14.12.15

BASQUETE DE LDB - LIGA DE DESENVOLVIMENTO


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA – DIA NACIONAL DO MINISTÉRIO  PÚBLICO

BASQUETE DE LDB - LIGA DE DESENVOLVIMENTO

PINHEIROS É CAMPEÃO DA LDB

- Com vantagem construída no primeiro tempo, Pinheiros segura reação do Minas, põe fim à invencibilidade histórica do rival em BH e conquista inédito título da LDB

- O EC Pinheiros é o mais novo campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Neste domingo, em partida transmitida ao vivo pelo SporTV 3, a equipe da capital paulista não se intimidou com a torcida adversária, impôs a primeira derrota do Decisão Engenharia/Minas na Arena Minas na história da competição, por 81 a 78, e conquistou o título da edição 2015 do maior campeonato de base do basquete nacional.

- A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de clubes Sub-22 organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

MVP, MVP, MVP

- O protagonista do título do Pinheiros não poderia ser outro. Em mais uma grande demonstração de maturidade e liderança, Lucas Dias brilhou e foi “o cara” da decisão da LDB 2015. Com 26 pontos, dez rebotes (duplo-duplo), três assistências e 30 de eficiência, o craque pinheirense foi eleito o MVP da Final.

A LDB É DELE

- Além do prêmio de MVP da Final e do título, Lucas encerrou a LDB 2015 com o troféu de atleta mais eficiente, com média de 22,8 de valorização por jogo, e cestinha da competição, com média de 19,5 pontos por partida. Também nesta edição, Lucas quebrou seus próprios recordes de pontos, ao marcar incríveis 51 pontos contra o Grêmio Náutico União, e de eficiência, na mesma partida, com 62.

FALA AÍ

“Fizemos um grande jogo. Sem tirar as qualidades do Minas, que fez uma grande campanha, mas acho que entramos mais focados, com mais agressividade na defesa e mostrando que queríamos mais. O Pinheiros está de parabéns, esse time é demais. Lembramos do último jogo contra o Minas, em que entramos desfocados e eles gritando, vibrando em cima da gente. Hoje entramos com a cabeça no lugar e nossa defesa também foi fundamental para essa vitória do título”, comentou o herói da decisão, Lucas Dias.

FIM DA INVENCIBILIDADE

- Antes da decisão, o Minas jamais havia perdido uma partida sequer como mandante na história da LDB. Eram 27 vitórias em 27 partidas, mas o tabu foi quebrado justamente no confronto que valeu o título da edição 2015 do campeonato.

COMEÇO FULMINANTE

- Restando exatamente cinco minutos para acabar o primeiro quarto, Pedro Macedo converteu dois lances livres e colocou o Minas em vantagem, por 11 a 10. No entanto, a equipe da casa só foi pontuar de novo com pouco mais de seis minutos no cronômetro do segundo quarto, ou seja, quase nove minutos sem um ponto sequer. Neste meio tempo, o Pinheiros fez 17 pontos sem resposta dos mineiros e abriu 16 tentos de frente (27 a 11).

REAGIU

- Depois do baque, o Minas reuniu suas forças e mudou o panorama da partida. Ganhando moral pouco a pouco através da defesa forte e rápida saída dos contra-ataques, o clube de Belo Horizonte emplacou uma corrida de 13 a 1 em pouco mais de dois minutos e cortou a diferença para quatro pontos (28 a 24) e voltou para o jogo.

COM EMOÇÃO

- Apesar da reação minastenista, o clube de São Paulo rapidamente recuperou a boa margem e ficou sempre com vantagem entre oito e dez pontos. O jogo permaneceu assim até o início do último quarto, quando o Minas aprontou mais uma reação e deixou o duelo emocionante de novo ao cortar a diferença para um ponto (62 a 61).

SEGUROU E LEVOU

- A reação dos donos da casa não ganhou combustível, e em pouco menos de dois minutos a vantagem do Pinheiros voltou a ficar próxima dos dez pontos. Mas o Minas não jogou a toalha. Pouco a pouco, os donos da casa foram crescendo e, já no minuto final, cortou a diferença para apenas dois pontos (78 a 76) e incendiou a torcida presente na Arena Minas. Nos segundos finais, o Minas teve a chance de empatar e até virar o jogo, mas falhou na finalização e viu os pinheirenses ficarem com a bola e confirmarem a vitória.

“X FACTOR”

- Atleta mais velho do elenco do Pinheiros, o ala Gustavo Scaglia, de 22 anos, é dono de uma enorme qualidade individual, mas sua principal virtude talvez seja priorizar o jogo coletivo. Nesta decisão, não foi diferente. Sempre voluntarioso e maturo, o jogador registrou números pra lá de expressivos, mesmo sem forçar situações no ataque: 16 pontos, seis rebotes, duas bolas roubadas e 21 de eficiência.

APARECEU E RESOLVEU

- Humberto pode não ser o mais velho do time, mas é um dos mais antigos no elenco Sub-22 da equipe. Jogador do Pinheiros desde a primeira edição da LDB, o camisa 16 apareceu em diversos desfilou toda sua técnica e habilidade na decisão, chamou a responsabilidade em diversos momentos e deixou a quadra com sonoros 14 pontos, seis rebotes e sete assistências.

JOGARAM DEMAIS

- Se do lado do Pinheiros os craques entraram em ação, do lado do Minas não foi diferente. Dominante, o ala/pivô Léo Demétrio guardou 26 pontos, pegou oito rebotes e deu três tocos, números que resultaram em 28 de eficiência. Outro que deu show em quadra foi o ala/armador Danilo Siqueira, responsável por 21 pontos, cinco rebotes, três assistências e dois roubos de bola. Quem também apareceu foi o armador Henrique Coelho, que marcou 12 pontos, seis assistências e três rebotes.

FALA AÍ #2

“Começamos mal o jogo. Eles estavam confiantes nos arremessos de fora, tanto que fizeram 45 pontos no primeiro tempo. Não conseguimos encaixar nosso jogo, mas voltamos pro jogo depois e reduzimos a diferença para um ponto. Mas erramos na defesa e não soubemos virar o jogo e manter uma diferença jogando em casa. Eles tiveram qualidade e méritos por essa vitória”, declarou Léo Demétrio, do Minas.

“Joguei todas as edições da LDB pelo Minas e ainda não conseguimos nosso principal objetivo. Temos que focar nessa inteligência do jogo nos momentos decisivos. Vamos nos focar mais, treinar mais. Nosso grupo está de parabéns. Todo mundo se esforçou muito pra chegar até aqui. Acho que também merecíamos o título”, concluiu o ala/pivô minastenista.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol