31.12.15

RIO 2016 - BASQUETE FEMININO - EVENTO TESTE



Rio 2016 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2015 – QUINTA-FEIRA

RIO 2016 - BASQUETE FEMININO - EVENTO TESTE

BARBOSA CONVOCA PIVÔS ERIKA E KARINA JACOB PARA EVENTO-TESTE

- Rio de Janeiro, RJ – O técnico Antonio Carlos Barbosa convocou, nesta quarta-feira (dia 30), as pivôs Érika de Souza (Adana Aski SC / Turquia) e Karina Jacob (Sampaio Basquete / MA) para a disputa do Evento-teste de basquete para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As duas jogadoras irão substituir as pivôs Damiris Dantas (fratura por estresse na tíbia da perna esquerda) e Nádia Colhado (edema ósseo no joelho direito), que se recuperam de contusão e não terão condições de disputar a competição, de 15 a 17 de janeiro.

“Mais uma vez a Érika se colocou à disposição para defender o Brasil, assim como outras atletas. Mas é importante ressaltar que ela já renunciou de outras oportunidades em jogar no exterior para jogar pela Seleção Brasileira. A Érika sempre demonstrou responsabilidade e amor pelo seu país. Para mim a presença dela é sempre motivo de orgulho, já que sua primeira participação na equipe adulta foi comigo na Copa América de 2001”, comentou Barbosa. “A Karina Jacob é uma atleta experiente e vinha sendo convocada pelo Zanon (ex-técnico da seleção brasileira). Esse ano participou da Copa América de Edmonton e dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ambas competições no Canadá”, completou o treinador.

- O Evento-teste será disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, zona oeste do Rio de Janeiro, com as seleções femininas do Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela. Brasileiras e australianas estão classificadas para a Olimpíada, enquanto argentinas e venezuelanas irão disputar o Torneio Pré-Olímpico Mundial da FIBA, no mês de junho de 2016, que irá distribuir as últimas cinco vagas para os Jogos do Rio.

- A Seleção Brasileira se apresenta no próximo dia 6 de janeiro (quarta-feira), às 12h de Brasília, no Tsue The Palace Flat (Alameda dos Anapurus, 1661 - Indianópolis), em São Paulo (SP). A equipe nacional irá treinar em tempo integral, até o dia 11, no Esporte Clube Sírio (Avenida Indianópolis, 1192 – Indianópolis), na capital paulista. A partir do dia 12, os treinos serão no Rio de Janeiro e estão confirmados dois amistosos contra Argentina (12) e Austrália (13).

JOGOS RIO 2016

- Já possuem suas vagas garantidas na competição olímpica feminina: Brasil (país-sede); Estados Unidos (campeã mundial 2014); Sérvia (campeã europeia); Senegal (campeã africana); Canadá (campeã das Américas); Austrália (campeã da Oceania) e Japão (campeã da Ásia). Além do Brasil, país-sede, e dos Estados Unidos, campeões mundiais de 2014, estão garantidos no torneio masculino: Austrália (campeão do Pré-Olímpico da Oceania); Nigéria (campeão do Pré-Olímpico da África); Venezuela (campeão das Américas); Argentina (vice da Copa América), Espanha (campeã da Europa); Lituânia (vice da Europa) e China (campeã da Ásia).

PROGRAMAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO 2016

APRESENTAÇÃO

DATA: 1º DE MAIO DE 2016

TREINAMENTO

1ª FASE: 1º DE MAIO A 20 DE JUNHO DE 2016

2ª FASE: 1º DE JULHO A 4 DE AGOSTO DE 2016

TORNEIO INTERNACIONAL BRASIL

PERÍODO: 14 A 16 JUNHO DE 2016

CAMPEONATO SUL-AMERICANO ADULTO FEMININO

PERÍODO: JUNHO DE 2016 – À CONFIRMAR PELA ABASU

TORNEIO PREPARATÓRIO BRASIL

PERÍODO: 16 A 19 DE JULHO DE 2016

JOGOS PREPARATÓRIOS BRASIL

PERÍODO: 26, 27, 30, 31 DE JULHO E 3 DE AGOSTO DE 2016

31º JOGOS OLÍMPICOS DO RIO 2016

PERÍODO: 5 A 21 DE AGOSTO DE 2016

Fonte: CBB – Confederação Brasileira de Basquete