12.12.14

BASQUETE: NBA E LNB = PARCERIA INÉDITA



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2014 * SEXTA-FEIRA - DIA DA BABILÔNIA
BASQUETE: NBA E LNB = PARCERIA INÉDITA
ENTIDADES ANUNCIAM PARCERIA POR DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE NO BRASIL
- Bruno Ceccon São Paulo (SP) - Representantes da National Basketball Association (NBA) e da Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciaram um acordo na manhã desta quinta-feira. A parceria, divulgada no tradicional Clube Pinheiros, promete contribuir com o desenvolvimento da modalidade no Brasil.
- Criada em 2008, a LNB é formada pelos principais clubes do País e organiza o Novo Basquete Brasil (NBB) com a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A liga norte-americana, inspiração no começo da empreitada, passa a ser uma parceira.
- “A partir de agora, a NBA começa a colaborar com a gestão comercial das propriedades da LNB. Além disso, a liga também vai contribuir com expertise e know-how em outras áreas, fazendo com que o NBB consiga alcançar novos horizontes no esporte brasileiro”, disse Arnon de Mello, diretor executivo da NBA no Brasil.
- Os representantes das duas entidades não divulgaram detalhes do contrato e tampouco a sua duração. De acordo com os responsáveis, a parceria é de “longuíssimo prazo” e visa aumentar a popularidade do basquete no Brasil. Através de um planejamento estratégico de marketing, a meta é alavancar novos negócios para a LNB.
- “Essa parceria vai acrescentar o profissionalismo e a competência da maior liga esportiva do mundo a um bando de idealistas apaixonados pelo basquete. O simples fato de fazer um acordo com a NBA é motivo de orgulho para o Brasil”, disse Cássio Roque, presidente da LNB.
- Os dirigentes esperam que a liga cresça e englobe outras áreas, como o desenvolvimento de atletas. A longo prazo, a meta é fazer com que o basquete recupera o status de segundo esporte no Brasil. Para a NBA, a contrapartida é ampliar o número de fãs da modalidade, o que significa aumento de audiência e melhores contratos televisivos.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
= Cássio Roque, Jason Cahilly e Arnon de Mello (da esq. para a dir.) celebram a parceria entre NBA e LNB
“A NBA acredita muito no potencial do NBB e na capacidade administrativa de seus dirigentes. Hoje estamos dando o passo inicial de uma nova etapa para o basquete brasileiro. Tenho certeza que essa parceria vai levar de volta a modalidade ao lugar que merece”, disse Arnon de Mello, filho do ex-presidente Fernando Collor.
- A parceria é resultado de um processo de aproximação entre as ligas. Desde 2012, NBA mantém um escritório no Rio de Janeiro. Em 2013 e 2014, a cidade recebeu Washington Wizards, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers e Miami Heat em jogos amistosos. Nesta temporada, o Flamengo disputou três partidas nos Estados Unidos.
- Atualmente, o Brasil tem um recorde de sete atletas em ação na NBA, com Nenê (Washington Wizards), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Leandrinho (Golden State Warriors), Vitor Faverani (Boston Celtics), Thiago Splitter (San Antonio Spurs), Bruno Caboclo e Lucas Bebê (ambos do Toronto Raptors).
- “O NBB pode ser um dos maiores campeonatos profissionais do mundo. O Brasil tem história, presente e futuro maravilhosos no basquete. Não poderíamos estar mais animados para começar esse trabalho em conjunto”, afirmou Jason Cahilly, chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA.
Fonte: agazsetasportiva.net