2.12.14

CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 2 DE DEZEMBRO DE 2014 * TERÇA-FEIRA – DIA PAN-AMERICANO DA SAÚDE
CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE
PRESIDENTE DA CBAT EXALTA SÃO SILVESTRE POR TRADIÇÃO E CONTINUIDADE
- São Paulo (SP) - O pioneirismo da Corrida Internacional de São Silvestre, disputada pela primeira vez em 1924, foi exaltado por José Antonio Martins Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O comandante da entidade nacional atribuiu à prova de 31 de dezembro a expansão do pedestrianismo no Brasil.
- Disputada ininterruptamente desde 1924, a São Silvestre chega a este ano a sua 90ª edição. Em 2014, a prova começará na Avenida Paulista, na altura da Rua Frei Caneca, e terá a chegada após 15km em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, no número 900.
- “A São Silvestre é a mais tradicional corrida de rua da América Latina e provocou a vinda ao Brasil de grandes astros do atletismo mundial. As milhares de pessoas que participam provam sua contínua importância. Certamente a São Silvestre foi o motor que impulsionou o surgimento de outras provas do gênero”, disse Toninho, como é conhecido o dirigente.
- Em seus primeiros anos, a prova era disputada apenas por atletas masculinos brasileiros. A São Silvestre se tornou internacional em 1945, quando teve corredores sul-americanos convidados. Mesmo assim, o brasileiro Sebastião Alves Monteiro conquistou o título daquele ano. A versão feminina foi criada em 1975.
- “A São Silvestre não deixou de ser realizada mesmo nos difíceis anos da Segunda Guerra Mundial, que teve a participação do Brasil. Grande criação de Cásper Líbero, a prova é um orgulho do atletismo nacional”, afirmou o presidente da CBAt.
- Antes de se tornar comandante da entidade nacional, Toninho presidiu a Federação Paulista de Atletismo por 12 anos. Por isso, acompanhou ainda mais de perto a evolução da São Silvestre.
- “Todo brasileiro em especial os paulistanos têm um carinho especial pela São Silvestre. Eu, como presidente da CBAt e por 12 anos presidente da Federação Paulista de Atletismo, sempre estive muito próximo da corrida, desde sua organização até a grande festa que se renova a cada dia 31 de dezembro”, concluiu.
RETIRADA DE KITS
- A retirada do kit e do chip acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de dezembro das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida – Rua Manoel da Nóbrega, 1361, em São Paulo. O atleta deverá comparecer pessoalmente. Não haverá entrega de kits para terceiros. Não haverá entrega no dia da prova e nem após a mesma.
- A prova deste ano seguirá sendo realizada no período da manhã, com a primeira largada, para corredores cadeirantes, às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, será a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.
- O percurso terá a distância de 15 km, com início na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, próximo ao Museu de Artes de São Paulo, o MASP. Já a chegada acontecerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900 da Avenida Paulista. Mais informações sobre a prova, como detalhes sobre o percurso e postos de apoio, podem ser obtidas no site oficial.
- A 90ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização e organização da Fundação Cásper Libero, através da GazetaEsportiva.Net, com transmissão exclusiva da TV Globo e TV Gazeta. Apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A supervisão técnica é da CBAt, FPA e AIMS, e a organização técnica é da Yescom. O patrocínio é de Caixa, Rexona, Netshoes, Coca-Cola e Fila, com apoio de Montevérgine, Carbup e Café Três Corações.
Fonte: agazetaesportiva.net