1.2.14

TORNEIO DE GRAMADO SERÁ O 1º DESAFIO PARA ACBF

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 1º DE FEVEREIRO DE 2014 * SÁBADO

TORNEIO DE GRAMADO SERÁ O 1º DESAFIO PARA ACBF
- Atletas da ACBF iniciaram os trabalhos da Pré-Temporada 2014 nesta semana, em Carlos Barbosa

A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) iniciou os trabalhos de Pré-Temporada a todo vapor, com treinos intensivos em espaços internos e também ao ar livre. O primeiro desafio deste ano será a sexta edição do Torneio Cidade de Gramado, onde o clube laranja busca o seu segundo título da disputa.

- O primeiro compromisso está marcado para o dia 17 de fevereiro, quando a ACBF realiza um amistoso beneficente com a equipe do Concórdia Futsal, Concórdia (SC), na cidade de Nova Prata (RS). Será uma promoção da Prefeitura local que reverterá a renda do amistoso para a APAE.

- A estreia em competições na Temporada 2014 será o Torneio Cidade de Gramado, que acontece entre os dias 20 a 23 de fevereiro, na cidade de Gramado (RS). Além da Laranja Mecânica, participam da competição o Maringá Futsal, Maringá – PR, a Assoeva, Venâncio Aires – RS, e a Afusca, Cachoeirinha – RS. O formato da competição se mantem o mesmo, das edições anteriores, com as quatro equipes jogando entre si em turno único. Os dois melhores classificados realizam a final da disputa.

- No dia 8 de março inicia o Campeonato Gaúcho de Futsal – Série Ouro, que neste ano será realizado na primeira metade do ano. A competição será composta por 12 equipes, que se enfrentem todas contra todas em turno e returno, as oito melhores avanças para os play-offs de Quartas de Final em confrontos de ida e volta até definir o campeão. O encerramento da disputa está previsto para o dia 12 de julho.

NOVA METODOLOGIA DE TRABALHO NA PRÉ-TEMPORADA

- Diferente dos últimos anos, na Pré-Temporada 2014 da ACBF teve uma mudança na metodologia de trabalho. Segundo o Preparador Físico da ACBF e da Seleção Brasileira, Harrison Rodrigues, a alteração no formato é um acompanhamento da evolução do treinamento esportivo no alto rendimento: "Anteriormente a pré-temporada era realizada em três turnos diários nas primeiras semanas e neste ano, passamos a fazer em dois turnos. Se tinha a ideia de que a sobre carga inicial fosse dar sustentação para o ano todo, mas na prática isso já não vinha ocorrendo com a ACBF. Sabemos que apenas a pré-temporada não garante um bom nível de condicionamento físico para todo o ano”, explica.

- "Mas é importante salientar que essa redução de volume de trabalho, que visa preservar a integridade física dos atletas, não significa perda de performance ao longo da Temporada”, completa o profissional.

- Os atletas da ACBF realizam também nesta semana as avaliações cardiológicas em esforço e também o VO2 Máximo, teste essencial para a prescrição do treinamento aos atletas. No dia 10 de fevereiro, serão feitas as avaliações isocinéticas, todas realizadas na IME/UCS – Instituto de Medicina e Ciências aplicadas ao Movimento Humano da Universidade de Caxias do Sul (RS).

Fonte: Assessoria da ACBF