10.6.16

SEET - TOCHA OLIMPICA NO PARANÁ

http://bandnewsfmcuritiba.com/wp-content/uploads/2016/04/tocha-jogos-olimpicos-2016.jpg

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE JUNHO DE 2016 – SEXTA-FEIRA
SEET - TOCHA OLIMPICA NO PARANÁ
Autoridades
ESTADO E MUNICÍPIOS DEFINEM O REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA NO PARANÁ
- Secretários de Estado, diretores de autarquias e empresas públicas, prefeitos e representes dos municípios que receberão o revezamento da tocha olímpica no Paraná realizaram nesta quarta-feira (08) a segunda reunião ampliada de planejamento das ações que serão desenvolvidas para comemorar a passagem do símbolo olímpico nas cidades.

- Coordenador do grupo de trabalho, o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, reforçou o posicionamento do governador Beto Richa em colocar a estrutura do Estado à disposição dos municípios. “É um evento muito importante do ponto de vista esportivo e turístico. Por isso o esforço em trabalhar em parceria com os municípios e auxiliar no que for preciso”, disse.

“AÇÕES – Coordenador das forças de segurança que atuarão antes e durante o evento, o major Adilson Correa, da Polícia Militar, apresentou aos prefeitos e secretários o plano de ação. Toda a rota a ser percorrida pela tocha está mapeada e organizada para recepcionar os condutores e espectadores. Já o coordenador de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari, afirmou que todos os Núcleos Regionais de Educação estão sendo orientados a participar das comemorações com atividades esportivas, artísticas, históricas e culturais. No dia da chegada da tocha ao Paraná, 28 de junho, todas as 2.160 escolas do Estado farão uma mobilização em homenagem às Olimpíadas.

- O secretário Douglas Fabrício lembrou que muitos estudantes são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná e recebem incentivos financeiros para a prática do esporte. “Desde que o programa foi criado pelo governador Beto Richa, já foram investidos mais de R$ 20 milhões no apoio aos nossos talentos esportivos”, disse.

- Paulino Mexia, secretário de Meio Ambiente, propôs uma parceria com o programa Ciclo Paraná, desenvolvido pela Pasta. A ideia é reunir ciclistas para uma atividade nos seis municípios dormitório um dia antes da chegada da tocha. Também está previsto o trabalho conjunto com o município de Ponta Grossa para atividades no Parque Vila Velha.

- O secretário de Comunicação, Márcio Villela, também reafirmou a importância do evento para o Paraná. “A responsabilidade que passamos a ter com um evento dessa magnitude é muito significativa, por isso, a secretaria de Comunicação está à disposição dos municípios para potencializar a passagem da tocha e dar destaque ao que cada município tem de bom”, comentou.

MUNICÍPIOS

– Prefeito de Fazenda Rio Grande, que receberá a tocha no dia 15 de julho, Márcio Wozniack, agradeceu o apoio do governo. “Agradeço o governador Beto Richa pelo apoio no revezamento e pelo incentivo ao esporte. Nós abraçamos essa oportunidade com carinho e dedicação. Receber a tocha foi um presente para continuarmos investindo no esporte”, afirmou. O mesmo sentimento tem o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin. “O que vale é incorporar o espírito olímpico e esse momento histórico para Matelândia”, comentou.

- O prefeito de Céu Azul, Jaime Basso, lembrou que há três meses o município se prepara para o evento. Também agradeceu o apoio do Estado. “No Paraná, trabalha-se com tranquilidade e nós vemos as coisas acontecendo”, disse. O prefeito de Realeza, Milton Andreolli, que recebe o revezamento no dia 02 de julho, disse que a estrutura oferecida pelo Estado vai auxiliar nas festividades. “Estamos convidando os municípios vizinhos a participar. Queremos dividir esse momento”, afirmou.

“É um evento que, provavelmente, nós aqui desta sala não veremos mais no Brasil. As Olimpíadas levaram 120 anos para chegar ao país. Aproveitem isso para a história de seus municípios”, concluiu o secretário Douglas Fabrício, ao lembrar que é a primeira vez, desde a retomada dos jogos olímpicos em 1986, que o país sedia a competição.

Fonte: SEET – Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná