10.6.15

PARANAENSE SUB 16 DE HANDEBOL CADETE



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE JUNHO DE 2015 – QUARTA-FEIRA - DIA DA LINGUA PORTUGUESA PARANAENSE SUB-16 DE HANDEBOL CADETE



MARINGÁ CONQUISTA É CAMPEÃ NO FEMININO

 Maringá conquista medalha de ouro do Paranaense Sub-16 no feminino - Com uma campanha brilhante, as equipes femininas da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma e do Colégio Santa Maria/Caio/Mion/Cascavel chegaram invictas na final do Campeonato Paranaense de Handebol Cadete Sub-16, realizado entre os dias 04 e 07 de junho, em Cascavel.

- O ginásio de esportes Adolival Pinan (São Cristovão) recebeu no domingo (07) a partida que definiu a campeã da competição. Determinadas a voltar pra casa com o título estadual que deixaram escapar na edição 2014, as maringaenses mostraram logo no início da partida que seria difícil parar o time, abrindo boa vantagem no primeiro tempo. Sem reação, as donas da casa viam diante dos olhos as rivais dominarem o jogo. Para frear o contra-ataque adversário, o técnico Marcos Galhardo pediu tempo, chamou as pratas da casa para o jogo e o confronto ganhou outra conotação.  As meninas voltaram à quadra, imprimiram velocidade no ataque e encostaram no placar, fechando a primeira parcial em 08 a 10. Contando com o apoio da torcida, a cada bola na rede os aplausos eram instantâneos na arquibancada, motivando o elenco anfitrião a ir pra cima de Maringá, que mesmo com as investidas das donas da casa conseguiram administrar o marcador até o apito final, encerrando o confronto com a vitória por 16 a 12, resultado que colocou a Cidade Canção no topo do pódio.

- Retornando ao cenário de competições após três anos sem disputar o Paranaense Sub-16, o comandante da seleção cascavelense se diz satisfeito com a evolução da equipe, que em seis jogos garantiu cinco vitórias. “Foi um jogo difícil, mas conseguimos ter uma boa atuação frente ao grupo de Maringá, que treina junto há muito tempo, contrário da nossa equipe que foi montada recentemente, ainda o time não está entrosado. Todos os jogos que disputamos, ganhamos na determinação, na vontade de vencer das meninas”, enfatizou Marcos, e acrescentou: “Nosso objetivo foi alcançado, somos a segunda melhor equipe de base do Estado e isso é muito mais do que almejávamos. A medalha de prata representa a força do handebol cascavelense no cenário estadual, resultado do trabalho desenvolvido pelos técnicos locais”, frisou.

- Por sua vez, a técnica campeã Clarice Braga ressaltou o trabalho realizado pela Associação Maringaense de Esportes e agradeceu aos parceiros do projeto. “A conquista do título estadual cadete é resultado de um trabalho que temos feito há algum tempo na Associação Maringaense de Esportes, que forma a base para que possamos ter uma equipe homogênea, forte na defesa e no ataque, então, a medalha de ouro vem a coroar este trabalho. A nossa equipe é nova para a competição, formada por atletas em sua maioria com idade abaixo da categoria, mas que treinou bastante para buscar este título”, destacou Clarice, agradecendo o incentivo da Associação Maringaense de Handebol, a Prefeitura de Maringá, a Unimed e a Unifamma, parceiros do projeto, que conta ainda na comissão técnica com o auxiliar Vinícius Piffer Breschiliare.

- Na decisão da medalha de bronze, Alto Paraná e Santo Antônio do Sudoeste repetiram a final da categoria sub-15 da Copa Paraná, em que a segunda equipe conquistou o 1º lugar. Depois de protagonizarem partidas brilhantes na semifinal, os dois times se encontraram para o “jogo da resseca”, em que as alto-paranaenses superaram as adversárias por 24 a 16 e garantiram o 3º lugar. “Minha equipe se superou nos contra-ataques. Deixamos Santo Antônio afunilado na posse da bola, quando vinham atacar, fazíamos com que perdessem o domínio da bola, gerando contra-ataques que facilitaram para marcar os gols necessários”, conta o técnico Marcos Belini.

- Campeãs da edição 2014, o comandante da equipe afirma que a competição reúne o que há de melhor do trabalho de base no Paraná, o que aumenta cada vez mais o nível técnico dos times participantes, que muitas das vezes é um detalhe que define o placar do jogo. “Não chegamos à final porque jogamos mal, pelo contrário, foi um jogo muito disputado, equilibrado ponto a ponto, faltou o algo a mais que poderia ter definido o placar sem precisar do tiro de sete metros. Por outro lado, a competição está muito forte, com equipes jogando de igual pra igual. O placar da maioria dos jogos é prova de que o trabalho realizado no Estado está se fortalecendo cada vez mais”, ressalta Marcos, agradecendo o apoio da Prefeitura de Alto Paraná e a recepção da organização do evento.

- Eleita atleta destaque da partida, Vanessa Delmondes da Silva, avalia a atuação do grupo. “Não conseguimos defender o título, mas a equipe jogou bem, vamos trabalhar pra melhorar o que erramos no decorrer da competição para que no próximo ano possamos buscar o título”, enalteceu a capitã da equipe, que também foi a artilheira da competição, com 53 gols marcados.

- Estreantes no torneio estadual, a professora Leonilda da Silva destaca o excelente resultado alcançado por Santo Antônio do Sudoeste, que se despediu do campeonato entre as quatro melhores seleções de base do Paraná. “É um excelente resultado. Nosso objetivo era ficar entre as quatro, até porque essa equipe é inteira 2000, ou seja, tudo meninas de 14 e 15 anos disputando com atletas mais velhas, acredito que esta experiência dentro de quadra fez a diferença sobre elas, por serem mais novas”, analisa Leonilda, contando que no próximo ano vai voltar para brigar pelo título. “Ano que vem queremos voltar para brigar pelo 1º lugar, já que as meninas vão estar na idade certa. É uma excelente competição, muito bem organizada, por isso vamos voltar”.

- O Campeonato Paranaense de Handebol Cadete Sub-16 é promovido pela Liga de Handebol do Paraná, e conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e tem o patrocínio das empresas Kagiva e Caio Eventos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL - PARANAENSE DE HANDEBOL CADETE SUB-16 FEMININO

1º PREFEITURA DE MARINGÁ/UNIMED/UNIFAMMA

2º COLÉGIO SANTA MARIA/CAIO/MION/CASCAVEL

3º ALTO PARANÁ HANDEBOL 

4º SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE

5º SÃO MIGUEL IGUAÇU HANDEBOL

6º SARANDI/SEJUV/LB9

7º FECAM/AHANDECAM/CAMPO MOURÃO

8º PREFEITURA DE TOLEDO/ATH/APEF

9º MARILENA HANDEBOL

10º CURITIBA/SMELJ/EPH

11º PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

12º PREFEITURA DE ARAPONGAS/AHANDARA/CEEM

13º PARAÍSO DO NORTE HANDEBOL

14º PREFEITURA DE MANDAGUARI

15º MATELÂNDIA HANDEBOL

16º SÃO CARLOS DO IVAÍ HANDEBOL

FECAM/AHANDCAM/GRUPO INTEGRADO É CAMPEÃO NO MASCULINO
No masculino, Fecam/AhandCam/Grupo Integrado comemora título do Paranaense Sub-16- Depois de ficar nos últimos três anos com a 5ª colocação na classificação final, a equipe masculina da Fecam/AhandCam/Grupo Integrado comemorou no domingo (07) a conquista do título no Campeonato Paranaense de Handebol Cadete Sub-16, promovido pela Liga de Handebol do Paraná, em Cascavel. 
- Com 100% de aproveitamento, o selecionado campo-mourense chegou à final da competição diante do time da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma. Bem posicionado e com uma defesa fechada, a Fecam apostou nos contra-ataques e nas transições rápidas, além disso, contou com uma atuação inspirada do goleiro Matheus Henrique Ferreira de Souza, que fez boas intervenções, garantindo segurança a equipe para que o jogo fluísse. Melhor em quadra, Fecam superou os maringaenses em 30 a 23, resultado que deixou o time da Cidade Canção pelo segundo ano consecutivo com o vice-campeonato.
- Para chegar a este resultado, o técnico Wilson Fernandes (Ralado) conta que foi necessário muito empenho, dedicação e comprometimento com o projeto proposto. A equipe é formada por atletas, com média de idade de 12 a 14 anos, dos colégios Vicentino Santa Cruz, Integrado e do Estadual Antonio Teodoro de Oliveira (Ato), que nesta temporada se reuniu para treinar junto visando competir em alto nível. “O propósito é estar sempre nas cabeças de chave das competições que vamos disputar, porém com o objetivo de sempre treinar primeiro para depois pensar em conquistar algo a mais”, reafirma Fernandes.
- Segundo ele, o time não era favorito, mas mostrou que com planejamento e uma equipe bem treinada é possível alcançar o topo do pódio. “Quando iniciamos na competição não passávamos nem perto dos favoritos, tinham várias equipes bem melhores que a gente, mas durante a competição mostramos o que treinamos, o grupo aceitou a proposta de trabalho, acreditou, foram bem disciplinados técnica e taticamente, mas o fator principal foi a vontade que eles tiveram para ganhar, isso foi superior a tudo”, ressalta o treinador.
- Com tradição na modalidade, o dirigente destaca que a medalha de ouro representa o trabalho desenvolvido na iniciação esportiva com as categorias de base, realizado por ele e pelas professoras Vera e Diva. “Com uma boa fundamentação, é fácil lapidar os atletas quando chegam na fase de competir, porque eles já vêm com uma bagagem técnica”, frisa.
- Conforme Fernandes, os jogadores que integram o elenco campo-mourense têm no currículo títulos dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), dos Jogos da Juventude (etapa nacional dos JEPs) e Sul-Americano Escolares. “É uma geração vencedora, que tem muito ainda a conquistar”, afirma.
- Dono de belas defesas, o goleiro iguaçuense Matheus Henrique Ferreira de Souza foi decisivo em vários momentos do jogo. “Essa vitória prova que o trabalho coletivo é sempre muito bom e deve prevalecer. Agradeço a Deus por ter conseguido fazer boas defesas para ajudar a equipe ser campeã”, declarou Matheus ao final do jogo.
- O próximo compromisso do grupo é a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Juvenil Sub-18 e a fase macrorregional dos JEPs. O time conta com o apoio da Prefeitura de Campo Mourão, do Colégio Integrado, da Expresso Nordeste, entre outros parceiros. “O apoio deles destes investidores é muito importante, sem isso fica muito difícil competir, porque os custos com viagens são altos”, menciona o treinador.
- Na entrega da premiação, Wilson lembrou do atleta Diego Inacio da Silva, que por motivo de trabalho não conseguiu disputar a competição. "Essa medalha é sua também", declarou, entregando a medalha para um dos jogadores da equipe.
BRONZE É DE PARANAGUÁ
- Fora do eixo das regiões Oeste – Noroeste, em que as equipes têm um calendário extenso de competições durante o ano, Ahpa/FundEsportes/Paranaguá chegou ao Estadual de mansinho e conquistou lugar cativo entre as melhores seleções de base do Paraná, ao vencer por 20 a 14 os campeões estaduais de 2014, Prefeitura de Colorado, e garantir o inédito 3º lugar no Paranaense Sub-16. “Pelas condições, até pelo local em que a equipe se situa, que é Paranaguá, uma região em que não tem muitas competições do mesmo nível que o Campeonato Paranaense, pra gente é um resultado que dificilmente vamos conseguir atingir de novo, mas vamos trabalhar muito com a base agora, para que possamos novamente chegar entre os primeiros”, afirma o treinador Flávio Correa de Carvalho.
- Do ano passado pra cá, o selecionado parnanguara avançou seis posições no Paranaense Sub-16, de 9º lugar à 3ª colocação, resultado que melhora o ranking do time e pode garantir a participação do clube do litoral na Copa Paraná em 2016. “Tirar o 3º lugar foi a melhor conquista que podia ter acontecido pra gente, estamos muito felizes pelo nosso resultado. Vamos procurar melhorar ainda mais, porque o nível da competição é muito alto, exige muito trabalho para se manter no pódio”, ressalta Carvalho, acrescentando: “Acredito que com este 3º lugar o nosso ranking melhore e vamos poder disputar a Copa Paraná no próximo ano. Se isso se concretizar, venho com mesma equipe, com um ou outro reforço ou até mesmo com os dois atletas que não puderam vir agora, talvez eu brigue pelo título”, disse confiante o treinador.
- Eleito atleta destaque em cinco das sete partidas que disputou, o armador esquerdo Matheus Henrique Cardoso se sente honrado por vestir a camisa de Paranaguá e fala em tom de despedida, uma vez que seu futuro ainda é incerto, pois recebeu um convite para atuar em um grande clube paranaense e está avaliando a proposta junto com seus pais. “Todo meu time teve uma boa atuação, dava pra buscar o 1º lugar, mas perdemos na semi para Maringá, no entanto, aprendemos muito com as derrotas, vamos voltar a treinar, arrumar os erros porque tem muita competição ainda no ano”, declarou.
- O Campeonato Paranaense de Handebol Cadete Sub-16 é promovido pela Liga de Handebol do Paraná, e conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e tem o patrocínio das empresas Kagiva e Caio Eventos.
CLASSIFICAÇÃO FINAL - PARANAENSE DE HANDEBOL CADETE SUB-16 MASCULINO
1º FECAM/AHANDCAM/GRUPO INTEGRADO
2º PREFEITURA DE MARINGÁ/UNIMED/UNIFAMMA
3º AHPA/FUNDESPORTES/PARANAGUÁ
4º PREFEITURA DE COLORADO
5º PREFEITURA DE TOLEDO/ATH/APEF
6º CHC/AC5/CASCAVEL/UNIMED
7º ALTO PARANÁ HANDEBOL
8º COLÉGIO BITTENCOURT/UNIMED MARINGÁ/MARIALVA
9º SARANDI/SEJUV/LB9
10º RONDON HANDEBOL
11º ECONÔMICA MÓVEIS/PREFEITURA DE CORBÉLIA/HCC
12º PREFEITURA DE ARAPONGAS/AHANDARA/CEEM
13º SAUDADE DO IGUAÇU HANDEBOL
14º JUSSARA HANDEBOL
15º PREFEITURA DE IPORÃ
16º AIH/BOCCHI COMBUSTÍVEIS/SIO/SANTA IZABEL DO OESTE
17º CURITIBA/SMELJ/EPH
18º QUINTA DO SOL HANDEBOL
19º SÃO CARLOS DO IVAÍ HANDEBOL
Fonte: Federação Paranaense de Handebol / Liga de Handebol do Paraná