19.11.13

HANDEBOL BRASILEIRO RENOVA

Comitê Olímpico Brasileiro

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2013 * TERÇA-FEIRA
HANDEBOL BRASILEIRO RENOVA
FUTURO DO HANDEBOL BRASILEIRO PASSA PELOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

No handebol, 13 é número de artilheiros- Participar de uma competição escolar e ter a oportunidade de ser observado por membros da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Além dos resultados, da superação e das medalhas, dez alunos-atletas que participam dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, serão selecionados para participar de um training camp de handebol, em janeiro de 2014, na cidade de Blumenau (SC). O projeto funciona como um centro de treinamento para formação de atletas e treinadores.

- Organizado pela CBHb desde 2006, em parceria com as federações e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os acampamentos da modalidade têm a função de aprimorar o trabalho técnico desenvolvido no Brasil, fazer um levantamento da prática do handebol no país e possibilitar a formação de seleções de base com atletas descobertos em início de carreira. Por temporada, mais de 300 atletas são inscritos para participar do programa.

- O supervisor da Seleção Brasileira adulta e um dos responsáveis pelo período de treinamento, Cássio Marques, veio a Belém convidar mais dez alunos-atletas para integrar o grupo. "Estou aqui para observar jogadores que se destacam por porte físico, agilidade, comportamento em situações de estresse causadas pelo campeonato, relação com a torcida, domínio de bola e outros fatores. Os treinadores dos estados nos auxiliam, e os próprios alunos também já que eles nos conhecem. Criou-se uma cultura de acampamentos no Brasil por conta da seriedade do projeto. Um amigo conta para outro e, assim, vários jovens demonstram interesse pelo handebol", informa Cássio.

- Os escolhidos na capital paraense farão parte de um grupo formado por outros 110 atletas pré-selecionados. Dos jovens que participaram dos Jogos Escolares 2012, mais de 15 representaram o Brasil em competições internacionais nas categorias infantil, cadete e juvenil. O projeto é supervisionado pelo treinador da Seleção masculina adulta, o espanhol Jordi Ribera, que já o realizou em outros países. Por questões pessoais, ele não pôde vir ao Pará. 

- Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Fonte: Comite Olimpico Brasileiro