10.1.16

RIO 2016 - CONTROLE DE DOPAGEM


Resultado de imagem para RIO 2016 - CONTROLE DE DOPAGEM WADA LOGOS
Logo Olimpíadas Rio 2016 e Paralimpíadas Rio 2016 - Agência Tátil
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE JANEIRO DE 2016 – DOMINGO

RIO 2016 - CONTROLE DE DOPAGEM

LISTA DE PROIBIÇÕES DA WADA PARA RIO 2016 VIGORA EM DIA 1º DE JANEIRO

- A lista oficial das substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) para os Jogos Olímpicos de 2016 entra em vigor no dia 1º de janeiro. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) será a responsável pela fiscalização do cumprimento das regras em parceria com o Comitê Rio 2016.

 “Nos Jogos, nós forneceremos a estrutura. A ABCD entra com o pessoal”, explicou Eduardo De Rose, gerente geral dos Serviços de Controle de Doping dos Jogos, ao portal Rio 2016. “Vamos fazer aproximadamente 5.500 controles de doping durante os Jogos."

- Para cumprir com rigor as proibições, a ABCD traduziu a publicação da Wada com as substâncias de uso proibido nas competições.

- De Rose explicou que durante os Jogos Olímpicos, os atletas serão submetidos a exames surpresa. "Quanto mais bem-sucedido o atleta, mais analisado ele será. A Wada tem uma lista de destaques do esporte mundial que são monitorados de perto e podem ser submetidos a exames surpresa", contou.

"Em caso de resultado positivo, a entidade responsável pelo exame é notificada e aí é conhecida a identidade do atleta flagrado. Ele tem direito à defesa e a pedir o exame da contraprova, que é a análise do conteúdo do segundo recipiente com amostra de urina ou sangue coletado no dia do exame antidoping", continuou.

- Questionado pelo portal sobre o procedimento a ser realizado quando o atleta alegar ter consumido um alimentado contaminado sem ter consciência disto, o gerente acrescentou: "Ele é responsável por tudo o que consome. Segundo a ABCD, dizer que não houve intenção, culpa, negligência ou qualquer outra justificativa não elimina a violação das regras antidopagem. No entanto, a prova de que a contaminação não foi proposital pode diminuir a punição."

Fonte: terra,com