5.3.13

I TORNEIO PARANAENSE CAIXA DE ATLETISMO

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 5 DE MARÇO DE 2013 * SEXTA-FEIRA

I TORNEIO PARANAENSE CAIXA DE ATLETISMO

Atletismo de Maringá se destaca em Torneio Paranaense

    Atletas maringaenses conseguiram destaque neste último final de semana, durante o I Torneio Paranaense Caixa de Atletismo, na pista do Estádio Regional Willie Davids – Vila Olímpica. Sete medalhas de ouro ficaram com a cidade canção, gerando boa expectativa para os campeonatos deste ano.
    A cidade foi representada por 60 atletas, que disputaram com outros 250 competidores do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com os técnicos da Associação de Atletismo Maringaense (AAM), pelo menos 16 maringaenses conseguiram conquistar resultados entre o primeiro e o quinto lugar em suas provas. Os resultados devem ser oficializados pela Federação de Atletismo do Paraná (FAP) nesta terça-feira (5).
    Entre os destaques, Arthur Langowski Terezan conquistou o primeiro lugar nos 400 metros com barreiras, em pouco mais de 52 segundos. O tempo é considerado ótimo para a primeira prova de competição na temporada e o classifica para grandes disputas nacionais. Arthur tentava a marca de 49 segundos, índice de ranqueamento para os campeonatos mundiais da categoria adulto, que serão realizados na Rússia.
    As jovens Jordana Stella Motta e Geovana Guimarães Braga confirmaram talento nas provas de arremesso de peso e lançamento do dardo, respectivamente. Jordana ficou com o primeiro lugar da categoria mirim (12,03 metros) e Geovana garantiu a segunda colocação, com 34,17 metros de lançamento. Nos 5.000 metros, Eduardo da Silva Antunes também liderou o pódio por Maringá.
    Na última quarta-feira (27), o presidente da FAP, Ubiratan Martins Junior, antecipou o desempenho da delegação maringaense. “A participação de 60 atletas mostra o quanto a cidade representa para o atletismo no Estado. Maringá tem uma grande delegação, representada por talentos potenciais e em pleno desenvolvimento. O torneio serve mais como ambientação ao ritmo de trabalho para este ano, mas os anfitriões tem boas chances”, afirmou, antes do evento.
     Outras três etapas do Torneio Paranaense serão realizadas em Maringá até o mês de abril. O calendário da Federação também confirma um festival da categoria menores para abril e outros dois campeonatos estaduais (adulto e menores) para o mês de maio.
     A Associação de Atletismo de Maringá treina e desenvolve os atletas maringaenses com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) e da Caixa Econômica Federal.
De Maringá para o mundo
    Além de reafirmar o potencial dos atletas do município, a pista da Vila Olímpica também foi palco de conquistas paranaenses. Os irmãos mourãoenses Weverton e Bruno Fidelis asseguraram as marcas mínimas exigidas pela CBAt para o Mundial de Menores da Ucrânia e o Pan-Americano de Juvenis do Peru, respectivamente.
    Weverton (16 anos) obteve índice para o Mundial de Menores na prova de 1.500 metros, com o tempo de 3:54.31, sendo o índice exigido de 3:55.00. Seu irmão, Bruno Fidelis (18 anos), completou os 10.000 metros marcha em 42:58.33, tempo que garante sua participação no Campeonato Pan-Americano de Juvenis.
Resultados maringaenses
1º lugar

Rafael dos Santos Pereira: 400 metros categoria juvenil;
Naion Fernando Clemente: 400 metros com barreira categoria juvenil;
Elton de Oliveira Costa: 400 metros com barreiras categoria adulto;
Abidiel Renan Gonçalves Martins: 5.000 metros categoria sub-23;
2º lugar
Tauan Depieri: 1.500 metros rasos categoria sub-23;
Juliana Rosa de Brito: arremesso do peso categoria juvenil;
3º lugar
Vanderlei de Almeida Junior: 100 metros rasos;
Naion Fernando Clemente: 400 metros categoria juvenil;
Thiago do Nascimento: 400 metros com barreira categoria juvenil;
Ayume Fukoiyama Parra: arremesso do peso categoria juvenil;
4º lugar
Allison Luan Barbosa: 400 metros categoria sub-23;
Gabriel Marques Martins: 1.500 metros categoria menores;
5º lugar
Willian Barbosa: 400 metros categoria sub-23
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá