11.3.15

LDB - LIGA DE DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE MARÇO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA MUNDIAL DO RIM
LDB - LIGA DE DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE
Comemoração do Basquete CearenseBASQUETE CEARENSE VENCE FLAMENGO NA DECISÃO E SE SAGRA CAMPEÃO INVICTO
- O Basquete Cearense fez história na noite desta terça-feira. Atuando ao lado de sua calorosa torcida, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o time nordestino consolidou sua invencibilidade e se sagrou campeão da quarta edição da LDB. Na decisão, o esquadrão dirigido pelo técnico Espiga venceu o Flamengo, por 63 a 58, e, de maneira invicta, conquistou o título do maior campeonato de base do basquete brasileiro.
- A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
- Além de fazer história ao se sagrar campeão com 28 vitórias em 28 partidas, o time da capital do Estado do Ceará ainda deu o primeiro título de um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) a um time da Região Nordeste do País. Criado em 2012, o Basquete Cearense participou da LDB pela segunda vez e faz parte do quadro de equipes do NBB desde a temporada 2012/2013.
- O grande destaque da vitória que deu o histórico título aos comandados de Espiga foi o armador Davi Rossetto. Cestinha do jogo, com 29 pontos, sendo 20 deles no segundo tempo, o jogador chamou a responsabilidade e foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da Final.
“Esse título começou há dois anos e meio quando o Basquete Cearense foi criado e alguns jogadores até então desacreditados vieram para cá. Trabalhamos muito durante este tempo todo e espero que esse título não seja o fim e sim o começo de uma grande história do basquete no Nordeste do país”, disse Davi Rossetto.
- Substitutos de Victor Gusmão, que sofreu um estiramento de grau dois na virilha, durante a semifinal contra o Pinheiros, os alas/armadores Lucas e Taddei também tiveram boa participação e deixaram a quadra com 11 pontos cada.
“Esse time me dá muita coisa, mas ao mesmo tempo sei que eles esperam algo de mim. Fizemos um jogo interessante e no segundo tempo senti que precisava chamar a responsabilidade. Ainda mais que não tínhamos o Victor. Mas não fiz nada a mais do que meu papel e estou muito feliz que deu tudo certo”, concluiu Davi.
- Campeão das edições 2011 e 2013, o Flamengo chegou em mais um Final e desta vez ficou com o vice. Na partida decisiva, assim como em todo o campeonato, o grande destaque da equipe foi o pivô Cristiano Felício, com 19 pontos e 20 rebotes. O jogador foi o jogador mais eficiente e também o reboteiro da quarta edição da LDB.
“Não saio feliz, mas saio muito satisfeito. Temos que valorizar o trabalho desse grupo que ao longo da competição foi evoluindo e chegou ao Final Four como quarto colocado e saiu quase campeão. Os garotos lutaram muito até o final e isso me deixa muito orgulhoso”, afirmou o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta.
O JOGO
- Em quatro minutos de jogo, o Flamengo conseguiu abrir dez pontos de frente. Primeiro, Rodrigo converteu duas bolas de três praticamente seguidas e a equipe começou sua arrancada. Depois, Diego e Mingau apareceram bem e a vantagem dos cariocas chegou em 14 a 4. Incomodado com a pouca produtividade de seu time, o técnico cearense Espiga resolveu parar o jogo precocemente e deu resultado. Sem deixar o time carioca pontuar por mais de quatro minutos, a equipe da casa passou a ter mais tranquilidade para atacar e, com destaque para Taddei, consegui cortar a diferença no placar para cinco pontos (18 a 13) ao final do primeiro quarto.
- O nível técnico dos ataques caiu no segundo quarto. A queda de rendimento das duas equipes ocorreu por conta das fortes defesas apresentadas dos dois lados da quadra. Com mais paciência para atacar, o time da casa contou com duas bolas de três pontos certeiras de Lucas e pouco a pouco foi encostando. Poucos segundos antes da pausa para o intervalo, Davi converteu dois lances livres e colocou a equipe nordestina pela primeira vez em vantagem (27 a 26).
- Na volta dos vestiários, o Flamengo rapidamente recuperou a liderança. Com uma forte defesa e o domínio total dos rebotes, a equipe do técnico Paulo Chupeta conseguiu pontuar seguidas vezes em contra-ataques e abriu seis pontos de frente (39 a 33). Só que foi o Basquete Cearense quem partiu para o período final em vantagem (45 a 41). Com belas jogadas individuais, Davi carregou a defesa flamenguista de faltas, foi impecável nos lances livres (9 acertos em 9 tentativas) e foi fundamental para a equipe da casa marcar 12 pontos contra apenas dois dos rivais na reta final do terceiro quarto.
- Dois minutos. Esse foi o tempo que o Basquete Cearense precisou para aumentar sua vantagem para dez pontos (53 a 43), obrigar o técnico flamenguista Paulo Chupeta a parar o jogo e incendiar as arquibancadas do Ginásio Paulo Sarasate. Depois do tempo pedido por seu treinador, o Flamengo até chegou a esboçar uma reação, mas Davi converteu duas bolas de três pontos praticamente iguais e deixou os cearenses com uma diferença confortável (59 a 52), com dois minutos para o fim.RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS
SEGUNDA-FEIRA – DIA 9/MARÇO/2015 – SEMIFINAL – GINASIO PAULO SARAZATE – EM FORTALEZA / CE
18h45 - BASQUETE CEARENSE                                          59X52 PINHEIROS/SKY
20h00 -  FLAMENGO                                                        62x59 WINNER/LIMEIRA
RESULTADOS DOS JOGOS DOS JOGOS DAS FINAIS
TERÇA-FEIRA – DIA 10/MARÇO/2015 – SEMIFINAL – GINASIO PAULO SARAZATE – EM FORTALEZA / CE
16h00 - 3º E 4º - PINHEIROS/SKY                                      60x70 WINNER/LIMEIRA
19h30 - 1º E 2º - BASQUETE CEARENSE                             63x58 FLAMENGO
CLASSIFICAÇÃO FINAL
CAMPEÃO>                                                                    BASQUETE CEARENSE
VICE-CAMPEÃO:                                                             FLAMENGO
3º COLOCADO:                                                               WINNER/LIMEIRA
4º COLOCADO:                                                               PINHEIROS/SKY
Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol