8.12.14

PARAJAPs - JOGOS PARADESPORTIVOS DO PARANÁ



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DA JUSTIÇA

PARAJAPs  - JOGOS PARADESPORTIVOS DO PARANÁ

CURITIBA CONQUISTA TRICAMPEONATO

- A delegação de Curitiba conquistou o tricampeonato dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs). O título saiu no domingo (07.12), último dia da terceira edição da competição. Os donos da casa ficaram com a segunda colocação geral e o terceiro lugar ficou com Cascavel. Com a conquista os curitibanos levaram para casa de forma definitiva o troféu ‘Governador José Richa’, premiação concedida a partir deste ano à delegação que conquista três títulos alternados ou consecutivos.

.- Esta foi a maior edição dos PARAJAPs que contou com mais de 1300 participantes de 40 municípios entre paratletas, técnicos, dirigentes e comissão organizadora. O evento teve início com a abertura oficial na quinta-feira (04). Foram disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futsal, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol DI, natação, parabadminton, tênis de mesa, voleibol paralímpico e xadrez.

- Ao final da competição foram feitas algumas avaliações de dirigentes e organizadores. Confira:

- “Para nós é uma imensa felicidade conquistar este tricampeonato. O município tem feito um grande investimento, além disso, temos que agradecer a todos os profissionais que se envolveram no paradesporto e a dedicação dos nossos paratletas. Apesar de ser um segmento bastante competitivo o paradesporto paranaense é uma família muito grande e isso nos orgulha muito inclusive este trabalho que vem sendo feito pela própria Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Tudo que se faz com o paradesporto no Brasil você encontra uma série de dificuldade, tem a questão da acessibilidade, locais para treinamento, deslocamento, por isso temos que parabenizar esses paratletas, pela dedicação deles, pela sensibilidade, realmente é um projeto que nos orgulha muito”, disse o diretor municipal de esportes de Curitiba, Newton Zanon.

- “Não vou negar que no primeiro momento ao receber a responsabilidade das mãos do professor José Alberto de Campos, que foi quem buscou, idealizou e trabalhou para a realização deste PARAJAPs e ao final disso tudo passou a responsabilidade para eu ser o coordenador geral fiquei bastante apreensivo. Mas contando com a equipe de trabalho que nós tivemos para realizar este evento eu estou neste momento muito feliz com os resultados que nós alcançamos aqui. Em algumas conversas com atletas e pessoas que participaram da competição, nós só recebemos elogios, e esta sim é a nossa maior medalha para nós que somos da gestão e entusiastas do paradesporto. Isso tudo nos impulsiona a buscar no ano que vem fazer um campeonato maior e melhor ainda. Em alguns momentos, sozinho, ou diante de atletas acabei me perdendo na emoção e derramando algumas lágrimas pela satisfação de ver hoje uma competição desse nível. Em 1983 nós sonhávamos com isso, mas era um sonho ainda muito distante e mais de 30 anos depois aquele sonho se torna realidade, mas ele continua existindo, pois no ano que vem ele ficará melhor e daqui dez anos o PARAJAPs vai estar realmente consolidado para o comunidade paradesportiva do Paraná. O sonho sempre deve continuar”, comentou emocionado o coordenador geral do PARAJAPs, Mauro Sérgio Fontes.

- “Podemos fazer a melhor avaliação possível desta terceira edição. Foi um evento maravilhoso, coroado de sucesso, não tivemos problemas que pudessem tirar o brilho da competição. É um evento que vem a cada ano que passa recebendo melhorias na qualidade tanto de infraestrutura, como na qualidade dos nível técnico e das equipes. A gente está perseguindo o objetivo de que este seja um evento que contemple a perspectiva do rendimento paradesportivo do Paraná e é uma avaliação ainda empírica, mas com certeza nós já estamos chegando próximo do que a gente quer em termos de rendimento do paradesporto do Paraná. Já estamos trabalhando para o ano que vem pensando em regulamentos, caderno de encargos, a cidade sede de 2015, tudo isso temos que estudar com muito carinho porque é uma competição que necessita de uma logística muito grande”, avaliou o diretor de gestão da área de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, José Alberto de Campos.

- Veja a classificação geral até a vigésima colocação

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º Curitiba 140 pontos

2º Londrina 84

3º Cascavel 74

4º Maringá 51

5º Francisco Beltrão 51

6º Querência Do Norte 36

7º Paranaguá 32

8º Ribeirão Do Pinhal 25

9º Ponta Grossa 23

10º Ibiporã 22

11º Toledo 21

12º Foz Do Iguaçu 17

13º Arapongas 17

14º Apucarana 17

15º Quatro Barras 10

16º Marilândia Do Sul 10

17º Quatro Pontes 8

18º União Da Vitória 6

19º Cianorte 6

20º Paranavaí 5

- Confira a galeria dos campeões geral por modalidade:

ATLETISMO FEMININO

1º Curitiba

2º Londrina

3º Cascavel

Atletismo masculino

1º Cascavel

2º Curitiba

3º Londrina

BADMINTON FEMININO

1º Querência do Norte

2º Londrina

BADMINTON MASCULINO

1º Cascavel

2º Londrina

3º Ibiporã

BASQUETEBOL MASCULINO

1º Ponta Grossa

2º Londrina

3º Curitiba

BOCHA ADAPTADA MASCULINA

1º Curitiba

2º Maringá

3º União da Vitória

BOCHA ADAPTADA FEMININA

1º Curitiba

2º Maringá

3º Paranaguá

PARACICLISMO MASCULINO

1º Londrina

2º Curitiba

3º Maringá

FUTSAL DI (DEFICIENTE INTELECTUAL)

1º Cascavel

2º Curitiba

GOALBOLL FEMININO

1º Curitiba

2º Foz do Iguaçu

3º Sarandi

GOALBOLL MASCULINO

1º Londrina

2º Curitiba

Fonte: Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná