19.6.20

FUTEBOL - RETORNO DOS ESTADUAIS


Relembre todas as mudanças de escudos da CBF na história  Vector Silhouettes Man And Women Playing Football. Royalty Free ...

* MATÉRIA ATUALIZADA - ATÉ DIA 19-JUNHO-2020 – SEXTA-FEIRA * DIA DO CINEMA BRASILEIRO *
FUTEBOL - RETORNO DOS ESTADUAIS
A MAIORIA DAS FEDERAÇÕES VOLTA EM  JULHO E AGOSTO

- Não há consenso em relação ao retorno dos Estaduais no Brasil ainda em meio à pandemia do novo coronavírus.
- Por causa das dimensões continentais do País, a situação epidemiológica das diferentes regiões brasileiras está em diferente estágios. Isso impede uma unanimidade em relação à volta do futebol.
- Dentre os 26 Estados, mais o Distrito Federal, apenas o Campeonato Carioca voltou ontem - quinta-feira – dia 18 de junho de 2020. O Catarinense também tem data definida para o retorno. Algumas federações do Norte e Nordeste estudam transferir e retomar os Estaduais apenas mais perto do final do ano, numa tentativa de emendar o torneio com o início de uma pré-temporada de 2021.
- A grande maioria, por sua vez, planeja restabelecer os torneios entre metade de julho e o início de agosto. Contudo, dependem do aval das autoridades sanitárias locais. No meio destes emaranhados de decisões autônomas, o Campeonato Amazonense foi encerrado.
CONFIRA SITUAÇÃO DOS ESTADUAIS
REGIÃO NORTE
ACRE
- A Federação de Futebol do Acre (FFAC) se reuniu com os dirigentes dos clubes participantes do Campeonato Acreano de Futebol e apresentou uma proposta para retomada da competição em meados de julho de 2020.
- Um protocolo com as medidas exigidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para a realização das partidas já foi entregue.
AMAPÁ
- A Federação Amapaense de Futebol (FAF) e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) se reuniram para discutir os trâmites necessários para o retorno dos clubes aos gramados pelo Campeonato Amapaense de Futebol
- A decisão dependerá da evolução da pandemia no Amapá.
AMAZONAS
- O Campeonato Amazonense de Futebol foi encerrado em março de 2020.
PARÁ
- A Comissão de Segurança no Combate à covid-19 da Federação Paraense de Futebol (FPF) enviou o protocolo de retomada dos jogos no Campeonato Paraense de Futebol.  
- O documento será analisado pelo governo estadual.
RONDÔNIA
- O Campeonato Rondoniense de Futebol deverá ser retomado apenas em novembro de 2020, segundo a Federação Rondoniense de Futebol (FRF).
RORAIMA
- Ainda não há previsão para a retomada das competições.
- A Federação Roraimense de Futebol (FRF) aguarda a situação epidemiológica do estado melhorar.
TOCANTINS
- Não há previsão de retorno do Campeonato Tocantinense de Futebol.
- Apenas Tocantinópolis, Interporto e Palmas confirmaram que poderão regressar aos gramados.
REGIÃO NORDESTE
ALAGOAS
- Datas para a retomada do Campeonato Alagoano de Futebol ainda são discutidas.
BAHIA
- Clubes baianos esperam a liberação das autoridades sanitárias, para volta dos treinos nos centros de treinamentos.
- Espera-se que o Campeonato Baiano de Futebol seja retomado em julho de 2020.
CEARÁ
- A Federação Cearense de Futebol (FCF) afirma que ainda não há data definida para a volta do Campeonato Cearense de Futebol.
- Contudo, acredita-se que a competição seja retomada junto a última fase do plano de retomada econômica anunciado pelo Governo do Estado do Ceará, prevista para acontecer no dia 20 de julho de 2020.
- As equipes já estão autorizadas a treinar.
MARANHÃO
- A Federação Maranhense de Futebol (FMF) pretende recomeçar o Campeonato Maranhense de Futebol no início de agosto de 2020.
- A volta das sessões de treinamento acontecerá a partir do dia 22 de junho de 2020.
- A retomada da competição, no entanto, dependerá da situação epidemiológica do Maranhão.
PARAÍBA
- A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes que disputam o Campeonato Paraibano de Futebol se reuniram, para discutir a retomada do torneio.
- A FPF e alguns clubes projetam a realização de um complemento do campeonato entre 5 e 26 de julho de 2020.
- Tudo dependerá do aval das autoridades sanitárias da Paraíba.
PERNAMBUCO
- O Governo de Pernambuco autorizou o retorno dos treinamentos presenciais para o último dia 15. O Campeonato Pernambucano de Futebol deverá ser retomado no dia 28 de junho de 2020.
- Contudo, a retomada dependerá da evolução da doença no estado.
RIO GRANDE DO NORTE
- Ainda não há previsão para a retomada do Campeonato Potiguar de Futebol.
- A Federação Norte-rio-grandense de futebol (FNF) estuda restabelecer as sessões de treinamento ainda em junho de 2020, todavia, isso dependerá do aval das autoridades sanitárias locais.
PIAUÍ
- O Campeonato Piauiense de Futebol não será retomado antes do 22 de junho de 2020. O decreto emergencial que proíbe a realização de atividades esportivas foi estendido pelo Governo do Estado de Pernambuco.
- Devido a isso, a competição poderá ser restabelecida em novembro de 2020.
- A ideia seria juntar o torneio estadual com a pré-temporada de 2021.
- Esta saída será discutida no próximo dia 24 de julho de 2020.
SERGIPE
- O Presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, definiu, em reunião com os clubes participantes do Campeonato Sergipano de Futebol, que a competição estadual será restabelecida no próximo dia 25 de julho de 2020.
- A data, porém, está sujeita a alterações conforme a evolução da situação epidemiológica de Sergipe.
REGIÃO CENTRO-OESTE
BRASÍLIA
- Espera-se que o Campeonato Brasiliense de Futebol seja retomado em meados de julho de 2020.
- Clubes que disputam a competição aguardam uma autorização do Governo do Distrito Federal (GDF) para a volta dos treinos nos centros de treinamento.
GOIÁS
- O Campeonato Goiano de Futebol não deverá ser restabelecido em julho de 2020.
- A Federação Goiana de Futebol (FGF) estuda a viabilização de um quadrangular com as equipes da capital.
MATO GROSSO
- O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, já veio a público manifestar que não está disposto a decretar o encerramento do Campeonato Matogrossense de Futebol.
- O secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Alan Kardec, estuda a possibilidade de o torneio ser concluído a partir de outubro de 2020.
MATO GROSSO DO SUL
- Em abril, o diretor de competições da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS), afirmou à TV Morena, que o Campeonato Sulmatogrossense de Futebol deverá ser retomado apenas em julho de 2020.
REGIÃO SUDESTE
ESPÍRITO SANTO
- O presidente da Federação do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, afirmou que este não é o momento de se pensar na volta da primeira e segunda divisão do Campeonato Capixaba de Futebol.
- Portanto, não há previsão de retorno da competição estadual.
MINAS GERAIS
- A Federação Mineira de Futebol (FMF) quer restabelecer o Campeonato Carioca de Futebol no dia 26 de julho de 2020.
- A decisão, porém, irá depender das autoridades sanitárias locais. Cogita-se que as partidas sejam realizadas em uma única cidade. Os confrontos ocorreriam no meio e no final de semana.
- Desta a forma o torneio seria encerrado entre a primeira e a segunda semana de agosto de 2020.
RIO DE JANEIRO
- A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) definiu a volta do Campeonato Carioca de Futebol após forte pressão do Flamengo. Botafogo e Fluminense são contrários ao restabelecimento da competição, que voltou ontem - quinta-feira- dia 18 de julho de 2020.
SÃO PAULO
- O governador João Doria liberou os clubes da primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol para retomar suas sessões de treinamento a partir do dia 1ª de julho de 2020.
- A Federação Paulista de Futebol, no entanto, não se agradou com o anúncio.
- A entidade máxima do futebol de São Paulo afirmou que a data estabelecida pelo governador é "distante" e diz que não há "explicação plausível e científica" para tal decisão. O retorno do torneio ainda não foi discutido.
REGIÃO SUL
PARANÁ
- Na última segunda-feira, a Prefeitura paranaense cogitou realizar a liberação dos treinos. No dia seguinte, o Athletico-PR retomou suas atividades. Contudo, na quarta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba descartou que irá afrouxar as medidas de prevenção à covid-19 e impediu o Furacão de exercer suas sessões de treinamento. É possível que o Campeonato Paranaense de Futebol seja retomado em julho de 2020.
SANTA CATARINA
- A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou a retomada do Campeonato Catarinense de Futebol para o dia 8 de julho de 2020.
RIO GRANDE DO SUL
- Especula-se que o Campeonato Gaucho de Futebol seja retomado em meados de julho de 2020.
Fonte: CBF / globoesporte.com