do futsal feminino.


FUTSAL FEMININO - CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 CIANORTE 21
2 GUARAPUAVA 18
3 TELÊMACO BORBA 16
4 FOZ DO IGUAÇU 14
5 OURO VERDE DO OESTE 12
6 COLOMBO 11
7 PONTA GROSSA 10
8 TOLEDO 9
9 MARECHAL CÂNDIDO RONDON 0
10 CATANDUVAS 0
11 CHOPINZINHO 0
12 MARINGÁ 0
FUTSAL MASCULINO - CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 CASCAVEL 21
2 FOZ DO IGUAÇU 18
3 FRANCISCO BELTRÃO 16
4 TOLEDO 14
5 AMPÉRE 12
6 CAMPO MOURÃO 11
7 PONTA GROSSA 10
8 PARANAVAÍ 9
9 MARINGÁ 0
10 PATO BRANCO 0
11 MARECHAL CÂNDIDO RONDON 0
- UMUARAMA DESCLASSIFICADO

Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná