20.3.15

FPFS - CHAVE BRONZE - 2ª DIVISÃO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE MARÇO DE 2015 – SEXTA-FEIRA – DIA DE INICIO DO OUTONO
FPFS - CHAVE BRONZE - 2ª DIVISÃO
ARBITRAL DEFINIU OS DETALHES DO EVENTO
- A Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal de 2015 está definido com 17 equipes participantes. Na manhã deste sábado, dia 14, no auditório do SESC, em Guarapuava, representantes dos clubes e da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) se reuniram e decidiram os rumos da competição que serve de porta de entrada para as equipes adultas de futsal masculino no Paraná.
- O encontro iniciou com autoridades saudando os presentes. Logo em seguida, membros dos setores técnicos da FPFS passaram orientações aos representantes das equipes. Na discussão sobre a fórmula da competição, os clubes decidiram adotar a sugestão da Federação e utilizar um formato bem parecido com o de 2014, com três grupos regionalizados na primeira fase, jogando entre si em turno e returno. Os três grupos ficaram dispostos desta maneira:
GRUPO A
ITAIPULÂNDIA,
ANTA TEREZINHA DO ITAIPU
ASS. FUTSAL DE CASCAVEL
MARIÓPOLIS
SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE
MISSAL FUTSAL
GRUPO B
IATE CLUBE LONDRINA
APUCARANA
CAMBÉ FUTSAL
IVAIPORÃ
ASS. ESP. MARINGÁ
TAPEJARA
GRUPO C
ARAUCÁRIA
PIRAÍ DO SUL
TIBAGI
PALMAS ESPORTES
PITANGA FUTSAL
- Quatro equipes de cada grupo se classificarão para a segunda fase, formando duas chaves de seis equipes, jogando entre si em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo da segunda fase avançam aos play offs, quando as equipes vão se afunilando até a decisão do título.
- Uma novidade na fórmula é que, como um dos grupos terá um time a menos que os demais, haverá um percentual de aproveitamento entre todas as equipes para definir a classificação geral da primeira fase. Os melhores classificados na primeira fase terão a vantagem de decidir em casa os play-offs a partir da terceira fase. As quatro melhores classificados ao fim da competição garantem o acesso para a Chave Prata.
- A previsão de início da Chave Bronze é no dia 2 de maio e a previsão de término é no início do mês de novembro. A competição também terá paralizações nas fases regionais e finais dos Jogos abertos do Paraná.
- Os clubes também demonstraram algumas dificuldades para cumprir todas as determinações da FPFS. Um ponto que gerou muita discussão foi sobre a obrigatoriedade do placar eletrônico nos jogos. A maioria decidiu que, neste ano, não será obrigatório o uso do placar eletrônico, mas que, em 2016, todas as equipes deverão estar com os equipamentos instalados em seus ginásios. Por outro lado, também foi definido, para a competição deste ano e para a próxima, que o tamanho mínimo da quadra será de 18m x 36m.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão