23.1.15

COPA BRASIL DE VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE JANEIRO DE 2015 * SEXTA-FEIRA – DIA DE SANTO ILDEFONSO

COPA BRASIL DE VOLEIBOL MASCULINO

BRASIL KIRIN/SP VENCEU O MINAS TÊNIS CLUBE/MG

- De Campinas (SP) = O Brasil Kirin (SP) é o primeiro finalista da Copa Banco do Brasil masculina de vôlei. Nesta quinta-feira (22.01), a equipe campineira venceu, de virada, o Minas Tênis Clube (MG) por 3 sets a 1 (21/25, 25/21, 25/18 e 25/21), no ginásio Taquaral, em Campinas (SP). O time da casa contou com o apoio de 2.600 torcedores que lotaram a casa dos campineiros.

- O ponteiro João Paulo Tavares, do Brasil Kirin, teve atuação destacada e ajudou o time da casa a conquistar o resultado positivo sobre os mineiros.

Foto da not?cia- “Essa vitória aconteceu em um momento muito difícil. Perdemos três jogadores importantes por contusão (Wallace, Michael e Alan) e hoje todo o grupo se superou. O time que entrar na quadra precisa se doar ao máximo. O Vini, por exemplo, jogou numa posição que não é a sua e foi muito bem. Daqui para frente temos que jogar sempre desta forma e com muita vontade”, afirmou João Paulo Tavares.

- O treinador Alexandre Stanzioni também parabenizou o grupo campineiro pela classificação para a final e elogiou a postura dos jogadores.

- “O resultado de hoje representou a união desse grupo. O time entrou em quadra extremamente motivado e o resultado apareceu. Gostei muito da postura e da superação dos jogadores. No início do jogo, sentimos um pouco de dificuldade no bloqueio, mas depois conseguimos ajustar o nosso saque e o bloqueio e conseguimos a vitória”, disse Stazioni.

- Pelo lado do Minas Tênis Clube, o técnico Nery Tambeiro lamentou o resultado negativo, mas elogiou o adversário e ressaltou o valor de estar na semifinal da Copa Banco do Brasil.

- “O time do Brasil Kirin tem jogadores mais experientes e eles colocaram muita pressão no saque. Quando começou a quebrar o nosso passe, ficamos refém do Escobar. Quando ele passou a ser mais marcado, nós não soubemos mais virar bola para o outro lado. Mas a nossa equipe se portou bem, lutou e não deu. Essa é uma equipe jovem, que tem muito a evoluir. Nós estamos entre as quatro equipes do país e isso é motivo de muito orgulho”, disse Nery.

O JOGO

- O Minas Tênis Clube conseguiu o primeiro ponto da partida. Com dois aces seguidos do cubano Escobar, o time mineiro fez 4/3. Bem no bloqueio, o time da casa virou o marcador (7/6). O set ficou disputado ponto a ponto. Com um erro da equipe campineira, os visitantes abriram dois (12/10). O bloqueio e o saque do time da capital mineira continuaram eficientes e a vantagem subiu para três (17/14). O Brasil Kirin cresceu de produção e encostou (18/17). O cubano Escobar foi o destaque da parcial e o Minas Tênis Clube segurou uma reação da equipe campineira para vencer o primeiro set por 25/21.

- A segunda parcial começou equilibrada. Com muito volume de jogo, o Minas Tênis Clube fez 5/4. O Brasil Kirin passou a sacar melhor e foi para a primeira parada técnica em vantagem (8/7). O ponteiro João Paulo Tavares conseguiu uma boa sequência de saques e o time da casa abriu dois (12/10). Os visitantes voltaram a bloquear bem e deixaram tudo igual (13/13). No segundo tempo técnico, os mineiros tinham um de vantagem (16/15). O atacante João Paulo Tavares novamente desequilibrou no saque e os campineiros empataram (19/19). O time da casa cresceu de produção na parte final da parcial e venceram o segundo set por 25/21.

- O Brasil Kirin voltou com uma substituição para a terceira parcial. Entrou Vini e saiu Baiano. A vitória no segundo set fez bem ao time da casa que fez 4/1 no início do terceiro set. Com um ace do central Luizinho, a diferença no marcador subiu para quatro (9/5). O ponteiro João Paulo Tavares se destacava para os campineiros que abriram cinco (14/9). O central Gustavão conseguiu um rápido ataque pelo meio e o Brasil Kirin fez 20/15. O time da casa seguiu melhor até o final e venceu o terceiro set por 25/18.

- O Minas Tênis Clube veio para o quarto set disposto a levar o jogo para o tie-break e fez 6/4. Bem no bloqueio e, novamente numa boa sequência de saques do central Luizinho, o Brasil Kirin virou o marcador (8/7). Quando o time da casa fez 10/8, o treinador do Minas Tênis Clube, Nery Tambeiro, pediu tempo. Mesmo com as mudanças, o Brasil Kirin seguiu melhor e fez 14/11. Com um ace do cubano Escobar, o time mineiro encostou (14/13). Neste momento, o ponteiro João Paulo Tavares também conseguiu um ace e recolocou os donos da casa em vantagem (16/13). Os campineiros seguraram a vantagem até o final e venceram o set por 25/21 e o jogo por 3 sets a 1.

EQUIPES

BRASIL KIRIN – Sandro, Baiano, João Paulo Tavares, Bravo, Luizinho e Gustavão. Líbero – Pará

Entraram: Vini, Secco e Jotinha

Técnico – Alexandre Stanzioni

MINAS TÊNIS CLUBE – Everaldo, Escobar, Bruno Canuto, João, Otávio e Flávio. Líbero – Luciano

Entraram – Franco, Rodrigo, Petrus e Felipe

Técnico – Nery Tambeiro

TAUBATÉ/FUNVIC-SP VENCEU O SADA CRUZEIRO-MG

- De Campinas (SP) - Após a definição do Brasil Kirin (SP) como primeiro finalista da Copa Banco do Brasil masculina de vôlei, foi a vez do Taubaté/Funvic (SP) assegurar a vaga na grande decisão que acontecerá no próximo sábado (24.01), às 22h, no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP). Na noite desta quinta-feira (22.01), o time do Vale do Paraíba venceu o Sada Cruzeiro (MG) por 3 sets a 1 (26/24, 26/24, 17/25 e 25/23) e garantiu a classificação.

Foto da not?cia- Para chegar a decisão, o Taubaté/Funvic enfrentou dificuldades. Depois de muito equilíbrio em quadra, o oposto Lorena elogiou o desempenho do seu time. “As duas equipes são muito equilibradas. Foi um jogo difícil, que tem muita marcação, bloqueio alto, saque forte, então foi preciso ter paciência. E a nossa equipe conseguiu isso, principalmente no segundo set”, disse Lorena

- O técnico Cézar Douglas também valorizou o resultado positivo conquistado nesta noite. “Foi uma vitória na hora certa. Criou-se muita expectativa para que isso acontecesse e tivemos um grande aprendizado na Superliga, contra eles. Hoje, a nossa equipe soube usar essa experiência contra o Sada. Fomos consistentes, jogamos com a segunda bola, de forma sólida na recepção e isso sustentou mesmo nos momentos ruins”, explicou o treinador do Taubaté.

- Pelo lado do Sada Cruzeiro, o oposto Wallace lamentou a derrota, mas fez questão de parabenizar o adversário pelo resultado positivo.

- “Nossa equipe não fez uma boa partida. O nosso ataque não funcionou e isso acabou dificultando o nosso jogo. O Taubaté/Funvic está de parabéns pela vitória. Nós temos que pensar nas próximas competições e focar na Superliga”, disse Wallace.

O JOGO

- A partida começou com equilíbrio e com as equipes trocando pontos. O placar esteve igual até 4/4. Com ace de Sidão, o Taubaté/Funvic fez 5/4 e, no erro do Sada Cruzeiro, chegou a 6/4. Também com erro do time paulista, os mineiros chegaram ao empate em 7/7. O jogo seguiu equilibrado. Tudo igual novamente em 11/11. A equipe do Vale do Paraíba abriu dois em 13/11. No ace de Leal, o time cruzeirense voltou a empatar (13/13). A disputa permaneceu e Taubaté e Sada estiveram iguais em 17/17. No bloqueio, o time mineiro fez 18/17. A equipe de São Paulo passou a frente em 20/19, mas os cruzeirenses não deixaram o adversário escapar. No ace de Sidão, o Taubaté/Funvic fez 23/21 e o adversário pediu tempo. O set voltou ao empate em 24/24. Depois de muito equilíbrio, no bloqueio, o Taubaté fechou em 26/24.

- O segundo set também começou bem disputado. No ataque de Maurício, o Taubaté/Funvic fez 3/2. No bloqueio de Dante, o time paulista abriu dois em 5/3. O Sada Cruzeiro não permitiu maior reação do adversário e deixou tudo igual em 6/6. Assim como na parcial anterior, esta seguiu com o placar equilibrado. Com Wallace, o time cruzeirense fez 10/9. No bloqueio de Leal, o Sada abriu dois (13/11). E foi com o ponteiro que a vantagem aumentou: 15/12. A diferença caiu em 17/16, mas o Sada Cruzeiro voltou a pontuar e fez 20/18. Neste momento, o Taubaté/Funvic pediu tempo. No bloqueio de Maurício, tudo igual mais uma vez (22/22). Mo ace de Raphael, 23/22 para o Taubaté. Mais um 24/24 deixou a reta final do set emocionante. No bloqueio de Lorena, o time paulista fechou em 26/24.

- Maurício abriu a terceira parcial com ace para o Taubaté/Funvic. Wallace respondeu para o Sada Cruzeiro. No bom saque de Isac, o time mineiro abriu dois de vantagem e fez 5/3. Mas a equipe paulista buscou e, no bloqueio, deixou tudo igual (5/5). No ace de William, os cruzeirenses fizeram 12/10 e o técnico Cézar Douglas pediu tempo. Na sequência, Leal bloqueou e aumentou a vantagem: 13/10. O time de Minas Gerais seguiu melhor e, em boa passagem de Leal no saque, fez 18/12. Quando o marcador apontou 20/13 para o Sada Cruzeiro, o Taubaté/Funvic pediu tempo. A parada não quebrou o ritmo da equipe mineira, que venceu o terceiro set por 25/17.

- A quarta parcial começou melhor para o Taubaté/Funvic que, em boa passagem de Raphael pelo saque, fez 4/2. O Sada Cruzeiro buscou e, com ponto de bloqueio de Isac, fez 4/4. Com Lipe bem no saque, o time paulista colocou boa vantagem ao fazer 8/4. E, com Lorena bem no saque, o Taubaté/Funvic abriu cinco de diferença em 11/6. Quando o Sada reagiu e reduziu a vantagem adversária para 12/9, Cézar Douglas parou o jogo. A equipe paulista seguiu bem e fez 16/12. Quando chegou a 18/13, Marcelo Mendez pediu tempo. Com Sidão, o Taubaté fez 21/15. O jogo voltou a ficar bem disputado. Com Isac bem no saque e o time mineiro bem no ataque, o placar foi para 23/20 e os paulistas pediram tempo. Na volta, bloqueio de Éder e 23/21. No ataque para fora do Taubaté, 23/22. No final, com Lipe, o Taubaté/Funvic fez 25/23.

EQUIPES

TAUBATÉ/FUNVIC – Raphael, Lorena, Sidão, Maurício, Lipe e Dante. Líbero – Felipe

Entraram – Thiago Sens, Rodrigo, Djalma

Técnico: Cézar Douglas

SADA CRUZEIRO – William, Wallace, Éder, Isac, Filipe e Leal. Líbero – Serginho

Entraram – Fernando, Alan, Douglas Cordeiro, Winters

Técnico: Marcelo Mendez

RESULTADOS DOS JOGOS CLASSIFICATÓRIA

PRIMEIRA RODADA - FASE CLASSIFICATÓRIA

SESI-SP                                                                     1 X 3 VÔLEI CANOAS (RS)

ZIOBER MARINGÁ (PR)                                               3 X 1 VOLEISUL/PAQUETÁ ESPORTES (RS)

MONTES CLAROS VÔLEI (MG)                                     2 X 3 UFJF (MG)

SEGUNDA RODADA - FASE CLASSIFICATÓRIA

MINAS T.C. (MG)                                                       3 X 1 VÔLEI CANOAS (RS)

TAUBATÉ/FUNVIC (SP)                                              3 X 0 ZIOBER MARINGÁ (PR)

SADA CRUZEIRO (MG)                                                3 X 2 UFJF (MG)

TERCEIRA RODADA – SEMIFINAL

DIA 22/1/2015 - QUINTA-FEIRA

BRASIL KIRIN (SP)                                                     3 X 1 MINAS T.C. (MG)

SADA CRUZEIRO (MG)                                               1 X 3 TAUBATÉ/FUNVIC (SP)

PROGRAMAÇÃO DO JOGO DA FINAL

QUARTA RODADA - FINAL

DIA 24/1/2015 - SÁBADO – GINÁSIO TAQUARAL, EM CAMPINAS (SP)

22H00 - BRASIL KIRIN (SP)                                         X TAUBATÉ/FUNVIC (SP)

COPA BRASIL DE VOLEIBOL FEMININO

RESULTADOS DOS JOGOS

1ª RODADA – EM CUIABÁ/MT

REXONA-ADES (RJ)                                                        3 X 0 SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE/SÃO CAETANO

SESI-SP                                                                         3 X 0 CAMPONESA/MINAS (MG)

MOLICO/NESTLÉ (SP)                                                     3 X 2 BRASÍLIA VÔLEI (DF)

PINHEIROS (SP)                                                              3 X 0 DENTIL/PRAIA CLUBE

2ª RODADA – EM CUIABÁ/MT

17H30 – REXONA-ADES (RJ)                                            1 X 3 PINHEIROS (SP)

22H00 – SESI-SP                                                             3 X 0 MOLICO/NESTLÉ (SP)

3ª RODADA – EM CUIABÁ/MT

19H00 - PINHEIROS                                                        3 X 2 SESI-SP

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CAMPEÃO:                                                                     PINHEIROS – SP

VICE-CAMPEÃO:                                                              SESI-SP

Fonte:  Confederação Brasileira de Voleibol