10.9.14

JOJUP´S - JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ - DIVISÃO "B"



Brasão do Estad Jogos da Juventude
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE SETEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DE FUNDAÇÃO DO 1º JORNAL DO BRASIL
JOJUP´S - JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ - DIVISÃO "B"
TOLEDO FATURA TÍTULO GERAL DOS 28º JOJUPS B

- Toledo é o campeão geral dos 28º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), divisão B. O título foi conquistado na quinta-feira (04.09) depois de sete dias de disputas em Apucarana. A competição reuniu mais de 2.800 participantes de 98 municípios nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, vôlei de praia, handebol de areia, xadrez, skate e futebol. Na segunda colocação geral ficou Foz do Iguaçu e na terceira Ponta Grossa.

- A equipe toledana somou 36 pontos, mesma pontuação dos iguaçuenses. No critério de desempate Toledo obteve um terceiro lugar a mais que Foz e garantiu o título geral da competição. A mesma situação ocorreu na disputa do terceiro lugar, Ponta Grossa e Campo Mourão computaram 31 pontos cada. O desempate entre os dois municípios foi decidido com uma nona colocação a mais para os ponta-grossenses que garantiram o troféu de terceiro lugar geral nos 28º JOJUPs ‘B’.

- No último dia de competição foram conhecidos também os campeões das modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez convencional e por equipes, nos naipes masculino e feminino, e também do futebol masculino. A modalidade skate, que estreou oficialmente neste ano, já havia conhecido os campeões no sábado (30.08). O handebol de areia teve os campeões definidos no domingo (31) e o vôlei de praia na segunda feira. No xadrez a prova do relâmpago teve as finais no sábado e o rápido no domingo.

- O futebol teve uma disputa de guerreiros na final realizada no campo do Distrito Pirapó. De um lado o ‘rolo compressor das Cataratas’, do outro a forte equipe de Tuneiras do Oeste. Dois excelentes times que proporcionaram uma final a altura da competição. Apesar da garra dos tuneirenses, prevaleceu à qualidade técnica e o conjunto de Foz do Iguaçu que fez 27 gols em cinco jogos e conquistou o título de forma invicta, pelo placar de 3 a 1.

- No basquete feminino o gostinho do ouro ficará marcado na vida das atletas de Fazenda Rio Grande, que com louvor venceram as meninas de Maringá. Mantendo uma vantagem desde o início da partida as atletas do time de Fazenda do Rio Grande chegaram ao ouro depois de muita luta. No masculino Astorga garantiu o título ao vencer Ponta Grossa por 71 a 38.

- O xadrez, que já tinha os campeões do relâmpago e rápido, conheceu no último dia de competição os campeões do convencional e também a classificação geral final no masculino e feminino. No convencional masculino Foz do Iguaçu foi campeão, com  Roncador de vice e Paranaguá na terceira colocação, já no feminino Campo Mourão foi o campeão, com Japurá em segundo e Douradina em terceiro. Na classificação geral Foz foi o campeão masculino, com Paranaguá em segundo e Roncador em terceiro e no feminino Campo Mourão levou o troféu de campeão, com Japurá em segundo e Douradina em terceiro.

- Na base da superação, o handebol feminino de Alto Paraná conquistou pela primeira vez o título da divisão B dos Jogos da Juventude do Paraná. Em uma partida disputadíssima, definida pelos detalhes, as alto-paranaenses venceram com dois pontos de vantagem São Miguel do Iguaçu, por 23 a 21. No masculino Toledo foi campeão ao vencer Colorado por 19 a 16.

- Com 29 gols em cinco jogos o time masculino do futsal de Umuarama se tornou o campeão. O título foi conquistado após vitória de 4 a 2 sobre o time de Cornélio Procópio. No feminino Ouro Verde do Oeste confirmou o favoritismo e conquistou o titulo inédito para o município ao vencer Japurá por 5 a 3.

- No voleibol feminino Teixeira Soares garantiu o título ao vencer Irati por 3 sets a 1. Já no masculino, São Miguel do Iguaçu foi o campeão com a vitória em cima de Paranavaí, 3 sets a 0.

- De acordo com o regulamento dos JOJUPs, sobem à divisão A de 2015, campeão e vice de cada modalidade e, dependendo do número de participantes da divisão A deste ano e da sede do ano que vem, podem ascender mais equipes.

GALERIA DOS CAMPEÕES:

BASQUETE FEMININO

1º Fazenda Rio Grande

2º Maringá

3º Matelândia

BASQUETE MASCULINO

1º Astorga

2º Ponta Grossa

3º Marechal Candido Rondon

FUTEBOL MASCULINO

1º Foz do Iguaçu

2º Tuneiras do Oeste

3º Prudentópolis

FUTSAL FEMININO

1º Ouro Verde do Oeste

2º Japurá

3º Paiçandu

FUTSAL MASCULINO

1º Umuarama

2º Cornélio Procópio

3º Campo Mourão

HANDEBOL FEMININO

1º Alto Paraná

2º São Miguel do Iguaçu

3º Astorga

HANDEBOL MASCULINO

1º Toledo

2º Colorado

3º Ponta Grossa

VÔLEI DE PRAIA FEMININO

1º Toledo

2º Rolândia

3º Quedas do Iguaçu

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO

1º Ponta Grossa

2º São Mateus do Sul

3º São Jorge do Ivaí

VÔLEI FEMININO

1º Teixeira Soares

2º Irati

3º Toledo

VÔLEI MASCULINO

1º São Miguel do Iguaçu

2º Paranavaí

3º Telêmaco Borba

XADREZ CONVENCIONAL MASCULINO

1º Foz do Iguaçu

2º Roncador

3º Paranaguá

XADREZ CONVENCIONAL FEMININO

1º Campo Mourão

2º Japurá

3ºDouradina

XADREZ CLASSIFICAÇÃO GERAL MASCULINO

1º Foz do Iguaçu

2º Paranaguá

3º Roncador

XADREZ CLASSIFICAÇÃO GERAL FEMININO

1º Campo Mourão

2º Japurá

3º Douradina

HANDEBOL DE AREIA MASCULINO

1º Alto Paraná

2º Paranavaí

3º Paranaguá

HANDEBOL DE AREIA FEMININO

1º Antonina

2º Paranaguá

3º Alto Paraná

SKATE

1º Curitiba

2º Campo Mourão

3º São Mateus do Sul
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná