28.4.20

JOGOS OLIMPICOS - 2020


Cartazes oficiais dos Jogos de Tóquio 2020 são apresentados ...

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 17 DE ABRIL DE 2020 * SEXTA-FEIRA * DIA MUNDIAL DO HEMOFÍLICO *
JOGOS OLIMPICOS - 2020
SEM VACINA NÃO TERÁ JOGOS OLIMPICOS EM 2021

- A pandemia do coronavírus já provocou o adiamento das Olimpíadas de Tóquio em um ano, mas mesmo em 2021 os Jogos ainda estão ameaçados.
- Sem uma previsão para o controle global do novo vírus, a Associação Médica do Japão (JMA) acredita que vai ser difícil o país sediar as Olimpíadas se uma vacina contra o coronavírus não for desenvolvida antes de 23 de julho de 2021, data da abertura dos Jogos.
Jogos de Tóquio estão ameaçados sem uma vacina contra o coronavírus — Foto: Tomohiro Ohsumi/Getty Images
- Sem uma que vacina efetiva seja desenvolvida, acho que vai ser difícil realizar os Jogos no ano que vem. Não estou dizendo que o Japão deve ou não deve sediar as Olimpíadas, mas seria muito difícil realizar os Jogos sem a vacina - disse Yoshitake Yokokura, presidente da JMA, em entrevista coletiva nesta terça-feira.
- O Japão decretou estado de emergência em todo o país por causa do coronavírus, e Tóquio é o epicentro da pandemia por lá. O Japão já registrou mais de 13,6 mil casos de covid-19 e 385 mortes. Os números japoneses não estão entre os mais elevados do mundo, porém um evento como as Olimpíadas reúne pessoas de todo o mundo, entre atletas, jornalistas e torcedores.
- Estamos vendo de fato um decréscimo no número de novos casos de coronavírus em Tóquio. Gostaria de acreditar que é um decréscimo genuíno, mas ainda estamos encarando uma situação no Japão em que o número de testes é insuficiente. Então acho que temos de esperar para ver como as coisas vão se desenrolar - disse Yokokura.
- O Comitê Organizador dos Jogos já admitiu que os Jogos correm risco mesmo após o adiamento para 2021. Os japoneses não veem chance de um novo adiamento e não trabalham com um plano "B" na manga. Alguns especialistas acreditam que realizar as Olimpíadas com portões fechados, sem a presença de torcedores, pode ser uma solução.
Fonte: globoesporte.com