28.9.14

JAPS - HANDEBOL MASCULINO E FEMININO



Jogos Abertos
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE SETEMBRO DE 2014 * DOMINGO
JAPS - HANDEBOL MASCULINO E FEMININO
MARINGÁ É BICAMPEÃ DO HANDEBOL MASCULINO DOS JAPS

- Maringá comprovou o favoritismo e garantiu pelo segundo ano consecutivo o título dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). Invictos na competição, a equipe conquistou o lugar mais alto do handebol masculino com facilidade sobre Campo Mourão, ao fechar o marcador em 30 a 19, no ginásio de Esportes Alcides Pan, em Toledo.

.- A conquista vem comprovar a boa fase do elenco, atuais bicampeões paranaenses, campeão da Copa Brasil 2013 e 4º lugar na Liga Nacional 2013. Este título se junta aos mais de 20 conquistados por Maringá no decorrer das 57 edições realizadas dos JAPs. “É gratificante poder continuar a manter este histórico de conquistas, resultado do esforço diário e do trabalho bem organizado que conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do município e da Associação Maringaense de Handebol. Nós propomos objetivos e traçamos nosso caminho para chegar ao resultado esperado”, destaca o renomado técnico Vilmar Fassina.

- O profissional parabeniza o elenco masculino pelo 1º lugar e dedica o título para o time feminino. “A equipe vem numa crescente, infelizmente não conseguimos superar Umuarama na final, mas as meninas estão de parabéns pelo empenho e dedicação, agora somos a segunda melhor equipe do Estado no handebol feminino e no masculino nos mantemos em primeiro”, ressalta Fassina.

- Indicado pela equipe de arbitragem o melhor atleta da partida, Leonardo marcou para o seu time cinco gols. “Viemos para fazer o nosso papel e usamos também a competição para mantermos o nosso ritmo de jogo, porque na próxima semana voltamos a disputar a Liga Nacional, nossa principal competição do ano”, afirma o central, que defendeu a Seleção Brasileira até 2012.

- E mais uma vez irmãos se encontram em lados opostos na quadra. Trata-se de Rodrigo Barroso Vieira, que defendeu o time campo-mourense, e Thiago Alves Ponsiano, que vestiu a camisa da Cidade Canção. Os dois atletas jogaram juntos durante quatro anos por Campo Mourão, depois Thiago jogou por Londrina e atualmente integra o selecionado da equipe campeã dos JAPs 2014, título por ele conquistado três vezes. “Dividimos as nossas conquistas e hoje não foi diferente, os dois estiveram na final e comemoramos juntos ao final da partida, porque entendemos que dentro de quadra somos adversários, mas fora somos uma família e sempre vamos nos respeitar”, ressalta a dupla que também veste a camisa verde e amarela.

- Completaram o pódio o selecionado de Goioerê, após a vitória de 27 a 25 sobre Cascavel. A medalha de bronze foi dedicada pela equipe ao atleta Erivalto Santos de Oliveira, de 58 anos, que disputou a competição pela primeira vez ao lado dos quatro filhos Éderson, Welinton, Elton e Erivalto Junior, em sua despedida das quadras.

TROFÉU DISCIPLINA

- O Troféu Disciplina, denominado Lorival Gonçalves dos Santos - Chan, foi conquistado pela equipe de Campo Mourão. O prêmio homenageia a delegação com os melhores índices de disciplina no decorrer dos jogos, obedecendo aos critérios de cartões e advertências nas competições e também os julgamentos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva dos JAPs. Guarapuava ficou em segundo lugar e a terceira colocação foi para Cambé.

