26.8.15

PARANAENSE DE HANDEBOL ADULTO CHAVE BRONZE



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 DE AGOSTO DE 2015 – QUARTA-FEIRA
PARANAENSE DE HANDEBOL ADULTO CHAVE BRONZE
SANTA HELENA CONQUISTA TÍTULO ESTADUAL DA CHAVE BRONZE DE HANDEBOL
- Em seu retorno ao cenário de competições estaduais, a seleção de Santa Helena conquistou no domingo (23) o título da Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto, realizado em Ponta Grossa. A vitória por 27 a 21 foi em cima da Prefeitura de Arapongas/Ahandara/Ceem. As duas equipes subiram para a Chave Prata em 2016.
- Com desfalques dos dois lados da quadra, as equipes tiveram que superar seus próprios limites para jogar a final. Determinados a levar o título para casa, fecharam o sistema defensivo, imprimiram velocidade no ataque e apostaram nas bolas altas. De início, o jogo se manteve equilibrado, mas não demorou muito para os santa-helenenses abrirem vantagem sobre os adversários, fechando o primeiro tempo em 14 a 10. Na volta do intervalo, os araponguenses apostaram nas saídas rápidas e nas bolas baixas para surpreender o goleiro, estratégia que não funcionou muito bem, porque a bola teimava em bater na trave ou a percepção do arqueiro impedia a entrada no gol. Apesar de estar atrás no placar, Arapongas se mantinha bem posicionada e corria contra o tempo para diminuir a vantagem dos rivais. Faltando cinco minutos para o final, a equipe do Oeste estava com seis bolas a mais que os rivais, no entanto, o nível da partida exigia muito dos jogadores, que passaram a errar muito nas finalizações, momento que os goleiros foram determinantes e fizeram belas defesas. Aos 28’49 Arapongas conseguiu marcar, em seguida, aos 29’42 Santa Helena fechou o placar em 27 a 21, faturando o título inédito estadual.
- O atleta e diretor de Esportes de Santa Helena, Paulo César Zembrzuski, agradeceu o empenho e dedicação que cada membro da equipe empreendeu para buscar a medalha de ouro e a ascensão à Chave Prata em 2016. “Jogamos com muitos desfalques, sem opção de troca, passamos a jogar no limite, mas conseguimos alcançar o nosso objetivo e isso é o mais importante”, destacou Paulo.
- O jogador araponguense Robson José Fernandes foi eleito atleta destaque da final. “Encerramos nossa participação na competição com a sensação de dever cumprido, estamos muito felizes de ter chegado até aqui, só temos a agradecer pela recepção dos dirigentes de Ponta Grossa e pela organização da Liga de Handebol do Paraná”, disse o técnico-atleta de Arapongas, Levi Xavier.
QUEDAS DO IGUAÇU FATURA 3° LUGAR
- Na disputa de 3° lugar, Quedas do Iguaçu superou Rondon Handebol por 34 a 27, com parciais 17 a 13 e 17 a 14. Para o técnico Sidinei Martins (Sidão), a medalha de bronze é um excelente resultado para o time quedas-iguaçuense, que chegou à semifinal da competição sem perder um jogo. “É uma grande conquista para o handebol de Quedas do Iguaçu, mostramos que não viemos a passeio, honramos as cores da nossa cidade. O handebol da cidade passa por um momento de expansão, necessita de mais investimentos e de pessoas que acreditam no esporte. A prefeitura tem nos dado um apoio importante, agradecemos ao prefeito Edson do Prado, o Jacaré, pois sem o suporte dele não teríamos condições de participar do Campeonato Paranaense”, declara Sidão, e acrescenta: “Agora vamos trabalhar para voltar no próximo ano mais forte e quem sabe brigar pelo título”.
- O jogador Heitor Silvério Grechechen, foi eleito pela segunda vez atleta destaque. Natural de São Carlos do Ivaí, atuou como convidado pela equipe rondonense. “Foi uma honra e uma grande oportunidade defender Rondon no Estadual, competição de alto nível e que reuniu boas equipes. Acredito que podíamos ter ganhado a partida, faltou cabeça, paciência para executar bem os fundamentos, agora vamos treinar mais forte para poder melhor sempre mais”, frisou Heitor.
- Participaram da entrega da premiação o coordenador de Seleções da Liga de Handebol do Paraná, Erivalto Santos de Oliveira, o diretor de árbitros da Associação Paranaense de Árbitros do Paraná (APAH), Leandro Mariot, o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Leopoldo Cunha Neto, a diretora da Liga de Handebol dos Campos Gerais, Margerete Ruppel, o diretor geral da Fundesp, Fabiano Gioppo, o árbitro Emerson Rogério, e o professor José Francisco Alves Macedo (Gaúcho).
- O Campeonato Paranaense de Handebol Adulto conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por intermédio da Liga de Handebol dos Campos Gerais e da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e tem o patrocínio das empresas Kagiva e Caio Eventos.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º SANTA HELENA
2º PREFEITURA DE ARAPONGAS/AHANDARA/CEEM
3º QUEDAS DO IGUAÇU HANDEBOL
4º RONDON HANDEBOL
5º PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
6º FAZENDA RIO GRANDE HANDEBOL
7º ALTO PARANÁ HANDEBOL
DSC SARANDI/SEJUV/LB9
Fonte: SEET - Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná