18.12.14

ATLETISMO GANHA CENTRO NACIONAL DE TREINAMENTO EM CURITIBA



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUINTA-FEIRA – DIA INTERNACIONAL DO IMIGRANTE

ATLETISMO GANHA CENTRO NACIONAL DE TREINAMENTO EM CURITIBA

. 
GOVERNO DO ESTADO ENCERRA 2014 COM GRANDE NOVIDADE PARA O ESPORTE

- O Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo lançará no próximo dia 22 de dezembro a pedra fundamental que marcará a construção do Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA), na cidade de Cascavel região oeste do estado. A obra é uma parceria entre o Ministério do Esporte, Governo do Paraná e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

- O evento de lançamento que ocorrerá no dia 22 de dezembro contará com as presenças do governador Beto Richa, do secretário Diego Gurgacz e do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser. A solenidade será realizada no terreno que receberá o futuro Centro de Treinamento.

- No Brasil existem quatro Centros de Treinamento em Atletismo, o de Cascavel será o quinto e o primeiro localizado na região sul do país, fato que colocará a cidade e o estado do Paraná na vanguarda do treinamento da modalidade. O espaço de mais de 86 mil metros quadrados irá impulsionar a modalidade com tecnologia de ponta usada no aperfeiçoamento de atletas e técnicos com vistas para a Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016. Será construída uma moderna pista oficial, além de piscina, laboratórios de fisiologia do exercício, pista coberta para treinamento e hotel/alojamento.

.- O investimento na construção do Centro Nacional de Treinamento em Atletismo passa dos 22 milhões de reais, 15 milhões provenientes do Ministério do Esporte, e aproximadamente sete milhões do Governo do Estado do Paraná. Depois de construído, o Centro será gerido pela Confederação Brasileira de Atletismo que terá a responsabilidade da contratação de profissionais e aquisição e manutenção dos equipamentos, adquiridos com aproximadamente 12 milhões de reais que serão investidos pelo Ministério do Esporte e Governo do Paraná.

- "Há um olhar diferente para o esporte do Paraná. Nosso Governador compreendeu que o esporte não pode trabalhar esporte escolar longe do esporte de rendimento. Deve haver uma ligação, uma sintonia. E nisso que estamos investindo, desde projetos como o Paraná Saudável que visa estimular a atividade física até a construção de centros moderníssimos para o esporte de alto rendimento. É o novo Paraná." concluiu o secretário Diego Gurgacz.

Fonte: Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná