2.12.14

JOGOS ABERTOS PARADESPORTIVO DO PARANÁ - PARAJAPs



Jogos Abertos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 2 DE DEZEMBRO DE 2014 * TERÇA-FEIRA – DIA PAN-AMERICANO DA SAÚDE
JOGOS ABERTOS PARADESPORTIVO DO PARANÁ - PARAJAPs
PARAJAPs COMEÇA ESTA SEMANA EM LONDRINA
- A valorização da diversidade esportiva é uma das marcas da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná (SEET). Desde que foi oficialmente criada, em 2011, a SEET tem dado atenção especial a todas as modalidades e segmentos do desporto paranaense. Uma prova disso é a criação dos Jogos Abertos Paradesportivo do Paraná (PARAJAPs), que chega a sua terceira edição. Assim como nos anos anteriores mais uma vez a competição acontecerá em Londrina, entre os dias 4 a 7 de dezembro.
- A cada ano o PARAJAPs tem demonstrado crescimento. Este ano a competição atingirá marca recorde, com mais de 1300 participantes entre atletas, técnicos, dirigentes e comissão organizadora. A maioria das disputas acontece no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) parceira na organização do evento. As modalidades disputadas são: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futsal, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol DI, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, voleibol paralímpico e xadrez.
- A realização do PARAJAPs exige uma série de adequações e cuidados principalmente com relação à acessibilidade. De acordo com o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Diego Gurgacz, todos os requisitos foram atentamente observados pela coordenação do evento. “O Governo do Paraná está preocupado em promover e fomentar o esporte em todas as suas segmentações”, afirma Gurgacz. “Por isso a SEET empenha todos seus esforços para cumprir o que foi determinado pelo governador Beto Richa e o que é exigido para a realização de um evento paradesportivo. A cada ano o PARAJAPs tem passado por um processo de adequação e maturidade na sua organização e este ano não foi diferente. Tenho certeza que mais uma vez será uma grande festa do paradesporto paranaense”, acrescenta o secretário.
- Na segunda edição, em 2013, o alto nível de disputas consolidou de vez a maior competição do paradesporto paranaense, que mesmo sendo recente já serve de referência para o Brasil. Nos dois anos anteriores a delegação curitibana faturou o título geral dos PARAJAPs. Este ano a abertura será realizada na quinta-feira (04), às 19h30, no Ginásio de Esportes João Santana, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). 
Fonte: Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná