19.5.15

PARANAENSE DE HANDEBOL JUVENIL SUB-18



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 19 DE MAIO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO DEFENSOR PÚBLICO

PARANAENSE DE HANDEBOL JUVENIL SUB-18

DISPUTAS EQUILIBRADAS DEFINEM CLASSIFICAÇÃO À SEGUNDA ETAPA

- Com confrontos equilibrados terminou no domingo (17) a primeira etapa classificatória do Campeonato Paranaense de Handebol Juvenil Sub-18, promovido pela Liga de Handebol do Paraná, em Toledo. Em dois dias de competição, as equipes deram uma prévia de como será difícil chegar ao topo do pódio. Juntas marcaram 1326 gols em 31 partidas disputadas.

- Quatro times competiram em grupo único na Chave Prata. Com seis pontos, Castro lidera a tabela de classificação, seguido de Rondon, com quatro, Jussara, com dois, e Paranaguá/FundEsportes/Ahpa não pontuou nesta fase da competição. As seleções femininas de Arapongas/Ahandara/CEEM e Santo Antônio do Sudoeste se encontram na segunda etapa para a disputa de melhor de três pontos. Os campeões da Divisão de Acesso serão conhecidos entre os dias 25 e 26 de julho, em Cascavel.

- Sem nunca ter jogado a modalidade, o time jussarense treina junto apenas cinco meses e já mostrou que tem capacidade para chegar longe no Paranaense. “Iniciamos o trabalho com os atletas em fevereiro, então ainda falta maturidade pra equipe, apesar de que fizemos bons jogos com equipes que estão há muito tempo jogando. Os nossos jogadores começam bem, mas no decorrer do jogo o desempenho cai, com isso nossos adversários conseguem uma vantagem que é difícil alcançar. Na preparação à próxima etapa vou trabalhar melhor o fator psicológico, para que o time tenha um bom rendimento durante todo o jogo”, declara o técnico, Anderson Jacomini Menezes.

CHAVE OURO

- Na Chave Ouro, 20 equipes disputam o título estadual, divididas em dois grupos em cada naipe. Após a primeira etapa, o time feminino de Santa Maria/Caio/Mion/Cascavel garantiu quatro pontos ao vencer as duas partidas que disputou, assumindo o topo da classificação do grupo A, colado com a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, que acumula a mesma pontuação, mas pelo saldo de gols ficou com o 2º lugar. Na sequência, com dois pontos está a Prefeitura de Iporã e a Prefeitura de São José dos Pinhais, enquanto o selecionado de AFHJA/Jardim Alegre Handebol ficou na 5ª colocação, sem pontuar.

- E no grupo B feminino e A masculino, o elenco de Maringá/Unimed/Unifamma fez dobradinha e segue para a segunda fase de grupos com 100% de aproveitamento. “O grupo se mostrou bem preparado, jogou muito rápido, o que favoreceu a troca de todos os jogadores, mantendo a vantagem no placar”, avalia o treinador da equipe masculina, Eduardo Ponciano Lopes, acrescentando: “Para nós o Campeonato Paranaense serviu também de preparação para as disputas da etapa zonal Paraná do Campeonato Brasileiro Juvenil, que acontece na próxima semana em Maringá”.

- As meninas de Alto Paraná seguem na cola das maringaenses na 2ª posição, com quatros pontos. Os times de ATH/Toledo, Sarandi/SEJUV/LB9 e Astorga Handebol buscam a reabilitação na próxima etapa. Ao passo que no grupo A, os meninos do AhanFoz/SMED/Foz do Iguaçu, ATH/Toledo e Astorga Handebol faturaram quatro pontos, e os sarandienses ao não vencerem nenhuma partida ficaram na lanterna. Por outro lado, o elenco da Fecam/Ahandcam/Grupo Intregrado garantiu o 1º lugar do grupo B, seguido da Prefeitura de Colorado, Alto Paraná, Prefeitura de Arapongas/Ahandara/CEEM e CHC/AC5/Cascavel/Unimed.

- Na Divisão Especial, a competição será realizada em quatro etapas, três classificatórias e a grande final, sendo as duas primeiras realizadas simultaneamente com os confrontos da Divisão de Acesso. A terceira e última fase de grupos acontece de 19 a 20 de setembro, em Iporã. À final está marcada para os dias 03 e 04 de outubro, em Maringá.

ATLETAS DESTAQUES E ARTILHARIA

- A cada partida, a equipe de arbitragem e os técnicos elegem os atletas destaques. Na primeira etapa do Paranaense, 58 jogadores receberam votos, sendo Rafael Bonfim Zampieli, Eduardo Souza e Maryana Vieira Bosio os mais votados. E na briga pela artilharia da competição, Rafael Zampieli (Castro), Brendow Silva Ribeiro (AhanFoz/SMED/Foz do Iguaçu) e Caroline Duarte (Sarandi/Sejuv/LB9) se destacaram e foram os atletas que mais balançaram a rede. A relação completa pode ser conferida no link www.paranahandebollhpr.com/competicoes/sub18-juvenil.

- A competição conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e tem o patrocínio das empresas Kagiva e Caio Eventos.

RESULTADOS – DIA 17/MAIO/2015 – EM TOLEDO - PR

Prefeitura de São José dos Pinhais                  21 x 18 Astorga/Handebol – Feminino/Ouro

AHANDFOZ/SMED/Foz do Iguaçu                    22 x 23 FECAM/AHANDCAM/Campo Mourão – Masculino/Ouro

Prefeitura de Iporã                                          24 x 25 Handebol/Alto Paraná – Feminino/Ouro

Santa Maria/Caio/Mion/ Cascavel                    16 x 14 ATH/Toledo – Feminino/Ouro

ATH/Toledo                                                    22 x 26 P.M. Colorado – Masculino/Ouro

Jussara/Handebol                                           22 x 20 AHPA/Fundesportes/Paranaguá – Masculino/Prata

Prefeitura de São Miguel do Iguaçu                 20 x  18 Sarandi/SEJUV/LB9 – Feminino/Ouro

Prefeitura de Maringá/Unimed/UNIFAMMA       37 x 17 CHC/AC5/Cascavel/Unimed – Masculino/Ouro

Sarandi/SEJUV/LB9                                       19 x 30 Handebol/Alto Paraná – Masculino/Ouro

Rondon/Handebol                                           25 x 26 Castro/Handebol – Masculino/Prata

AFHJA – Jardim Alegre/Handebol                   14 x 19 Prefeitura Maringá/Unimed/UNIFAMMA – Feminino/Ouro

Astorga/Handebol                                          21 x 16 Prefeitura Arapongas/AHADARA/CEEM–Masculino/Ouro

AHPA/Fundesportes/Paranaguá                      19 x 20 Rondon/Handebol – Masculino/Prata

CHAVE PRATA – CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Castro Handebol

2º Rondon Handebol

3º Jussara Handebol

4º Paranaguá/FundEsportes/Ahpa

CHAVE OURO – CLASSIFICAÇÃO FINAL

FEMININO - GRUPO A

1º Santa Maria/Caio/Mion/Cascavel

2º Prefeitura de São Miguel do Iguaçu

3º Prefeitura de Iporã

4º Prefeitura de São José dos Pinhais

5º AFHJA – Jardim Alegre/Handebol

FEMININO - GRUPO B

1º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma

2º Handebol/Alto Paraná

3º ATH/Toledo

4º Sarandi/Sejuv/LB9

5º Astorga Handebol

MASCULINO GRUPO A

1º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma

2º AhandFoz/Smed/Foz do Iguaçu

3º ATH/Toledo

4º Astorga Handebol

5º Sarandi/Sejuv/LB9

MASCULINO - GRUPO B

1º Fecam/Ahandcam/Grupo Integrado

2º Prefeitura de Colorado

3º Handebol/Alto Paraná

4º Prefeitura de Arapongas/Ahandara/CEEM

5º CHC/AC5/Cascavel/Unimed

Fonte: Federação Paranaense de Handebol