11.3.15

CBB E FEDERAÇÃO PARANAENSE DE BASQUETE



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE MARÇO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA MUNDIAL DO RIM
CBB E FEDERAÇÃO PARANAENSE DE BASQUETE
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PARANAENSE VISITA A CBB
- Cada uma das 27 federações filiadas possui sua história e contribui para o desenvolvimento do basquete nacional. Na Federação Paranaense de Basketball (FPB), o presidente Amarildo Ramos da Rosa faz um balanço do basquete do Paraná em 2014 e dos planos para 2015, além de explicar algumas prioridades da sua gestão.
BALANÇO DA TEMPORADA 2014.
- Foi um ano de grandes conquistas dentro e fora das quadras. Realizamos 44 eventos, 39 competições do Sub-12 ao adulto, com um total de 156 equipes e 530 jogos, sendo 338 no masculino e 192 no feminino. Nos Brasileiros de Base organizados pela CBB, as quatro Seleções do Paraná terminaram entre as primeiras colocadas: bronze no Sub-15 e Sub-17 feminino, quarto no Sub-15 masculino e quinto no Sub-17 masculino.
QUAIS AS COMPETIÇÕES QUE MAIS SE DESTACARAM EM 2014?
- O Campeonato Estadual Sub-17 Masculino e Feminino foi um marco para o desenvolvimento do basquete. Com novo sistema de disputa (turno, returno e finais), as 16 equipes (nove masculinas e sete femininas) realizaram 122 partidas de março a novembro. Nos últimos três anos, o Governo do Estado subsidia a taxa de arbitragem da Taça Paraná de Base. Esse apoio estimulou a participação de 62 equipes (33 masculinas e 29 femininas) nas categorias Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-17 nos seis circuitos.
COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO O TRABALHO NAS CATEGORIAS DE BASE?
- Criamos a Taça Paraná para os clubes e municípios terem mais competições. É um torneio aberto a equipes não filiadas. Outra ação é o “Programa de Desenvolvimento do Atleta”, que realiza no início do ano treinos com os melhores atletas do Estado, nas categorias Sub-14 e Sub-15 masculino e feminino, observados no ano anterior pelas comissões técnicas das Seleções de Base. Destacamos também a criação dos Campeonatos Sul Brasileiro de Seleções Sub-13 e Sub-14, que tem como objetivo preparar para os Brasileiros de Base.
E NAS COMPETIÇÕES ADULTAS?
- A Taça Paraná é realizada no primeiro semestre com o objetivo de estimular a participação de equipes que não possuam um maior investimento e clubes não filiados. Em 2014, contou com oito equipes masculinas e três femininas. Já o Estadual é a principal competição, no segundo semestre, reunindo as maiores forças do basquete paranaense. Em 2014, tivemos cinco equipes masculinas e quatro femininas.
OS PLANOS PARA A TEMPORADA 2015.
- Temos duas novidades. A primeira são os Campeonatos Estadual Sub-15 Masculino e o Sub-14 Feminino, que serão disputados em turno, returno e finais. Esse formato irá possibilitar a disputa da competição durante nove meses e irá alavancar o desenvolvimento de nossas equipes e atletas. A segunda é a Taça Paraná de base que será disputada em sistema de circuitos classificatórios e finais e não mais em circuito único. O objetivo do novo formato é possibilitar a maior participação de equipes, pois o gasto será menor nesta fase com viagens.
Fonte: Federação Paranaense de Basquete / CBB