12.12.14

CBFS: A CRISE DA CONFEDERAÇÃO DE FUTSAL



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2014 * SEXTA-FEIRA - DIA DA BABILÔNIA

CBFS: A CRISE DA CONFEDERAÇÃO DE FUTSAL

VEJA UM BREVE HISTÓRICO DOS FATOS

RENAN TAVARES - Presidente da CBFS  
- A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) vive momentos de instabilidade entre os gestores da entidade e a maioria das Federações estaduais filiadas, que engrenaram oposição à atual Presidência da Confederação.

- A tensão entre Presidência da CBFS e federações filiadas vem se desenrolando há considerável tempo, ante as denúncias de administração e gestão financeira irregulares da entidade nacional de administração de desporto de futebol de salão. Apontamentos de utilização indevida de recursos, denúncia de existência de “caixa 2”, arbitrariedades dos administradores, entre outras irregularidades, têm induzido a insurgência de  federações filiadas.

- Notadamente em relação ao período de novembro e dezembro de 2012 e o ano de 2013, foram levantadas informações e análises da situação financeira da CBFS e sua gestão, gerando a elaboração de relatórios e documentos apontando inúmeras irregularidades na gestão financeira da entidade nacional. A matéria fora objeto de discussão em Assembleias Gerais datadas de 22 de março e 25 de maio de 2014, na quais foram expostas as informações obtidas a esse respeito e amplamente debatidas.

- Destaque-se que algumas das informações sobre irregularidades colhidas e apresentadas nas Assembleias de prestação de contas não foram devidamente esclarecidas. Diante das graves irregularidades, a Assembleia desaprovou as contas da CBFS, com 12 federações votando pela desaprovação das contas, contra 7 votos contrários.

- O enredo de crise continuou. Diante do que se evidenciou na prestação de contas da CBFS, as Federações filiadas que desaprovaram as contas, na busca de transparência e regularidade na administração da Confederação, mantiveram forte oposição e pressão. Com a renúncia do anterior Presidente, no final de maio de 2014, o Vice Presidente de competições, Renan Pimentel Tavares, assumiu o posto.

- Não satisfeitas com a simples renúncia, uma vez que a desaprovação de contas aponta irregularidades da gestão financeira de toda a Presidência da CBFS, o que não seria regularizado pela simples substituição do presidente por alguém do mesmo grupo, foi requerido, em 17 de julho de 2014, ao Presidente Renan Pimentel Tavares convocação de Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a destituição da Presidência, requerimento feito com a assinatura de presidentes de 20 (vinte) Federações filiadas. Não obstante, o pedido foi negado.

- A crise se aprofunda com a arbitrariedade do atual Presidente Renan Tavares, que emitiu, em 10 de junho de 2014, a Resolução nº 004/2014, a qual revoga anterior Resolução de nº 002/2014, de janeiro de 2014, que isentava das Federações filiadas do pagamento de taxas e anuidades, retomando a cobrança de modo repentino e acumulado.

- A cobrança, embora permitida, foi realizada de modo irregular e abusivo, diante do contexto que se desenvolveu. Explique-se: em 08 de junho de 2014, após a desaprovação das contas, realizou-se Assembleia Geral Extraordinária com o fim de debater sobre a situação financeira da CBFS. Deliberou-se pela contratação de um escritório de contabilidade para a realização de uma auditoria para averiguar as finanças da CBFS.

- Sucede que logo em seguida foi emitida a Resolução nº 004/2014 já citada. Os valores cobrados eram abusivos, fora da capacidade econômica das Federações. Algumas Federações tomaram conhecimento da Resolução após o prazo estipulado para realizar o pagamento dos abusivos débitos. Ou seja, pouco tempo após a desaprovação de contas, as Federações se tornaram inadimplentes em face da cobrança mencionada, o que obstaria seu direito de voto em assembleias posteriores.

- Não bastasse, o Presidente Renan Tavares convoca Assembleia Geral para o dia 09 de agosto de 2014 para convalidação das contas já reprovadas. Tendo as Federações que votaram pela reprovação das contas se tornado inadimplentes, não poderiam votar nessa deliberação. Muitas federações requereram certidão de regularidade junto à CBFS, mas tiveram seu pleito negado por razão da forjada inadimplência.

- Não coincidentemente, apenas aquelas federações apoiadoras de Renan Tavares e favoráveis à aprovação de contas receberam certidão de regularidade, mesmo sem comprovar o pagamento das taxas e anuidades cobradas. Apenas essas Federações, que totalizam apenas 10 de um total de 27. As contas foram aprovadas na referida Assembleia, inobstante as graves irregularidades e denúncias apontadas na gestão financeira que não poderiam ser regularizadas. Tratou-se de uma aprovação forjada, com participação e votação de apenas 10 Federações apoiadoras do Presidente Renan Tavares, deixando de fora as filiadas que anteriormente reprovaram as contas.

- A Assembleia do dia 09 de agosto foi objeto de ação judicial, em face da qual foi concedida medida liminar para a suspensão dos efeitos da Assembleia, uma vez presentes inúmeras irregularidades em sua convocação e realização. Hodiernamente a discussão judicial continua em sede de recurso no Tribunal de Justiça do Ceará, devendo ser decidido por um colegiado de 3 desembargadores, estando, atualmente, com um placar de 1 x 1. O julgamento será definido nos próximos dias.

- Destaque-se que em 30 de novembro de 2014, por convocação de 15 Federações Filiadas, houve Assembleia que deliberou pela destituição da atual Presidência, com a participação de 18 federações aptas a votar, tendo 2 federações deixado de votar por não apresentar a documentação necessária. A deliberação resultou em 15 votos favoráveis pela destituição e 1 contrário. Dessa forma, o Presidente Renan Tavares e a Vice Louise Anne Bedê foram destituídos, embora ainda não reconheçam a decisão soberana da Assembleia. Isso porque se recusaram a receber a notificação da Junta Governativa da CBFS, nomeada para gerir interinamente a entidade e conduzir novo processo eleitoral, para que cumprissem a decisão.

- A oposição que hoje 17 federações mantêm em relação à Presidência destituída trata-se de uma legítima insurgência das filiadas contra as graves irregularidades que a gestão afastada cometia, de forma a buscar uma administração transparente e regular da CBFS. Também é uma contraposição à tirania desleal com que vem sendo administra a CBFS, cujo Presidente, então destituído, age conforme seu próprio alvedrio, desrespeitando as entidades filiadas, as quais têm seus direitos constantemente violados por uma administração arbitrária, o que prejudica o futebol de salão nacional.

- É importante ressaltar que a crise que vive o futebol de salão decorre de todas as irregularidades e arbitrariedades mencionadas, que maculam a imagem da administração desse esporte, em virtude de gestores que conduzem a administração conforme sua próprio vontade, desrespeitando as regras da entidade.

- As Federações opositoras, que promoveram a destituição da presidência, as quais são, destaque-se, maioria absoluta das entidades filiadas, não hesitarão em lutar por uma administração da CBFS transparente, democrática e regular, tudo em prol do desenvolvimento do futebol de salão nacional.

Fonte: Federação Mineira de Futsal