10.3.15

LDB - LIGA DE DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE MARÇO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO SOGRO

LDB - LIGA DE DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE

FLAMENGO LEVA A MELHOR SOBRE LIMEIRA E CHEGA À DECISÃO

Cristiano Felício, do Flamengo- O atual campeão está novamente na Final da LDB. No início da noite desta segunda-feira (09/03), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o Flamengo levou a melhor sobre o Winner/Limeira, na prorrogação, pelo placar de 62 a 59, em uma das semifinais da atual edição da maior competição de base do basquete brasileiro.

- A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

- Dono do título da última temporada do campeonato – o clube da Gávea também venceu a primeira edição da LDB –, o time carioca segue na luta por seu terceiro título no Sub-22. Para vencer o duelo frente aos limirenses e chegar à decisão pelo segundo ano seguido, a equipe dirigida pelo técnico Paulo Chupeta precisou segurar uma reação dos rivais e vencer no tempo extra.

- Com 11 pontos de frente no início do período final (53 a 42), os flamenguistas viram os paulistas reagirem e levaram o jogo para a prorrogação. Nos cinco minutos decisivos, no entanto, a equipe rubro-negra teve mais tranquilidade e garantiu passagem à decisão.

“Foi um jogo muito difícil. No intervalo conseguimos melhorar nossa defesa e tivemos um grande terceiro quarto. Só que no último quarto não fomos bem e eles reagiram. Não nos deixamos abalar com a vantagem que perdemos e mantivemos a cabeça no lugar para a prorrogação”, disse o pivô rubro-negro Cristiano Felício.

“Estar na decisão é uma sensação muito boa para nós. Tivemos alguns problemas no início do campeonato e por conta dos compromissos do time adulto jogamos muitas vezes desfalcados. Mas na reta final conseguimos reunir todo mundo novamente e nosso time vem melhorando a cada jogo. Agora falta um último passo para chegarmos ao nosso objetivo”, completou o camisa 21 do Flamengo.

- Depois de um primeiro tempo apagado, Felício teve grande atuação no segundo tempo e na prorrogação e deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 17 pontos e 16 rebotes (17 e 11 nos 25 minutos finais, respectivamente). Outros nomes importante para o êxito dos atuais campeões foram o ala/pivô Mingau, com 14 pontos e nove rebotes, e o ala Diego, responsável por dez pontos, nove rebotes e cinco roubos de bola. Léo, com 11 pontos, também apareceu bem.

- Do lado limeirense, os homens do garrafão foram os principais destaques. O ala/pivô Dú Sommer foi o cestinha da equipe, com 17 pontos, enquanto que o pivô Matheus deixou a quadra com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 rebotes. Por conta de problemas pessoais, o armador Deryk não viajou a Fortaleza e desfalcou a equipe do técnico Jece Leite na partida.

“Para nós só o fato de estar aqui no Final Four já é muito importante. Mas estamos tristes demais com a derrota. Basquete é um jogo decidido nos detalhes e eles foram melhor na prorrogação. Estávamos com a moral alta por conta da reação no último quarto, mas não conseguimos ter um bom desempenho na prorrogação. Agora é manter a cabeça no luagr e vamos com tudo para conquistar o terceiro lugar”, disse Dú Sommer.

- Agora, o Flamengo pega o Basquete Cearense na grande decisão, que acontecerá nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. Por sua vez, Limeira disputará a medalha de bronze contra o Pinheiros/SKY, também nesta terça-feira, às 16h30 (de Brasília), ao vivo no SporTV 3.

BASQUETE CEARENSE VENCE O PINHEIROS E GARANTE VAGA NA FINAL

Comemoração do Basquete Cearense- O Basquete Cearense está na Final da quarta edição da LDB. Dono da melhor campanha da competição, o time nordestino mostrou muita personalidade para segurar uma reação do Pinheiros/SKY no último quarto e vencer a segunda semifinal realizada na noite desta segunda-feira (09/03), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 59 a 52.

- A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

- O adversário da equipe da capital cearense na decisão será o Flamengo, que venceu o Winner/Limeira na outra semifinal. A Final acontece nesta terça-feira (10/03), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2.

- Anfitrião do Final Four da competição Sub-22, a equipe da capital cearense chegou a seu 27º resultado positivo em 27 partidas disputadas e garantiu, de maneira invicta, passagem à decisão da LDB pela primeira vez na história. Para isso, a equipe mostrou cabeça no lugar.

- Depois de abrir 13 pontos de frente no início do período final (49 a 36), o Basquete Cearense viu o Pinheiros emplacar uma expressiva sequência de 13 a 0 para deixar tudo igual (49 a 49), com dois minutos para o fim. Sem perder o controle emocional, os anfitriões do Final Four seguraram os rivais, voltaram a pontuar e garantiram a vaga na decisão.

“Pode parecer clichê, mas a sensação de vencer hoje e chegar à final da LDB significa tudo. É gostoso você fazer o trabalho de formiguinha, passo a passo, detalhe por detalhe, ser recompensado. É tão prazeroso jogar com esse time, que se a final amanhã valesse uma caixa de refrigerante eu já estaria feliz”, comemorou o capitão da equipe nordestina, Davi Rossetto.

“Chegar até aqui, para nós, já é uma grande vitória. Por tudo o que fizemos nessa competição até agora. Mas, sinceramente, a gente quer muito mais”, completou o armador que deixou a quadra com um duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes.

- Com 18 pontos, o ala/armador Victor Gusmão foi o cestinha da partida e comandou a vitória cearense. Além dele e de Davi, outro nome importante da vitória dos donos da casa foi o também ala/armador Taddei, com dez pontos e seis rebotes. Do lado pinheirense, os destaques foram Georginho, com 17 pontos e nove rebotes, e Lucas Dias, com 12 pontos e 11 rebotes.

- O Pinheiros passou pela mesma situação na edição anterior da LDB, quando perdeu para o Minas Tênis Clube na semifinal. Na ocasião, o time da capital de São Paulo fechou a competição com a terceira colocação, superando o UniCEUB/BRB/Brasília, na disputa pelo bronze. Neste ano, o rival dos pinheirenses na luta pelo 3º lugar será Limeira, nesta terça-feira, antes da Final, às 16 horas (de Brasília), ao vivo no SporTV 3.

“É difícil perder assim, porque passamos por essa mesma situação na LDB passada. Não queríamos passar por isso novamente, mas infelizmente aconteceu. A verdade é que tivemos um belíssimo ano e o terceiro lugar, com certeza, vai ser importante para finalizarmos o trabalho dessa equipe”, analisou Humberto.

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS

SEGUNDA-FEIRA – DIA 9/MARÇO/2015 – SEMIFINAL – GINASIO PAULO SARAZATE – EM FORTALEZA / CE

18h45 - BASQUETE CEARENSE                                       59X52 PINHEIROS/SKY

20h00 -  FLAMENGO                                                     62x59 WINNER/LIMEIRA

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DAS FINAIS

TERÇA-FEIRA – DIA 10/MARÇO/2015 – SEMIFINAL – GINASIO PAULO SARAZATE – EM FORTALEZA / CE

16h00 - 3º E 4º - PINHEIROS/SKY                                    x WINNER/LIMEIRA

19h30 - 1º E 2º - BASQUETE CEARENSE                           x FLAMENGO

Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol