12.12.14

PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE



Prêmio Orgulho Paranaense 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2014 * SEXTA-FEIRA - DIA DA BABILÔNIA
PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE
d 
NOITE DE GALA PREMIA OS MELHORES DO ESPORTE PARANAENSE EM 2014
- A noite de terça-feira, dia 9, foi especial para o esporte do Paraná com a premiação dos maiores destaques da temporada 2014. O Centro de Convenções de Curitiba recebeu a quarta edição do Prêmio Orgulho Paranaense, honraria concedida aos esportistas daqui ou radicados no Paraná que dignificaram o nome do Estado nas competições nacionais e internacionais. O Prêmio é uma realização conjunta entre o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, e a RPC TV.
- Foram premiadas ao todo 21 categorias. Da literatura ao esporte de rendimento, o esporte paranaense mostrou que este foi um ano de muitas conquistas, sobretudo no que diz respeito à qualidade de nossos atletas e os resultados que eles trouxeram na bagagem.
- O destaque da noite foi o atirador Cássio Rippel (36), de Ponta Grossa, que pelo segundo ano consecutivo conquistou o prêmio na categoria voto popular com 19.894 votos (37,82%). Rippel deixou para trás o paratleta da canoagem Vander de Lima (29,2%) e Leonardo Zuffo, do parabadminton (13,6%). Entre outros candidatos, estavam concorrendo também pela categoria voto popular a ginasta Angélica Kvieczynski, a jogadora de vôlei de praia Ágatha e a tenista Teliana Pereira. O tiro rendeu outro troféu, desta vez ao treinador James Lowry Neto na categoria Paradesporto de Rendimento. O Atletismo, a natação e o ciclismo também foram destaque na noite com diversos prêmios individuais.
- O secretário do esporte e turismo do Paraná, Diego Gurgacz, esteve no evento e parabenizou todos os participantes. “É com imensa alegria que realizamos mais uma edição deste prêmio, criado em 2011 e que desde então vem atingindo marcas cada vez mais relevantes”, aponta Diego. Segundo ele, esporte é investimento e jamais pode ser considerado despesa. “No Paraná, a visão do Governador Beto Richa levantou o esporte e nos colocou novamente entre os grandes do país. Esta é uma oportunidade de mostrarmos o quanto valorizamos os esportistas paranaenses e também como é importante este incentivo para o esporte amador, ao paradesporto e ao de rendimento”, explica Gurgacz.-
- Para Eduardo Abilhoa, gerente de esportes da RPC TV, em apenas quatro anos o Orgulho Paranaense já se transformou na maior premiação popular do esporte paranaense. “É impressionante o número de gente que participa e escolhe quais serão os atletas premiados. Esta interação com o público torna o prêmio ainda mais especial”, destaca.
- A categoria mérito esportivo premiou 10 indicados, entre eles o ex-secretário do esporte e deputado federal Evandro Rogério Roman, o craque Alex do Coritiba, a lutadora Natalia Falavigna do taekwondô e os grandes nomes da noite, os medalhistas olímpicos Giba e Emanuel, entre outros.
REI PELÉ FOI HOMENAGEADO DURANTE A CERIMÔNIA
- No mesmo dia em que Pelé teve alta de um hospital paulista onde tratou uma disfunção renal, o Prêmio Orgulho Paranaense prestou uma justa homenagem àquele que é considerado o atleta do século e o maior craque do futebol mundial.
- Através de seu diretor José Álvaro, o Instituto recebeu das mãos do secretário Diego uma placa especial, concedida pela primeira. “É com grande satisfação que recebo em nome do Rei Pelé e do Hospital Pequeno Príncipe este prêmio tão inovador. Ao emprestar seu nome e prestígio para incentivar as pesquisas de tratamento, Pelé deixa o seu legado social para a humanidade”, disse o diretor.
- O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem a missão de aumentar o percentual de cura de doenças complexas entre crianças e adolescentes.
CONFIRA ABAIXO TODOS OS GANHADORES DO PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE 2014
Categoria Voto Popular
CÁSSIO CESAR DE MELLO RIPPEL – Tiro Esportivo – Ponta Grossa (19.894 – 37,82%)
Categoria Produção Literária
AMAURI APARECIDO BÁSSOLI DE OLIVEIRAUEM – Livro – Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento
Categoria Produção Científica
LARISSA BOBROFF DAROS – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro – Guarapuava) – Artigo Associação dos Polimorfismos da Alfa-Actinina3 e Enzima Conversora de Angiotensina com Indicadores do Desempenho em Atletas
Categoria Desporto de Rendimento – Técnico
SILVIO EDUARDO STRUTZ – Hipismo Curitiba
Categoria Desporto de Rendimento – Atleta Masculino
CÁSSIO CESAR DE MELLO RIPPEL – Tiro Esportivo – Ponta Grossa
Categoria Desporto de Rendimento – Atleta Feminino
BÁRBARA DE KÁSSIA GODOY DOMINGOS – Ginástica Rítmica – Curitiba
Categoria Paradesporto de Rendimento – Técnico
JAMES WALTER LOWRY NETO – Tiro Esportivo – Curitiba
Categoria Paradesporto de Rendimento – Paratleta Masculino
EDEVALDO PEREIRA DA SILVA – Atletismo Paralímpico – Faxinal
Categoria Paradesporto de Rendimento – Paratleta Feminino
TEREZINHA DE JESUS C. DOS SANTOS – Atletismo Paralímpico – Londrina
Categoria Revelação Esportiva – Atleta Masculino
ALEXANDRE PEREIRA DE CAMARGO – Esgrima – Curitiba
Categoria Revelação Esportiva – Atleta Feminino
RAFAELA TREVISAN RAURICH – Natação – Curitiba
Categoria Federação Esportiva
ASSOCIAÇÃO TOLEDANA DOS ATLETAS EM CADEIRA DE RODAS – Ação: Projeto Parabadminton
JOGOS OFICIAIS
Jogos Escolares do Paraná – Atleta Masculino
GIOVANI GOMES MANGINI – Judô – Curitiba
Jogos Escolares do Paraná – Atleta Feminino
CAROLINE ELIAS DE ALMEIDA – Atletismo – Medianeira
Jogos Universitários do Paraná – Atleta Masculino
EDUARDO MURCHIE MORAES CORREA – Natação – Maringá
Jogos Universitários do Paraná – Atleta Feminino
ANA CATARINA SEBASTIANY KONDO – Natação – Curitiba
Jogos da Juventude do Paraná – Atleta Masculino
ADRIELSON EMANUEL SANTOS SILVA – Vôlei de Praia – Paranavaí
Jogos da Juventude do Paraná – Atleta Feminino
ANA PAULA CASETTA – Ciclismo – Maringá
Jogos Abertos do Paraná - Atleta Masculino
- ROGÉRIO DO NASCIMENTO MACEDO - Ciclismo - Londrina
Jogos Abertos do Paraná - Atleta Feminino
- VERÔNICA ANDRADE BALSANO - Natação - Curitiba
Fonte: Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná