19.3.15

PAN-AMERICANOS JUNIOR DE HANDEBOL EM 2015



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 19 DE MARÇO DE 2015 – QUINTA-FEIRA – DIA DO CARPINTEIRO/MARCINEIRO

PAN-AMERICANOS JUNIOR DE HANDEBOL EM 2015

BRASIL FAZ ÚLTIMA FASE DE PREPARAÇÃO ANTES DO PAN JÚNIOR MASCULINO

- Santo André (SP) - A Seleção Júnior Masculina de Handebol está na reta final de preparação para o Campeonato Pan-Americano, disputado de 24 a 28 de março, em Foz do Iguaçu (PR). A equipe fará a última fase de treinamentos em São Caetano do Sul (SP) e terá também dois amistosos no período. O técnico Hélio Lisboa Justino, o Helinho, contará com um grupo de 17 atletas, que já vem trabalhando há um bom tempo, visando aos próximos compromissos. Desta vez, segundo ele, a ênfase será no sistema defensivo, fator que pode fazer a diferença contra os adversários. 

- A ideia é acertar os últimos detalhes para enfrentar os oponentes da competição. Estão confirmadas as Seleções da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. "Vamos priorizar o trabalho da defesa. Estamos implantando o sistema 5x1, que já é utilizado na equipe adulta e isso requer um pouco mais de treino. É algo que pode facilitar também os contra-ataques e queremos explorar isso", explicou o treinador que já foi um dos grandes destaques do Brasil em quadra.

- Durante a fase de treinamento, a Seleção fará também amistoso nesta quinta(19) contra o TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP). Outro objetivo é também dar sequência ao trabalho que está sendo feito para o Mundial da categoria marcado para este ano. "As questões ofensivas, já temos mais consolidadas. Temos que pensar também no Mundial. Quanto antes aprimorarmos todas essas questões, é melhor para nós", acrescentou Helinho.

- O ponta esquerda Cléber Andrade é um dos mais experientes da equipe, já que sempre faz parte também das convocações para a categoria adulta. Para ele, os últimos dias de trabalho antes do campeonato serão essenciais. "É uma fase muito importante porque quando acabar, já teremos o Pan pela frente. Acho que será uma etapa muito intensa de treinos e vamos acertar detalhes. O bom é que o nosso grupo já se conhece e tem um entrosamento legal. Alguns jogam no mesmo clube e isso facilita quando estamos com a Seleção."

- O jogador, que atua no clube paulista TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté e foi campeão da Liga Nacional por dois anos consecutivos, acredita no potencial do grupo. "Estamos trabalhando bem forte desde o ano passado. As duas competições que temos esse ano são muito importantes para a nossa Seleção Júnior. Acredito que quando chegar a hora, estaremos prontos para mostrar todo o trabalho que vem sendo feito", finalizou.

- Após uma semana de treinos, a equipe viaja diretamente a Foz do Iguaçu no dia 20. O Pan-Americano tem início no dia 24 e vai até 28 de março. A competição é classificatória para o Campeonato Mundial. 

SELEÇÃO BRASILEIRA JÚNIOR MASCULINA

Goleiros - Gabriel Pedro Silva de Souza (Metodista/São Bernardo-SP), Marcos Vinícios Colodeti (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).

Armadores - Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo César Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Vinicius Inoue Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo Felipe Sampaio Santos (EC Pinheiros-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (CAIC/GHC/UFPI-PI) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).

Centrais - Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP) e Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).

Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fernando Pereira Leite (Metodista/São Bernardo-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).

Pivôs - Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Luiz Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (FAB/Vila Olímpica-RJ).
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol