4.1.15

FIBA: BASQUETE 3X3 OLÍMPICO PARA 2020



2014 FIBA 3x3 WC History of FIBA World Cup
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 4 DE JANEIRO DE 2015 * DOMINGO - DIA MUNDIAL DO BRAILLE
FIBA: BASQUETE 3X3 OLÍMPICO PARA 2020
BASQUETE 3X3 OLÍMPICO PARA 2020: "GRANDE ESPERANÇA"
- Após COI flexibilizar inclusão de provas nas Olimpíadas a partir da edição de Tóquio, presidente da Fiba mostra confiança para modalidade ganhar espaço nos Jogos;
04/01/2015 08h00 - Atualizado em 04/01/2015 08h00
Fiba crê em basquete 3x3 olímpico para 2020: "Grande esperança"
Após COI flexibilizar inclusão de provas nas Olimpíadas a partir da edição de Tóquio, presidente da Fiba mostra confiança para modalidade ganhar espaço nos Jogos
basquete brasil torneio 3 x 3 Nanquim Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Thierry Gozzer)- O basquete pode ganhar mais espaço nas Olimpíadas a partir de Tóquio 2020. Há alguns anos, a Fiba (Federação Internacional de Basquete) trabalha para incluir a versão 3x3 do esporte no programa olímpico, mas via como barreira o limite de modalidades impostas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para controlar o tamanho dos Jogos. No entanto, o COI aprovou no último mês uma proposta para flexibilizar a inclusão de provas na edição japonesa, o que fez crescer a esperança da Fiba de contar com o 3x3 nas Olimpíadas.

- Isso foi um passo adiante que nos dá grande esperança de que o Comitê Organizador das Olimpíadas de 2020 irá incluir o 3x3 como um evento do programa olímpico. Nossa meta é fortalecer o 3x3 mundo afora e fazer parte das Olimpíadas - disse o argentino Horacio Muratore, presidente da Fiba, em entrevista à agência AFP.
- O basquete 3x3 já está presente nos Jogos Olímpicos da Juventude desde Cingapura 2010 e foi um sucesso da edição de Nanquim, na China, no ano passado. A modalidade espera contar com o apoio de países com menos tradição na versão 5x5, que assim teriam mais chances de se classificar para as Olimpíadas.
basquete brasil torneio 3 x 3 Nanquim Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Thierry Gozzer)Brasil esteve presente entre os homens e entre as mulheres no basquete 3x3 de Nanquim 2014 (Foto: Thierry Gozzer)
- Nos Jogos da Juventude de Nanquim, países de que você normalmente nunca ouviria falar em um torneio tradicional de 5x5, como Andorra, Iraque, Catar, Guam, pequenos países, agora estão realmente no cenário internacional - disse Muratore.
- Para o Rio 2016, as Olimpíadas terão 306 provas de 28 esportes. A partir de Tóquio 2020, o programa olímpico contará com 310 eventos, sem limites de número de esportes. O basquete 3x3 aparece atrás do basebol e do softbol no páreo pelas vagas nos Jogos nipônicos. Os esportes, que já fizeram parte das Olimpíadas, têm grande popularidade no país. Squash, caratê e patinação sobre rodas também pleiteiam as vagas há anos.
- Como uma das ações de expansão da Fiba, o basquete 3x3 ganhará os holofotes no Brasil no próximo dia 11, quando será realizado o Mundialito da modalidade. O evento, que conta com duas equipes brasileiras, uma americana e uma sérvia, fará parte do Verão Espetacular e terá transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
Fonte: globo.com