26.6.17

HANDEBOL - PANAMERICANO FEMININO DE SELEÇÕES



- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 de JUNHO de 2017 - SEGUNDA-FEIRA -
HANDEBOL - PANAMERICANO
FEMININO DE SELEÇÕES
BRASIL VENCE A ARGENTINA E É CAMPÉÃ NO PAN
- Da Redação, Buenos Aires (ARG) - É ouro! Vinte anos após o primeiro título, o Brasil conquistou, neste domingo (25), seu décimo troféu do Campeonato Pan-Americano Feminino Adulto de Handebol. E o gosto foi especial. A seleção derrotou a Argentina por 38 a 20 (18 a 8 no primeiro tempo) na casa das adversárias, em Buenos Aires, no ginásio Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester.
- A medalha, alcançada com seis vitórias em seis jogos (EUA, Colômbia, Paraguai e Porto Rico na fase de grupos e Uruguai na semifinal, além da Argentina), vem para consolidar esse momento de renovação da equipe brasileira. O time que competiu no Pan conta com atletas campeãs mundiais em 2013 e jovens talentos, que prometem continuar dando muitas alegrias para seu País. O treinador Sérgio Graciano comemorou a conquista.
“Muito feliz. Quem acompanha o handebol feminino, já pôde notar alguma mudança. São meninas muito experientes, que vieram querendo ganhar esse título. Mas elas compraram a ideia de uma filosofia nova, diferente... nem melhor, nem pior..só diferente. Jogaram bem soltas e determinadas. Defensivamente, foram monstras. Ninguém entrou na linha de 9 metros sem ter contato. Absorveram muito rápido o que a comissão técnica pediu."
- Capitã, a goleira Babi elogiou as companheiras. " Algumas pessoas duvidaram de como seria esse grupo. Estou muito feliz. Todas tiveram seu tempo em quadra, mostramos que temos muito potencial para chegar longe. O trabalho foi como tinha que ser e o título é muito merecido."
O JOGO
- As brasileiras não deram chances às rivais desde os segundos iniciais. O primeiro ataque argentino parou na defesa do Brasil. Babi saiu com a bola em velocidade, lançando direto para a ponta Samira abrir o placar. Com dificuldade para atacar, as donas da casa não conseguiam usar as pontas, forçavam pelo meio e erravam arremessos em sequência.
- Do outro lado, o Brasil roubava as bolas e saia em contra-ataques rápidos. Ana Paula, muito bem no jogo, encontrava espacços onde não tinha e ultrapassava a forte marcação. Deonise fez o primeiro gol do segundo tempo e Jéssica substituiu Babi no gol, mantendo o ótimo desempenho da companheira, com uma defesa atrás da outra.
- Quatro jogadoras do Brasil foram escolhidas para a seleção do torneio: Babi, Duda, Jéssica Quintino e Samira, que também ganhou o troféu de melhor jogadora. E Babi protagonizou um momento emocionante: cedeu seu prêmio de melhor goleira à companheira de traves Jéssica. "Para mim, foi uma competição difícil, fisicamente. E ela, quando precisou, defendeu muito. Dei meu lugar na premiação porque não acho que a melhor fui eu."
Gols do Brasil:  Samira Rocha (6); Tamires Araújo (2); Ana Paula (6); Jéssica Quintino (3); Tamires Costa (1); Duda (artilheira do jogo, com 7); Amanda Caetano (2); Mayra Fier (1); Dayane Pires (2); Deonise (5); Mariana Costa (2); Patrícia Silva (1).
20 ANOS ATRÁS...
- Esse caminho de ouro no torneio continental começou a ser trilhado em 1997. Naquele ano, depois de três bronzes, o Brasil conquistou seu primeiro título no Campeonato Pan-Americano Feminino Adulto de Handebol, na edição disputada em casa, em Poços de Calda (Minas Gerais).
- Zezé Sales, uma das maiores jogadoras de handebol do Brasil na história, estava na equipe que levantou o troféu há 20 anos. Hoje, é integrante do Comitê Esportivo de Apoio ao Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), representando a categoria dos ex-atletas. Ainda vive do handebol e, agora, se emociona com mais esta conquista de seu País.
“Fico muito feliz vendo, hoje, o quanto o handebol brasileiro cresceu. Plantar é muito importante, mas regar e fazer o melhor para colher é ainda mais. É uma emoção maravilhosa relembrar momentos marcantes e comemorar o título de hoje. Ainda vivo do handebol e sinto todos como se fossem meus", comemorou a ex-armadora.
- O Brasil tem domínio absoluto na história do Pan-Americano, que teve sua primeira edição disputada em 1986. Além dos dez títulos, tem, também, uma medalha de prata e três de bronze, enquanto a Argentina conquistou apenas um ouro no torneio continental até hoje e soma, agora, seis pratas pratas e dois bronzes.
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE SEMIFINAL
SÁBADO – DIA 24 / JUNHO / 2017 – 9º/10º LUGARES - NA ARGENTINA
24.06. 12:00 COLOMBIA                                              28X23 GUATEMALA
SÁBADO – DIA 24 / JUNHO / 2017 – 5º/8º LUGARES - NA ARGENTINA
24.06. 12:00 PUERTO RICO                                         34X23 REPÚBLICA DOMINICANA
24.06. 14:00 CHILE                                                      20X27 EUA
SÁBADO – DIA 24 / JUNHO / 2017 – SEMIFINAIS - NA ARGENTINA
24.06. 16:00 BRASIL                                                   42X23 URUGUAI
24.06. 18:00 ARGENTINA                                             29X19 PARAGUAI

RESULTADO DO JOGO DA FASE FINAL
DOMINGO – DIA 25 / JUNHO / 2017 – 1º LUGARES - NA ARGENTINA
25.06. 16:15 BRASIL                                                   38X20 ARGENTINA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Campeão:                                                                  BRASIL
Vice-Campeão:                                                          ARGENTINA
SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE HANDEBOL
Goleiras - Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP)
Armadoras - Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC), Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França), Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria) e Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).
Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia), Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP) e Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).
Pontas - Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).
Pivôs - Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP) e Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).
Comissão Técnica
Técnico: Sérgio Luiz Graciano
Assistente técnico: Daniel Suarez (Cubano)
Assistente técnico : Cristiano Rocha
Médica: Pauline Bittencourt
Fisioterapeuta: Marina Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Massoterapeuta: Aparecida Rocha
Supervisor: Álvaro Herdeiro
Fonte: Federação Internacional de Handebol