10.9.14

JAP´S - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ



Brasão do Estad Jogos Abertos
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE SETEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DE FUNDAÇÃO DO 1º JORNAL DO BRASIL
JAP´S - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
CONGRESSO TÉCNICO DEFINE ÚLTIMOS DETALHES DOS JAPS EM TOLEDO
- Na manhã da terça-feira(9), representantes de 80 municípios do Paraná participaram do Congresso Técnico da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que aconteceu no auditório do Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro.
- O evento contou com a presença do coordenador de Esportes da Secretaria do Estado, Luis Antonio Costenaro, do prefeito de Toledo Beto Lunitti, da secretária da Smel Marli Gonçalves da Costa e do chefe da Regional 11 da Secretaria de Esportes do Estado, Jorge Morgenstern.
- O objetivo principal do evento foi definir os grupamentos e demais orientações para os dirigentes dos 80 municípios que participarão da competição.
- Os Jogos Abertos do Paraná – Divisão A, é a maior competição esportiva do Estado, e deve reunir mais de 4 mil pessoas em Toledo, entre atletas, árbitros, dirigentes e organizadores, de 19 a 27 deste mês, que disputarão as medalhas em 23 categorias nos naipes masculino e feminino.
- A secretária de Esporte e Lazer de Toledo elogiou e parabenizou a equipe da Smel, que possui mais de 50 profissionais envolvidos nas mais diversas atividades esportivas do município. “Estamos preparados graças ao excelente trabalho que vem sendo realizado por nossa equipe que possui mais de 50 professores da área. Destacar também a estrutura, e os investimentos que estão sendo feitos não só nos ginásios com as reformas, mas também e principalmente pelos projetos que desenvolvemos nas categorias de base e de formação de atletas”, exaltou Marli.
- O coordenador de Esportes do Estado Luis Antonio Costenaro parabenizou a cidade pelo grande empenho que vem dedicando ao esporte Paranaense. “Quero exaltar a dedicação da secretária Marli, que foi minha colega de faculdade, pelo brilhante trabalho que vem realizando na frente da Smel, trazendo melhorias inovações para o esporte, com uma visão ampla que busca cada dia mais a evolução do esporte”, declarou.
PREPARATIVOS
- O anúncio que Toledo seria a sede da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) foi feito em Cascavel, em 12 de novembro de 2013. Desde a data, Toledo vem se preparando para ser a casa do esporte paranaense.
- As ações para receber bem atletas e dirigentes que irão competir nos Jogos Abertos fizeram com que a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) investisse aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas. As principais intervenções aconteceram nos Ginásios de Esportes Hugo Zeni, que irá acolher o voleibol, e Jaime Zeni, casa do basquete. Em ambos foram realizadas reformas nos telhados, com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais em arquibancadas e vestiários, bem como a instalação de pisos flutuantes, atendendo as exigências das principais ligas esportivas do mundo.
-  “Todo investimento que a nossa gestão tem feito no esporte de Toledo é em reconhecimento ao trabalho exemplar que a Secretaria de Esportes e Lazer vem realizando. Um time que joga junto, unido e organizado, com pessoas de extrema competência. Mas, isso não seria possível sem a contribuição dos prefeitos anteriores que também tiveram suas participações na estrutura que hoje temos, e acho nobre e importante reconhecer esse empenho que cada um que passou na administração da cidade teve, sem os quais Toledo não teria a grande estrutura que tem hoje”, lembrou o prefeito Beto Lunitti.
NOVIDADE
- A maior novidade desta edição dos Jogos Abertos será a participação das cidades que foram campeãs e vices da Divisão B nas 23 modalidades disputadas, que terão o direito de participar da final da Divisão A.
-  “A entrada dos campeões e vices da Divisão B, aumenta o número de participantes dos jogos, assim como aumenta a competitividade, pois as equipes que vêm da B, a poucos dias de terem competido, estão com as equipes formadas e empolgadas por terem conseguido um bom resultado na fase final B, e isso motiva ainda mais essas equipes a participarem da final A, que tem um nível bem mais forte”, explicou o chefe da Regional 11 da Secretaria de Esportes do Estado, Jorge Morgenstern.
- A coordenação técnica e os demais detalhes do congresso ficaram a cargo do coordenador técnico da Secretaria do Estado e Esporte e Turismo (SEET), Richard César Salvador que também falou sobre as equipes da Divisão B, participarem da final da Divisão A. “A final dos Jogos Abertos é uma sequencia das Regionais, e da Divisão B que já foram realizadas. Então, as equipes classificadas na Divisão A no ano anterior automaticamente tem vaga assegurada, e a novidade é que a partir desse ano os campeões e vices da Divisão B, também têm o direito de participar da final A. A participação ou não é facultativa, todavia caso não venham, no ano que vem a equipe tem que começar o processo novamente”, salientou Richard.
- Em relação as modalidades, Richard disse que neste ano não teremos nenhum esporte de apresentação. “No ano passado tivemos o Badminton como modalidade de apresentação, e já neste ano o esporte passou a ser oficial. As outras modalidades são as tradicionais olímpicas, além dos esportes como Bolão e Bocha, que são muito populares no Estado”, finalizou.
PREPARAÇÃO DAS EQUIPES
- Muitos treinamentos e o incentivo às modalidades para participarem de campeonatos estaduais e regionais. Nesta ótica foi pautada a preparação das equipes toledanas visando os Jogos Abertos do Paraná. Toledo terá a segunda maior delegação – 439 atletas – ficando atrás apenas de Maringá. “Temos a oportunidade de participar de todas as modalidades e vamos ter atletas disputando todas elas”, comentou a secretária Marli Costa.
- Os destaques, segundo ela, ficam por conta da Ginástica Rítmica e algumas modalidades coletivas que voltaram a participar de competições estaduais. “Temos o Voleibol e o Handebol, no masculino e feminino, e o Futsal masculino que retornaram aos campeonatos, além da Ginástica onde Toledo tem um domínio no cenário paranaense”. Além disso, Marli destacou também o Vôlei de Praia feminino que no ano passado alcançou a medalha de prata no JAP’s em Cascavel.
-  “Temos sido incansáveis na valorização ‘das pratas da casa’ e em nenhuma modalidade teremos importação de atletas”. Esta política propicia uma valorização dos cidadãos e promove a motivação dos alunos das escolinhas. “Alguns municípios convidam competidores para representar suas cores, mas esta prática não acontece em Toledo”.  Esta motivação dos toledanos fica evidenciada nos treinamentos. “Tenho equipes fazendo a preparação a partir das 22h e seguindo até o início da madrugada”, comentou.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
- Entre os eixos de atração dos Jogos Abertos do Paraná 2014 está a movimentação econômica do comércio local. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a presença das delegações, com cerca de cinco mil pessoas e os visitantes que virão a Toledo para a competição devem potencializar o setor. “A rede hoteleira e o consumo em restaurantes, bares e lojas, enfim, tudo se modifica de forma positiva. É evidente que o município abre as portas para esse evento e consequentemente receba os benefícios econômicos através dos seus impostos”.
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná