28.4.20

ACADEMIAS - EXIGÊNCIAS PARA ABRIR


Governo do Parana Vector Logo - Download Free SVG Icon ...

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28-ABRIL-2020 – TERÇA-FEIRA * DIA DA EDUCAÇÃO *
ACADEMIAS - EXIGÊNCIAS PARA ABRIR
DECRETO ESTABELE CRITERIOS PARA ABRIr ACADEMIAS


- O Governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou um decreto liberando a reabertura de alguns estabelecimentos, como as academias de artes marciais durante a pandemia do novo coronavírus.
- A TATAME apurou que a publicação da portaria pela Secretaria de Saúde do estado será nesta terça-feira (28) e, provavelmente, o funcionamento das academias já a partir desta quarta (29).
- A notícia gerou um grande debate nas redes sociais de pessoas que são contra e outras que apoiam a medida adotada.
Saiba Tudo Sobre Nika Schwinden, A Tri Campeã Mundial De Jiu Jitsu ...
Nika Schwinden
- A TATAME entrou em contato com Nika Schwinden, que é professora e faixa-preta da Gracie Barra Curitiba. Ela esteve presente na reunião na última semana no Palácio Iguaçu, junto com outras lideranças das artes marciais, além do secretário da Casa Civil, Guto Silva, e outros políticos. O tema foi justamente a reabertura das academias.
- Nika comentou a polêmica nas redes sociais e explicou o que foi passado para os professores no decreto: - Vamos ter que atender um número de situações. O Jiu-Jitsu que a gente conhece não vai acontecer tão cedo. Quando as pessoas julgam a reabertura, elas imaginam o tatame cheio e com todo mundo treinando. Na verdade, não vai ser assim. As aulas permitidas serão de preparação física e drills, mas não será liberado o contato físico - disse a faixa-preta, que seguiu comentando sobre as aulas na Gracie Barra.
"Nossas aulas terão lista, porque poderemos ter dez alunos por período. São muitas exigências. Nós vamos ter que nos reinventar como professores de Jiu-Jitsu neste período. Nossos alunos terão que compreender que é um outro momento. O importante é manter o corpo ativo e em contato com as pessoas de maneira segura. Pessoas que fazem parte do grupo de risco não vão poder participar. Quem mora com alguém que esteja no grupo de risco, vamos orientar que não treine", apontou.
OBRIGAÇÕES QUE AS ACADEMIAS TERÃO QUE SEGUIR
- Número máximo de alunos por 3 ou 4 metros quadrados,
- Uso de máscaras
- Higienização de calçados na entrada
- Álcool em gel em todo o ambiente
- Medição de temperatura corporal
- Intervalo entre aulas para higienização do tatame
- Aulas de drills e condicionamento físico sem contato físico
- Nika também fez questão de enfatizar que é preciso encontrar um equilíbrio entre a saúde e a economia. A faixa-preta citou que no estado, academias já fecharam e outros professores estão passando uma situação delicada para sustentar a família. Ela ainda pontuou dois tópicos para a reabertura.
- Acho que dois pontos nas retomadas das aulas. O isolamento social em si faz muito mal psicologicamente e emocionalmente para as pessoas. Você ter um contato, ainda que mínimo com outras pessoas, pode ser de grande valia. Acredito que o outro ponto positivo é as pessoas buscarem qualidade de vida, que vai ajudar a trazer mais imunidade - disse a faixa-preta.
Fonte: globoesporte.com