10.6.17

HANDEBOL FEMININO - TORNEIO QUATRO NAÇÕES



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE JUNHO DE 2017 - SÁBADO -
HANDEBOL FEMININO - TORNEIO QUATRO NAÇÕES
SELEÇÃO BRASILEIRA FAZ ÓTIMA ESTREIA NO TORNEIO
- Da redação, Santo André (SP) - Foi só o começo de uma nova trajetória para a Seleção Feminina de Handebol e o resultado já foi bastante positivo. Na estreia do III Torneio Quatro Nações, nesta sexta-feira (9), em São Bernardo do Campo (SP), o primeiro compromisso comandado pelo técnico interino Sérgio Graciano, a equipe mostrou muita qualidade e garantiu um placar elástico contra o Chile: 40 a 13 (19 a 8 no primeiro tempo).
- Com uma estratégia diferenciada, o treinador decidiu deixar de fora cinco jogadoras com uma larga história no time, como a goleira Bárbara Arenhart e a armadora Eduarda Amorim. Ao investir em algumas atletas mais jovens e que estão em busca de um posto na Seleção, ele acertou em cheio. Mesmo diante das adversárias que cometeram vários erros de finalização durante a partida, a energia brasileira foi a mesma do começo ao fim.
- Além de dar chance à várias novas convocadas, Graciano também fez um bom rodízio durante o jogo e o sistema acabou por surpreender. A defesa foi um fator primordial, conforme explicou o próprio Graciano. "É importante que elas acreditem em um trabalho defensivo um pouco mais forte, mais flutuante. O primeiro tempo foi bem tímido, mas no segundo elas conseguiram trabalhar com mais profundidade e roubar muitas bolas. Essa é a proposta para que possamos fazer gols mais fáceis de contra-ataque", explicou.
- Hoje às 18h45, o Brasil enfrenta a República Dominicana, que hoje sofreu uma derrota para Portugal por 26 a 13. Graciano espera algumas características diferentes das próximas adversárias. "Nos treinamentos que fizemos, dividimos as atletas em diferentes equipes e cada uma delas é responsável por ter algumas ações ofensivas e todas precisam de profundidade defensiva. Foi o que treinamos e vamos seguir até o final do torneio. Vimos um time alto, um pouco mais lento da República Dominicana com relação ao Chile. Acho que vai facilitar. Vamos ter que fazer uma defesa flutuada para tirar os arremessos de fora e acho que vai somar ao nosso jogo de transição.", acrescentou o técnico.
- As duas goleiras que jogaram contra o Chile, Jéssica Oliveira e Gabriela Moreschi, tiveram uma atuação fundamental para o Brasil. Jéssica, que joga em São Bernardo, fez uma avaliação positiva sobre o início do trabalho. "Todo recomeço é um pouco difícil, mas acho que também necessário. Acho que vamos conseguir fazer isso bem. O Graciano está colocando muita confiança em todas. Os treinos estão indo bem taticamente e ele está dando mais volume para todas. Tem tudo para dar certo. O jogo foi bom. Conseguimos colocar em prática tudo o que ele passou."
- Para o técnico do Chile, Ignácio Aniz Legarra, a equipe falhou em muitos aspectos contra o Brasil. "Perdemos uma grande oportunidade. Era um marco incomparável para nós essa partida, não havia nada a perder, tínhamos que desfrutar e tínhamos que tentar ir mais a gol e não fizemos. Tínhamos que defender duro, tentar interceptar passes e também não fizemos. Logicamente se não se sai para o gol e não se imobiliza na defesa o placar termina com uma diferença tão grande. Brasil é uma equipe que está a alguns patamares acima, mas temos que fazer nosso jogo. É uma boa experiência, mas temos que ser conscientes do nível que estamos."
- Neste sábado (10), as chilenas enfrentam Portugal, às 15h30. O torneio vai até domingo no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo, e no último dia, o Brasil joga com Portugal. A partida terá transmissão da TV Globo.
RESULTADOS DE JOGOS DO TORNEIO
SEXTA-FEIRA - DIA 9 / JUNHO / 2017 – EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
19H - PORTUGAL                                                        26X14 REPÚBLICA DOMINICANA
21H - BRASIL                                                              40X13 CHILE
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO ÚNICO DO TORNEIO
GRUPO ÚNICO                                                                                PG          VT           DE          PONTOS
BRASIL                                                                      2          1          0          40X13 = +27
PORTUGAL                                                                 2          1          0          26X14 = +12
REPÚBLICA DOMINICANA                                          0          0          1          14X26 = -12
CHILE                                                                         0          0          1          13X40 = -27
PROGRAMAÇÃO DOS DEMAIS JOGOS DO TORNEIO
SÁBADO - DIA 10 / JUNHO / 2017 – EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
15H30 - PORTUGAL                                                    X CHILE
18H00 - BRASIL                                                          X REPÚBLICA DOMINICANA (SPORTV)
DOMINGO - DIA 11 / JUNHO / 2017 – EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
09H30 - BRASIL                                                          X PORTUGAL (ESPORTE ESPETACULAR)
14H30 - CHILE                                                 X REPÚBLICA DOMINICANA
PROGRAMAÇÃO DE JOGO AMISTOSO FEMININO
TERÇA-FEIRA - DIA 13 / JUNHO / 2017– EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
19H30 - BRASIL                                                          X PORTUGAL
SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
GOLEIRAS - Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Gabriela Moreschi (Larvik-Noruega) e Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP).
ARMADORAS - Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC), Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França), Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria), Mariane Cristina Oliveira Fernandes (São Bernardo-SP) e Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).
CENTRAIS - Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia), Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP) e Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).
PONTAS - Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Larissa Fais Munhoz Araujo (Erd Noi Késilabda-Hungria), Larissa Inae da Silva (CS Magura Cisnadie), Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).
PIVÔS - Regiane dos Santos Silva (São Bernardo-SP), Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP) e Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: Sérgio Luiz Graciano
Assistente técnico: Daniel Suarez (Cubano)
Assistente técnico : Cristiano Rocha
Médica: Pauline Bittencourt
Fisioterapeuta: Marina Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Massoterapeuta: Aparecida Rocha
Supervisor: Álvaro Herdeiro
Fonte: Federação Internacional de Handebol