15.12.14

1º MUNDIALITO DE BASQUETE 3x3



img
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DO JARDINEIRO

1º MUNDIALITO DE BASQUETE 3x3

CBB ANUNCIA O 1º MUNDIALITO DE BASQUETE 3x3 NO RIO DE JANEIRO

- Rio de Janeiro, RJ – O 1º Mundialito de Basquete 3x3 abre o calendário de 2015 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O evento será realizado no dia 11 de janeiro, a partir das 8h30 de Brasília, em frente ao Parque da Catacumba, na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro, com a participação de quatro equipes: Brasil Amarelo, Brasil Verde, Estados Unidos (Equipe Denver) e Sérvia (Equipe Novi Sad). A TV Globo transmite a competição ao vivo no programa Esporte Espetacular.

- “Trata-se de um evento importante para a massificação da modalidade. Teremos transmissão da TV aberta e queremos gerar mais reconhecimento do público e elevar o nível dos nossos atletas. Estamos trazendo o que há de melhor no basquete 3x3 no mundo. O Novi Sad lidera o ranking mundial da FIBA, foi campeão do FIBA 3x3 All Stars, em Doha, no Qatar, e campeão do FIBA 3x3 World Tour de Tóquio, no Japão. Já o Denver ocupa a primeira colocação no ranking americano e ficou em quinto na final do World Tour”, disse o Gerente de Eventos da CBB, Fernando Coloneze.

- Em 2014, a CBB realizou e organizou o FIBA World Tour Rio de Janeiro, o CBB 3x3 Nacional Etapa Final, o CBB 3x3 Etapa Rio de Janeiro, a Seletiva Nacional Sub-18 para os Jogos Olímpicos da Juventude, o Torneio SP 3x3, o 3x3 Universitário Etapa Ribeirão Preto, as Clínicas Técnicas de 3x3 nos Jogos Escolares da Juventude (Londrina e João Pessoa) e a 1ª Copa América de Basquete 3x3, que teve transmissão da TV Globo, a primeira em tevê aberta para o mundo. Além disso, a CBB apoiou o 2º Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3x3 e a Liga do Desporto Universitário.

- Os jogos do basquete 3x3 são realizados com duas equipes de três jogadores e um reserva que se enfrentam em meia quadra. A primeira disputa internacional foi realizada nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010. O Brasil esteve presente nos Campeonatos Mundiais de 2012 (Espanha), 2013 (Indonésia) e 2014 (Rússia) e é o atual campeão masculino e vice feminino do Campeonato Mundial Universitário. Este ano, o Brasil, liderado por Rogério Klafke, foi campeão da Copa América de Basquete 3x3 ao derrotar o Denver, por 12 a 11.

- O 1º Mundialito de Basquete 3x3 é organizado pela CBB e produzido pela Gayotto Marketing Esportivo.

TABELA DO MUNDIALITO

DIA 11 DE JANEIRO - DOMINGO -  LAGOA EM FRENTE AO PARQUE DA CATACUMBA

JOGO 1 – BRASIL AMARELO                                          X BRASIL VERDE

JOGO 2 – DENVER (ESTADOS UNIDOS)                           X NOVI SAD (SÉRVIA)

JOGO 3 – 3º LUGAR: PERDEDOR JOGO 1                        X PERDEDOR JOGO 2

JOGO 4 – FINAL: VENCEDOR JOGO 1                             X VENCEDOR JOGO 2

Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol