18.4.13

X-GAMES EM FOZ DO IGUAÇÚ

Foz do Iguaçu


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 DE ABRIL DE 2013 * QUINTA-FEIRA

X-GAMES EM FOZ DO IGUAÇÚ

O MUNDO DOS ESPORTES RADICAIS SE VOLTA PARA FOZ DO IGUAÇU


- O cenário era deslumbrante, o clima colaborou, os atrativos estavam garantidos e a abertura dos X-Games no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu na noite desta quarta-feira (17/04) colocou de vez o nome do Brasil no cenário dos grandes eventos esportivos. Considerado o terceiro maior evento esportivo, depois dos jogos olímpicos e da copa do mundo de futebol, os X-Games iniciam na Terra das Cataratas um ciclo de grandes eventos esportivos no Brasil e já mostram o que o brasileiro tem de melhor: hospitalidade, e no caso de Foz do Iguaçu, belos cenários.

- Na abertura oficial, o secretário Evandro Roman destacou que o envolvimento de vários entes federados foi fundamental para que os X-Games acontecessem em terras paranaenses: "Um evento com uma envergadura mundial só foi possível porque Governo Municipal, Governo do Estado e Governo Federal se uniram a iniciativa privada para concretizar esse sonho não só para os brasileiros, mas para toda América do Sul. Envolveu não somente o esporte, mas também o turismo, economia, cultura, defesa nacional, meio ambiente, segurança. O esforço foi tamanho mas o prêmio está pra começar."

- Idealizado pela emissora de TV americana ESPN, os X-Games nasceram em 1995 e desde então aumentou o reconhecimento aos esportes radicais, no qual o mais difundido é o skate. Na edição em Foz do Iguaçu mais de 200 atletas de todas as partes do mundo vão se apresentar em quatro modalidades esportivas: Skate, BMX (Bicicross), Motocross e Rally - divididas em 15 categorias.

- Um dos ícones do skate, o hexacampeão mundial Sandro Dias foi a estrela da abertura e ficou emocionado ao tentar falar. Por duas vezes os aplausos substituíram a voz que insistia em não sair. Quando enfim conseguiu, o "Mineirinho" falou que um sonho de milhares e milhares de atletas dos esportes radicais estava sendo realizado: "Há 27 anos éramos discriminados por aquilo que fazíamos [skate]... hoje é mais um sonho em minha vida que eu realizei. Foz do Iguaçu fez com que isso se realizasse. Em nome dos atletas dizer que está todo mundo contente."

- O consul geral norte-americano Dennis Hankins avaliou o evento no Brasil como um cartão postal do momento vivido pelo país dos grande eventos esportivos: "Foz do Iguaçu representa hoje o novo Brasil. Não existiria melhor lugar para realizar o X-Games."

O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira resumiu o momento que a cidade vive com a realização do X-Games: "Tivemos autorização para denominar a nossa edição de edição latino-americana dos X-Games e isso se comprovou com a venda de quase 80% dos ingressos no primeiro dia para nossos vizinhos paraguaios. Isso é uma prova de que Foz tem esse espírito de irmandade. Aqui vivem 73 etnias em perfeita paz, um exemplo para o mundo que o esporte agora vai referendar."

- Depois dos pronunciamentos a abertura foi coroada com a apresentação da iluminação noturna de Itaipu, além de aperitivos do que deve esperar o público na Terra das Cataratas.

- Duas notícias foram bastante comemoradas pelos organizadores de esportes radicais e principalmente do skate, modalidade que mais representa o segmento. O secretário Evandro Rogério Roman anunciou que o skate a partir de 2013 fará parte do rol de modalidades esportivas que serão disputadas nos Jogos Escolares do Paraná, que no ano passado movimentou mais de 200 mil atletas em todo Estado, e também como modalidade apresentação nos Jogos da Juventude, competição que reúne 30 mil atletas dos 399 municípios paranaenses: "Hoje o skate dentro do Estado do Paraná está incorporado às nossas competições. Os esportes radicais tem essa força, essa representatividade," finalizou Roman.

- O município de Foz do Iguaçu vai investir recursos para a construção de pistas de skate em todas as escolas públicas até 2015 - Até o final do terceiro evento em Foz do Iguaçu [2015] todas as escolas de Foz do Iguaçu terão uma pista, desde o primeiro ano até o secundário [ensino médio]. Nós vamos consolidar os esportes radicais na América Latina - confirmou o prefeito Reni Pereira.

- Dois locais receberão as competições do X Games: o Parque Nacional do Iguaçu - em frente às Cataratas do Iguaçu - e o Parque Infraero, arena montada em frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, onde acontecerá a maioria das competições do evento, além de todas as atrações para o público, como shows, Skate Park aberto à população e montagem de espaços dos patrocinadores.

SEDE DO EVENTO

- Foz do Iguaçu foi escolhida no início de junho de 2012 para ser uma das cidades-sede das edições de esportes de verão do X Games em 2013, 2014 e 2015. O município paranaense disputou a fase final com as cidades de Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro, entre outras. A seleção da sede contou com a participação de 40 cidades de 21 países.


- Foz do Iguaçu é o sétimo município mais populoso do Paraná, com 256 mil habitantes. Localizado na região Oeste do Estado, é o segundo destino indutor do País - que recebe turistas estrangeiros - e está localizado na área de tríplice fronteira com o município de Puerto Iguazú (Argentina) e com o Ciudad del Leste (Paraguai).

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

QUINTA-FEIRA - DIA 18 DE ABRIL DE 2013 - PARQUE INFRAERO

- HORÁRIO                             - EVENTO

12H15                                    - STREET LEAGUE SKATEBOARDING SELECT SERIES

18H30                                    - SKATE BIG AIR - FINAL

20H21                                    - ENDURO X MASCULINO - ROUND 1

21H-21H15                             - ENDURO X FEMININO - FINAL

21H15-21H30                         - ENDURO X MASCULINO - FINAL

SEXTA-FEIRA - DIA 19 DE ABRIL DE 2013 - PARQUE INFRAERO

- HORÁRIO                             - EVENTO

15H-18H                                 - SKATE STREET MASCULINO - ELIMINATÓRIAS

18H30                                    - BMX BIG AIR - FINAL

19H30-20H                             - MOTO X FREESTYLE JAM

20H-20H15                             - MOTO X BEST WHIP

20H30-21H30                          - MOTO X STEP UP - FINAL

SÁBADO - DIA 20 DE ABRIL DE 2013 - PARQUE INFRAERO

- HORÁRIO                             - EVENTO

12H-13H30                            - BMX PARK - ELIMINATÓRIAS & FINAL

15H-16H30                            - SKATE STREET MASCULINO - FINAL

19H-19H45                            - MOTO X SPEED & STYLE - TOMADA DE TEMPO

20H-21H30                            - BMX DIRT - FINAL

22H-23H                                - MOTO X SPEED & STYLE - QUARTAS/SEMIS/FINAL

SÁBADO - DIA 20 DE ABRIL DE 2013 - PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

- HORÁRIO                             - EVENTO

13H30-15H                             - SKATE VERTICAL - FINAL

17H-18H                                 - BMX VERTICAL - FINAL

DOMINGO - DIA 21 DE ABRIL DE 2013 - PARQUE INFRAERO

- HORÁRIO                             - EVENTO

12H-13H30                            - SKATE STREET FEMININO - FINAL

13H30-16H30                        - RALLYCROSS - ELIMINATÓRIAS & FINAL

14H-15H30                            - SKATE PARK - ELIMINATÓRIAS & FINAL

16H30-18H                            - MOTO X FREESTYLE - FINAL

Fonte: COM/SEES - JANDREY VICENTIN