19.6.20

FUTEBOL - RIO DE JANEIRO - COPA RIO - 2020


Sorteio define confrontos da Copa Rio 2020 | futebol | Globoesporte  Carioca Série B1: Confira os jogos que agitaram a 4º rodada do 2º ...

* MATÉRIA ATUALIZADA - ATÉ DIA 19-JUNHO-2020 – SEXTA-FEIRA * DIA DO CINEMA BRASILEIRO *
FUTEBOL - RIO DE JANEIRO -
COPA RIO - 2020
HOJE - SEXTA - DIA 19/6 TERÁ MAIS UM JOGO
15h30 - PORTUGUESA X BOAVISTA

RESUMÃO – FLAMENGO 3x0 BANGU
- O Campeonato Carioca está de volta. Na primeira partida disputada no país desde o pico da pandemia do novo coronavírus, o Flamengo passou por cima do Bangu no Maracanã: 3 a 0. O duelo foi marcado por protocolos de segurança, como o veto à presença de público e um túnel de desinfecção instalado nas dependências do estádio, por exemplo. Os gols do Fla foram marcados por Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro Rocha.
OS CUIDADOS DA PANDEMIA
- Em primeiro lugar, o Maracanã não pôde receber torcedores nesta quinta-feira, e as arquibancadas ficaram completamente vazias. Todos os profissionais que trabalharam na partida, de jogadores a funcionários do estádio, passaram por um túnel de desinfecção e tiveram suas temperaturas medidas, por exemplo. Até os gândulas trabalharam com tubos de álcool em gel e precisaram higienizar as bolas a todo momento. Isso sem falar do uso das máscaras, que já virou rotina.
CINCO SUBSTITUIÇÕES
- Pela primeira vez no ano, a possibilidade de fazer cinco substituições foi colocada em prática. Tanto Flamengo quanto Bangu realizaram o número máximo de trocas, medida tomada com o intuito de facilitar a vida das equipes durante a pandemia. No Fla, Pedro Rocha aproveitou bem a oportunidade, entrou no segundo tempo e fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.
NOITE DE GARÇOM
- Não, não teve gol de Gabigol na noite desta quinta-feira. Mas o camisa 9 teve boa atuação na partida e deu assistência para gols de dois companheiros. Aos 20 minutos do segundo tempo, ele cruzou na cabeça de Bruno Henrique. E aos 43, entregou na medida para Pedro Rocha fechar o placar no Maracanã. Ele foi o melhor jogador do Fla na partida. Veja todas as atuações.
FLAMENGO NA SEMIFINAL
- Com a vitória, o Flamengo chegou aos 12 pontos, se isolou ainda mais na liderança do Grupo A e garantiu sua vaga na semifinal da Taça Rio - o Boavista, segundo colocado, tem apenas seis pontos. Campeão do primeiro turno, o Fla evitar uma eventual final caso seja campeão também do segundo turno e seja a equipe com o maior número de pontos somando toda a competição.
BOTAFOGO E FLUMINENSE UNEM FORÇAS
- Depois da primeira derrota no tribunal ontem - quinta-feira (dia 18/6) agitada, Botafogo e Fluminense garantem que seguirão na luta para não entrar em campo neste mês de junho, que marcou o reinício do Campeonato Carioca, em razão do quadro da pandemia do novo coronavírus no Estado do Rio de Janeiro – foram mais 274 mortes e 354 casos nas últimas 24 horas. Alinhados na oposição à Ferj, a dupla não descarta ir até à Justiça comum, após esgotar as esferas desportivas, para impedir que os times entrem em campo na próxima semana.
- Sair da esfera desportiva é visto como última medida, já que apostam em melhor sorte no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde esperam reverter a negativa que receberam do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Ambos incluem a opção nos planos, mas evitam falar abertamente sobre Justiça comum para não atrapalhar o processo ou desrespeitar outras instâncias.
TJD-RJ MANTÉM TABELA
- Botafogo e Fluminense entraram com uma ação nesta quinta no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) para não irem a campo na segunda-feira, como marcado pela Ferj no reinício do Campeonato Carioca, e adiarem seus jogos dos dias 22 e 25 de junho para 1º e 4 de julho. Porém, o presidente do tribunal, Marcelo Jucá, indeferiu os pedidos de liminar e manteve a tabela do Estadual.
- Os fundamentos jurídicos lançados pelos clubes requerentes são absolutamente razoáveis, mas se postos em uma balança conjuntamente com a soberana vontade da maioria, não podem pesar mais. Lamento pessoalmente não flexibilização das datas, pois quem mais sofrerá com isso é a competição, contudo, por outro lado, seria absolutamente leviano entender que a vontade expressa por 14 (quatorze) clubes deve ser posta de lado em razão de outros dois – argumentou.
- Por videoconferência, Jucá chegou a participar do arbitral da Ferj com os clubes na última segunda-feira e tentou convencer a todos de entrarem em acordo para evitar o cenário da Justiça. A Procuradoria do tribunal também entrou com pedido para requerer que seja mantida a partida entre Botafogo e Cabofriense na segunda-feira, em ação que foi deferida pelo presidente para o Alvinegro disponibilizar o Estádio Nilton Santos para o jogo, sob pena de multa de R$ 100 mil reais.
- Se Botafogo e Fluminense não entrarem em campo com os jogos marcados, a dupla corre o risco também de a atitude ser considerada como abandono do torneio. Nesse caso, o regulamento geral de competições da Ferj em 2020 prevê severas punições. O artigo 9º §2º diz:
"A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penalizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das Séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da Série C".
COPA RIO - RESULTADOS DOS ÚLTIMOS JOGOS
08.03 FLUMINENSE                   4x0  RESENDE
08.03 VOLTA REDONDA            0x0  VASCO
14.03 BOAVISTA-RJ                  2x0  CABOFRIENSE
14.03 FLAMENGO                     2x1  PORTUGUESA-RJ
14.03 RESENDE                        0x1  MACAÉ
15.03 VASCO                            0x2  FLUMINENSE
15.03 BOTAFOGO                    1x1  BANGU
16.03 MADUREIRA                    2x1  VOLTA REDONDA
QUINTA-FEIRA – DIA 18 / JUNHO / 2020 – QUARTA RODADA
18,06       BANGU                        0X3   FLAMENGO
COPA RIO - CLASSIFICAÇÃO DO 2º TURNO
GRUPO A                                 JOGOS     PONTOS
1      FLAMENGO                       4              12
2      BOAVISTA-RJ                    3              6
3      BANGU                             4              4
4      BOTAFOGO                       3              4
5      PORTUGUESA-RJ              3              3
6      CABOFRIENSE                   3              0
GRUPO B                                 JOGOS     PONTOS
1      FLUMINENSE                    3              9
2      MADUREIRA                     3              6
3      VOLTA REDONDA             3              4
4      MACAÉ                             3              3
5      VASCO                             3              2
6      RESENDE                          3              1
PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS JOGOS
SEXTA-FEIRA – DIA 19 / JUNHO / 2020 – QUARTA RODADA
19.06 15:30 PORTUGUESA        X BOAVISTA
DOMINGO – DIA 21 / JUNHO / 2020 – QUARTA RODADA
21.06 15:45 MADUREIRA           X RESENDE
21.06 16:00 VASCO                   X MACAÉ
SEGUNDA-FEIRA – DIA 22 / JUNHO / 2020 – QUARTA RODADA
22.06 20:00 FLUMINENSE          X VOLTA REDONDA
22.06 17:30 BOTAFOGO            X CABOFRIENSE
QUARTA-FEIRA – DIA 24 / JUNHO / 2020 – QUINTA RODADA
24.06.17:00 FLAMENGO            X BOAVISTA
24.06.17:00 VASCO                   X MADUREIRA
QUINTA-FEIRA – DIA 25 / JUNHO / 2020 – QUINTA RODADA
25.06.17:00 BANGU                  X CABOFRIENSE
25.06.17:00 MACAÉ                  X FLUMINENSE
25.06.17:00 PORTUGUESA        X BOTAFOGO
25.06.17:00 VOLTA REDONDA   X RESENDE
Fonte: Federação Carioca de Futebol