29.12.14

FUTSAL PARANAENSE - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DA BIODIVERSIDADE

FUTSAL PARANAENSE - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL

CHAVE OURO 2015: MAIS DÚVIDAS QUE CERTEZAS

- Há dois dias do final de 2014, o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, de 2015, ainda é dúvida para diversas equipes do estado. Embora alguns elencos já estejam fechados, como o do Marreco Futsal e da Associação de Futsal Pontagrossense (AFP), e outros estejam bem perto de serem definidos, como Guarapuava e Cascavel, a maioria das equipes ainda não anunciou contratações para a próxima temporada e boa parte ainda vive a incerteza da participação.

- É o caso da equipe do Ampére Futsal. Em novembro, o clube anunciou a criação de um grupo gestor e o início do projeto 2015. Mas, depois disso, a equipe que foi campeã da Chave Prata de 2013 e que chegou entre os oito melhores da Chave Ouro de 2014, chega no final de dezembro com mais dúvidas do que respostas.

- No decorrer da temporada, o clube do sudoeste sofreu com problemas financeiros, tendo que dispensar vários atletas. Para 2015, caso a participação seja confirmada, a folha salarial será bem mais modesta do que em anos anteriores: "A gente já está conversando com alguns jogadores, mas não deixamos nada certo. Primeiro temos que fechar com os patrocinadores. A minha vontade é manter o time na elite", disse o técnico Mauro Córdova, na semana passada, em entrevista à Rádio Onda Sul FM, de Francisco Beltrão.

- Nos bastidores, o clima também é de incerteza para diversas equipes, como Campo Mourão, Clevelândia, Associação Cascavelense (ACF) e Ciagym Maringá. Caso a participação destas equipes se confirme, todas deverão montar elencos de baixo orçamento.

- O equipe do Ciagym , por exemplo, disputou a Liga Futsal em 2013, mas desistiu da vaga na competição nacional em 2014 por falta de apoio financeiro. A crise financeira levou vários atletas a deixar o clube já no primeiro semestre, para defender outras equipes na Liga Futsal.

- Poucos restaram até o fim da temporada e, destes, alguns já acertaram suas saídas para outras equipes. São os casos do goleiro Henrique, que foi para o Cascavel, e dos jogadores de linha Rangel e Edu, que defenderão o Marreco Futsal em 2015. Os alas Lambari (que vai para Ponta Grossa) e Darici (se transferindo para a ASIF-RS) e o preparador de goleiros Gerson Móvio (também indo para a ASIF) já confirmaram suas saídas. Assim, caso a participação se confirme, em 2015, a tendência é que o orçamento seja reduzido.

REGULAMENTO

- Às vésperas da competição deste ano, as equipes de Quedas do Iguaçu, Pato Branco e do Foz Futsal desistiram da disputa da Chave Ouro. Com isso, a competição ficou com apenas 13 equipes. Com o número reduzido de participantes, a decisão do arbitral foi de uma competição sem rebaixamento e com três equipes subindo da Chave Prata (Caramuru, Itaipulândia e Dois Vizinhos).

= Conforme o regulamento aprovado no arbitral da Chave Ouro, caso alguma equipe que participou da competição em 2014 desista, a vaga não poderá ser preenchida por outro clube vindo da Chave Prata. Assim, só haverá substituição de equipes caso haja desistência entre os times que conquistaram seu acesso na 'Prata' deste ano.

- Assim, caso a decisão dos últimos arbitrais não seja revista na próxima reunião, é possível que a principal competição do futsal paranaense tenha, mais uma vez, um número reduzido de equipes para 2015

Fonte:  cliqueespote.com