10.1.16

HANDEBOL - TORNEIO MEMORIAL DOMINGOS BÁRCENAS



CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE JANEIRO DE 2016 – DOMINGO

HANDEBOL - TORNEIO MEMORIAL DOMINGOS BÁRCENAS

BRASIL VENCE A SUÉCIA E FICA NO TERCEIRO LUGAR DO TORNEIO

- Santo André (SP) - A Seleção Masculina de Handebol fechou o torneio Memorial Domingo Bárcenas com vitória. Em partida emocionante, o Brasil venceu a Suécia por 28 a 25 (12 a 16 no primeiro tempo) e ficou com o terceiro lugar no campeonato disputado no Ginásio Poliesportivo de Artaleku, em Irún, na Espanha.

- A partida contra a Suécia começou muito equilibrada. Sempre com vantagem brasileira, as equipes disputavam gol a gol a liderança do placar, com destaques para o central João e para o armador esquerdo Léo. Porém, já no final do primeiro tempo, os europeus conseguiram passar à frente e ampliar a vantagem depois de criar rápidos contra-ataques, fechando o período em 16 a 12.

- Na segunda etapa, o Brasil fez grande apresentação. Os fortes arremessos de nove metros começaram a entrar e deram mais confiança à equipe. Na parte defensiva, o goleiro Maik Santos entrou no jogo inspirado e parou o ataque sueco. Com a marcação encaixada a partir da metade do tempo, a Seleção foi tirando a diferença do marcador até virar o jogo aos 24 minutos, fazendo 26 a 25. Sem deixar o nível cair, o Brasil manteve a forte pegada até o final e fechou a partida em 28 a 25.

- Um dos destaques da Seleção, o goleiro Maik Santos parabenizou a equipe e exaltou a postura do time. "Entramos em quadra com a proposta de fazer um jogo forte contra a Suécia. Apesar de perdemos o primeiro tempo por quatro gols, conseguimos equilibrar as ações na volta do intervalo. Estávamos atentos nos lances cruciais, viramos o jogo e mantivemos o equilíbrio defensivo e ofensivo. A equipe está de parabéns pelo jogo e pela vitória", disse.

- Já o técnico do Brasil, o espanhol Jordi Ribera, elogiou o segundo tempo da Seleção, quando o Brasil fez 16 a 9 nos adversários. "No primeiro tempo a defesa não foi bem, nos sete minutos finais cometemos alguns erros e não conseguimos manter o bom nível de jogo. Já na segunda etapa, conseguimos ter consistência tanto no ataque quanto na defesa. Nos minutos finais roubamos muitas bolas e o ataque foi muito bem, o que foi fundamental para a virada", afirmou. "O campeonato foi bom. Disputamos partidas muito fortes, evoluímos jogo a jogo durante o torneio e terminamos com uma vitória", concluiu o treinador.

- Ainda neste domingo (10), às 10h, Espanha e Polônia disputam o título do torneio Memorial Domingo Bárcenas.

RESULTADOS DOS JOGOS DO TORNEIO

DIA 8/1/2016 - SEXTA-FEIRA – NA ESPANHA

BRASIL                                                           23 X 27 POLÔNIA

ESPANHA                                                       32 X 22 SUÉCIA

DIA 9/1/2016 - SÁBADO – NA ESPANHA

POLÔNIA                                                        28 X 26 SUÉCIA

BRASIL                                                           30 X 37 ESPANHA

DIA 10/1/2016 - DOMINGO – NA ESPANHA

3º / 4º - BRASIL                                               28 X 25 SUÉCIA

DIA 10/1/2016 - DOMINGO – NA ESPANHA

FINAL -10h – ESPANHA                                   X POLÔNIA

SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA

Goleiros: Luiz Ricardo Miles "Rick" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP) e Rangel da Rosa (Vila de Aranda - Espanha).

Pontas: André Martins Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Fábio Chiuffa (BM Guadalajara - Espanha), Felipe Borges (Montpellier Handball Aglomeration - França) e Lucas Candido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).

Armadores: Guilherme Valadão (BM Granollers - Espanha), Haniel Langaro (Esporte Clube Pinheiros - SP), José Guilherme de Toledo "Zé" (Wisla Plock - Polônia), Leonardo Santos "Léo" (Ademar León - Espanha), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda - Espanha) e Thiagus Petrus Santos (MOL-Pick Szeged - Hungria).

Centrais: Henrique Teixeira (BM Granollers - Espanha) e João Francisco da Silva (Chambery Savoier - França).

Pivôs: Ales Silva (Ciudad de Guadalajara - Espanha), Rogério Moraes (THW Kiel - Alemanha) e Vinicius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).

COMISSÃO TÉCNICA 

TREINADOR: JORDI RIBERA

ASSISTENTE TÉCNICO: WASHINGTON NUNES

TREINADOR DE GOLEIROS: DIOGO CASTRO

PREPARADOR FÍSICO: LUIZ ANTÔNIO LUISI TURISCO

FISIOTERAPEUTA: GUSTAVO BARBOSA

MASSOTERAPEUTA: JOÃO BATISTA DA SILVA

SUPERVISOR: CÁSSIO MARQUES

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol