29.1.15

RIO 2016 JÁ TEM SEU 1º 'ELEFANTE BRANCO'



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29 DE JANEIRO DE 2015 * QUINTA-FEIRA
RIO 2016 JÁ TEM SEU 1º 'ELEFANTE BRANCO'
PAVILHÃO CIDADE OLÍMPICA ESTÁ PRONTO, MAS TEM SERVENTIA DUVIDOSA
- Faltam 554 dias para o início da Olimpíada do Rio de Janeiro, mas o evento já tem seu primeiro "elefante branco". O tal "elefante" é, na verdade, um pavilhão construído por causa dos Jogos num terreno público exatamente ao lado da Prefeitura e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016. Oficialmente pronto, o espaço não tem qualquer serventia hoje. Tampouco alguém sabe para que ele servirá durante a Olimpíada.
Pavilhão Cidade Olímpica está pronto, mas tem serventia duvidosa na Olimpíada de 2016
- O pavilhão, batizado de Pavilhão Cidade Olímpica, foi construído por iniciativa da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), com recursos captados com um dos patrocinadores da Olimpíada de 2016, a Bradesco Seguros. Recebeu também o apoio administração municipal, que cedeu gratuitamente um terreno para a construção.
- O espaço foi idealizado para servir como um centro de divulgação de projetos olímpicos do Rio. Hoje, entretanto, não passa de um prédio fechado cercado de tapumes.
- Se estivesse funcionando, o pavilhão deveria abrigar pelo menos quatro exposições a relacionadas à Olimpíada do Rio de Janeiro (veja o vídeo do projeto original). Serviria também como o local de exposição da chamada Bandeira Olímpica, flâmula que viaja por cidades-sede dos Jogos Olímpicos e que está no Rio desde 2012.
CONFIRA O PROJETO DO PAVILHÃO CIDADE OLÍMPICA
- Foi justamente em 2012 que começou a construção do tal pavilhão. Inicialmente, foi divulgado que ele seria aberto ao público em 2013. Por causa de problemas na execução da obra, a inauguração foi adiada para 2014.
- O ano de 2014 acabou e o pavilhão não abriu. Segundo a prefeitura, a inauguração do espaço foi novamente adiada, agora para o fim do primeiro semestre de 2015. Quando ele abrir, entretanto, em nada ele terá o que ver com a Olimpíada.
- A prefeitura informou que o espaço abrigará a exposição "Rio 450 Inimaginável - Civilização e Paisagem", que integrará a programação especial de eventos para celebração o aniversário de 450 anos da capital fluminense. Essa exposição ocupará o pavilhão até fevereiro de 2016.
- Aí então, faltando cinco meses para o início dos Jogos, o espaço deve ser utilizado no evento. A prefeitura não informou, porém, qual será a função do pavilhão. Declarou que isso será divulgado "em breve".
- A ACRJ foi procurada na segunda-feira para comentar a situação do Pavilhão Cidade Olímpica e sua utilização. Não respondeu.
- Confira comunicado da prefeitura sobre o Pavilhão Cidade Olímpica:
- A obra do Pavilhão Olímpico já está concluída. O espaço foi incluído em nossas comemorações dos 450 Anos da Cidade e receberá a exposição Rio 450 Inimaginável - Civilização e Paisagem. O projeto museográfico é fruto de uma parceria do Comitê Rio 450 (Prefeitura do Rio) com Firjan, Associação Comercial e apoio da Estácio de Sá. A exposição deve ser aberta até o início do segundo semestre e ficará em cartaz até o final do calendário comemorativo, em fevereiro de 2016. A partir dessa data, ele será utilizado para os Jogos Olímpicos. O formato de sua utilização será anunciado em breve.
Fonte: UOL