REBAIXADOS

- Junto com o campeão foram conhecidas todas as seleções rebaixadas para a divisão B em 2015. São elas Foz do Iguaçu, Toledo, Cambé, São José dos Pinhais e Rebouças

FEMININO: UMUARAMA MANTÉM HEGEMONIA NO PARANÁ

- Só dá elas no lugar mais alto pódio. Umuarama comprovou a supremacia no Estado ao vencer pela quarta vez consecutiva os Jogos Abertos do Paraná (JAPs). A conquista do título veio de uma série invicta na competição que se comprovou ao ganharem de Maringá por 33 a 22, na noite de sexta-feira (26.09), no ginásio de esportes Alcides Pan, em Toledo.

- Alegria misturada à emoção do técnico Newton Neto Trindade comoveu a todos e deixou a conquista ainda mais especial. “Este título representa a seriedade com que desenvolvemos o nosso trabalho. Provamos mais uma vez que quem trabalha bastante colhe os frutos que planta. Estou emocionado porque sei das dificuldades que passamos para estar aqui, para mais uma vez nos superar e mostrar que podemos ir longe, porque acreditamos no que fazemos. Todas as meninas estão de parabéns, me deixaram muito mais que orgulhoso”, frisou Trindade, dedicando o título para a Comunidade Terapêutica Sou Vivo! Não Uso Drogas!.

- Eleita a melhor jogadora da partida, a central Larissa Araújo fez questão de enaltecer a equipe pela garra e dedicação. “Agradeço pelo reconhecimento, mas considero que me destaquei pelo trabalho em conjunto da minha equipe, somos muito unidas e conseguimos superar todas as adversidades para conquistar a medalha de ouro, merecemos muito este título”, declarou, acrescentando: “Agora vamos comemorar mais esta conquista e na semana que vem nosso foco muda, se volta para as disputas da Liga Nacional”, revela a campeã mundial universitária, título de maior expressão já conquistado pela atleta ao representar em agosto o Brasil no Campeonato Mundial Universitário.

- A seleção é a atual tricampeã do Campeonato Paranaense e tetracampeã dos Jogos Universitários do Paraná, e ainda alcançaram o 3º lugar em 2012 e o 5º lugar em 2014 na Liga Nacional. O selecionado é o único na história do Estado que conquistou em sequência três títulos nos Jogos Universitários Brasileiros.

- Na decisão de 3º lugar, Cascavel se despediu da competição com a medalha de bronze ao vencer Foz do Iguaçu por 29 a 16, com parciais 16x08 e 13x08. Destaque para Michele Graton Moura, indicada pelo técnico cascavelense e pela equipe de arbitragem a melhor atleta da partida.

- Detentora de nove títulos da divisão de elite e dois da divisão B, Cascavel não conseguiu chegar este ano na final da competição. O treinador Neudi Zenatti atribui uma sucessão de fatores que culminou com o baixo desempenho do grupo. “É primordial ter equilíbrio emocional, nos perdemos em alguns momentos no jogo contra Maringá pela parte psicológica, assim como o ataque não funcionou visto que não conseguimos fazer o desdobre (caída de segundo pivô) e isso nos levou a erros consecutivos na partida”, analisa, acrescentando: “Diante de Foz esperávamos um jogo mais fácil, mas também tivemos algumas dificuldades até conseguir abrir vantagem e se impor. A medalha de bronze nos deixa entre as três melhores equipes da competição, agora vamos trabalhar para melhorar esta marca”, conclui.

HANDEBOL FEMININO - CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 UMUARAMA 21
2 MARINGÁ 18
3 CASCAVEL 16
4 FOZ DO IGUAÇU 14
5 MATELÂNDIA 12
6 TOLEDO 11
7 CAMPO MOURÃO 10
- DOIS VIZINHOS DESCLASSIFICADO
- MANDAGUAÇU DESCLASSIFICADO
HANDEBOL MASCULINO - CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 MARINGÁ 21
2 CAMPO MOURÃO 18
3 GOIOERÊ 16
4 CASCAVEL 14
5 CAMPO LARGO 12
6 FOZ DO IGUAÇU 11
7 TOLEDO 10
8 CAMBÉ 9
9 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 0
10 REBOUÇAS 0
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná