6.12.14

FUTSAL PARANAENSE - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 6 DE DEZEMBRO DE 2014 * SÁBADO – DIA DE SANTO REIS MAGOS

FUTSAL PARANAENSE - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL

PRINCIPAL COMPETIÇÃO DO PARANAENSE PODE SER DEFINIDA HOJE – DIA 6

-  Neste sábado, dia 6, às 21h30, o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro poderá ser encerrado. O campeão será conhecido no ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava, caso haja vitória do Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve ou vitória do Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal, quem vencer ficará com a taça. Se houver empate, a exemplo da partida de ida que terminou em 2x2, no ginásio da Neva, haverá um terceiro jogo (no dia 13 de dezembro) para que seja definido o título de 2014.

- Até agora foram disputados 130, com 750 gols marcados (média de 5,77 por partida). O detalhe é que houve certo equilíbrio entre os triunfos dos mandantes e dos visitantes. Os anfitriões venceram 56 vezes contra 51 das equipes visitantes. Os outros 23 jogos terminaram empatados.

- As maior goleada foi do Cascavel Futsal, que aplicou 14x1 na Associação Cascavelense de Futsal (ACF), no único jogo envolvendo equipes da mesma cidade na competição. A ACF também levou outras goleadas expressivas: 13x2 contra a Copagril, em Marechal Cândido Rondon, e 12x1 contra o Ampére, jogando em Cascavel.

- Os jogos ACF x Cascavel e Copagril x ACF também foram os que tiveram maior números de gols marcados em uma única partida: 15 ao todo. A terceira partida com maior número de gols foi São Lucas 5x9 Guarapuava, na segunda fase da competição.

- O São Lucas também participou da única partida que terminou sem gols. Em Francisco Beltrão, a equipe de Paranavaí ficou no 0x0 com o Marreco, pela última rodada da primeira fase.

MELHORES E PIORES

- Com apenas uma derrota em toda a competição, o time de Guarapuava é o que tem o melhor aproveitamento entre todos. Somando todos os jogos em todas as fazes, os guarapuavanos conseguiram 80% dos pontos possíveis. O Cascavel Futsal tem o segundo melhor aproveitamento (68%) e o Umuarama Futsal o terceiro (61%).

- A ACF ficou com  o pior desempenho entre todos, sem pontuar na competição (0%). Clevelândia foi o segundo pior, com apenas 13%. O São Lucas teve a terceira pior média, com 20% de aproveitamento.

- Um caso interessante foi o do Keima Futsal, que fez uma boa primeira fase, mas que não se classificou na segunda fase. Na somatória dos pontos, o time de Ponta Grossa ficou com o sexto melhor aproveitamento (50%), acima de equipes que disputaram os playoffs, como Maringá (46%), Ampére (40%) e Foz Cataratas (34%).

- A equipe que mais balançou as redes foi o Guarapuava (93 gols), seguida de perto pelo Umuarama (90) e pelo Marreco (86). Na média de gols marcados pela quantidade de partidas disputadas, o Umuarama ficou melhor com 3,75 gols por jogo, contra 3,72 do Guarapuava. O Marreco, mais uma vez, aparece em terceiro, com 3,58.

- A defesa menos vazada foi a do Campo Mourão, com 29 gols sofridos. No entanto, os mourãoense não passaram da primeira fase e por isso jogaram apenas 12 vezes, enquanto as demais equipes, que se classificaram, jogaram, pelo menos, 20 vezes. Na média dos gols sofridos divididos pelo número de jogos, Guarapuava leva a melhor, com apenas 1,96 gols sofrido por jogo. O Marreco é o segundo neste item, com 2,08 de média e o Ciagym Maringá é o terceiro, com 2,27.

- O ataques menos efetivos foram os das equipes que não passaram da primeira fase. A ACF marcou apenas oito gols (média de 0,66 por jogo), Clevelândia marcou 21 gols (média de 1,75) e Campo Mourão balançou as redes 23 vezes (média de 1,91). As demais equipes passaram dois dois gols de média por jogo.

- A ACF, que teve o pior ataque, também teve a pior defesa, levando 93 gols (média de 7,75 por jogo). Média bem superior às outras equipes. A segunda pior média foi de Clevelândia (4 gols por partida) e a terceira do São Lucas (3,95).

ARTILHARIA

- A luta pela artilharia da Chave Ouro ainda segue em aberto. Os pivôs Barbosinha e Banana, que defenderam o Marreco e foram contratados pela Copagril para 2015, têm 18 gols cada e podem terminar como artilheiros do estadual. Contudo, o ala/pivô Simi Saiotti, do Guarapuava, está com apenas dois gols a menos. O jogador terá a chance de alcançar os artilheiros neste sábado, e terá uma chance extra, se a decisão for para o terceiro jogo, no dia 13 de dezembro.

Fonte: cliquesporte.com

RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS

CRESOL/MARRECO FUTSAL                                             2X2 MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL

UMUARAMA FUTSAL                                                       3X3 POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE

MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL                  6X5 CRESOL/MARRECO FUTSAL

POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE                     6X4 UMUARAMA FUTSAL

RESULTADO DO 1º JOGO DA FINAL

MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL                2X2 POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE

PROGRAMAÇÃO DO 2º JOGO DA FINAL

SÁBADO – DIA 6 DE DEZEMBRO – 2º JOGO

21H30 – POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE       X MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL

PROGRAMAÇÃO DO 3º JOGO DA FINAL - SE NESCESSÁRIO

SÁBADO – DIA 13 DE DEZEMBRO

21H30 – POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE       X MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL

Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão